16/12/2022
11:27:56
Os melhores investimentos para iniciantes não são os investimentos mais arrojados da bolsa de valores, mas são aqueles que vão te ensinar sobre como investir pro longo prazo com humildade, diversificação e rebalanceamento. Hoje, já contamos com mais de 5 milhões de investidores na bolsa brasileira, por isso, saber exatamente onde investir e quais são os investimentos mais comuns para iniciantes vai te ajudar a se inserir no mercado e começar a fazer o seu dinheiro trabalhar por você!
Antes de começar a investir ne renda variável é importante que você tenha uma serve de emergência montada com um montante que dure 12 meses do seu custo mensal.
Se você não sabe como criar uma reserva de emergência clique aqui e aprenda DO ZERO.
Vale ressaltar também que a minha metodologia de investimentos conta com:
Essa foi uma das metodologias de investimentos que se provaram no tempo como vencedoras do mercado e que mantiveram o seu poder de compra vencendo a inflação. E sabe o melhor de tudo? É uma metodologia que até iniciantes podem usar.
Esse é um estudo que a Spiti fez mostrando entre 2011 e 2022 a rentabilidade de uma carteira de investimentos seguindo a ARCA teria:
Mas como investir em ativos de risco na bolsa?
Existe uma série de formar diferentes de se investir em ações brasileiras, você pode:
É a escolha de ativos por conta própria, comprando por preços baixos e vendendo quando estiverem valorizados.
É um tipo de investimento onde diversas pessoas, chamadas de cotistas, depositam parte de seus recursos para que um gestor escolha e gerencie dá forma que for mais vantajosa para você.
É um fundo de investimento passivo, ou seja, sem gestor. Nesse caso, o ETF segue um índice de referência. Para o investidor iniciante, uma das maneiras mais fáceis e práticas de se investir é por meio dos ETF’s. Pensando assim, um dos investimentos na bolsa brasileira focada em ações brasileiras é o BOVA11.
O BOVA11 é um ETF que é negociado no mercado praticamente como se fosse uma ação. Basta procurar o código no seu home broker e colocar uma ordem de compra. Ao comprar um ETF você compra um fundo que investe em outras ações ou que segue um índice. No caso do BOVA11, o índice de referência é o Ibovepsa.
Pra quem não sabe, o Ibovespa é uma carteira com as ações de maior valor de mercado e negociação da bolsa. Ao comprar o BOVA11 você está se expondo ao índice sem escolher exatamente a ação que você quer comprar.
Esse tipo de investimento é simples, prático e muito usado por investidor iniciantes e também investidor avançados que buscam diversificar seu portfólio. Porém, os ETF’s possuem uma taxa de administração embutida. Essa taxa é cobrada diretamente da rentabilidade que o seu investimento vai ter e hoje está por volta de 0,3% ao ano.
Um dos maiores investidores do mundo (talvez o maior) – Warren Buffett, é um grande defensor de fundos de passivos. Ao contrário de fundos ativos onde o gestor aloca diretamente com o seu conhecimento em ações de sua escolha, os fundos passivos seguem índices da bolsa.
Ao se investir em fundos imobiliários você tem basicamente 3 tipos de fundos:
Um dos melhores investimentos para iniciantes não é de fato escolher o melhor ativo dentro de cada segmento de fundos. Obviamente esse poderia ser um bom investimento, porém, você pode se expor a todos esses tipos de fundos imobiliários por meio de um ETF de fundos imobiliários.
Investir em um ETF como o XFIX11 vai te permitir uma grande diversificação em vários setores do mercado imobiliário e que pode complementar a sua carteira de investimentos.
Hoje o XFIX11 tem uma taxa de 0,3% ao ano e te permite começar a investir com pequenas quantias de dinheiro. O lado negativo desse ETF e de diversos outros que podem ser utilizados como investimentos é que você não recebe dividendos diretamente na sua conta, esse dinheiro é reinvestido na própria cota, mas, é uma boa opção para quem quer aprender a investir na bolsa e ainda não tem coragem e discernimento para escolher seus próprios ativos.
Um investimento bem parecido com o investimento do BOVA11, porém, para ações americanas, é o IVVB11. Esse ativo também é um ETF e replica o índice de ações americanas S&P500 (as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, como Apple, Coca Cola, Microsoft, Facebook etc).
As formas mais comuns de se investir no mercado americano é abrindo uma conta em uma corretora lá fora, comprando BDRs aqui no mercado brasileiro ou investindo por meio de ETF’s.
Se você quer apenas se expor ao mercado americano sem escolher exatamente as ações que você quer comprar, o IVVB11 é uma das melhores opções para iniciantes. Hoje o IVVB11 tem alta diversificação de ativos e uma taxa de administração de 0,23% ao ano.
Para investidores que querem começar essa é uma das melhores formas de proteger o seu poder de compra se expondo à outras moedas, nesse caso, é uma exposição ao dólar. Assim, uma alta da cotação do dólar favoreceria a sua carteira de investimentos e te protegeria em casos de crise na moeda brasileira.
Investindo por meio de ETFs passivos pode te garantir um bom resultado no longo prazo, porém, existe uma maneira de ter uma rentabilidade ainda maior: escolhendo suas próprias ações.
Obviamente investidores iniciantes podem ter mais dificuldade de escolher suas próprias ações, porém, com tempo, estudo e muita paciência você pode aprender mais sobre o mercado e decidir qual é a melhor ação pra sua carteira de investimentos.
Se você quer aprender a investir com os melhores investidores do mundo e finalmente alcançar a prosperidade financeira, assine a Finclass e tenha acesso aos melhores professores que um aluno da bolsa poderia ter.
Agora, você já sabe como fazer para começar a analisar e investir na bolsa de valores – caso você ainda tenha problemas com essa parte prática, não se preocupe: eu já fiz vários vídeos no meu canal ensinando você a investir do zero e com pouco dinheiro 😉
É isso primos, boa sorte na sua jornada como investidor – e antes de começar a investir, monte a sua reserva de emergência!