Primo Rico

Ganhar mais

Investir melhor

Gastar bem

Podcasts

Como investir na bolsa de valores

o'que é podcasts

Do Mil ao Milhão

Renda fixa

podcasts google

Thiago nigro

podcasts o que é

O primo rico

do mil ao milhão pdf

Curso bolsa de valores

Cotação bolsa de valores

primo rico thiago nigro

Bolsa de valores como investir

como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
thiago nigro livro
o'que é renda fixa
Livro primo rico
cotação da bolsa de valores
Primo rico investimento
renda fixa simulador
primo rico investimento
primo rico livro
Acões bolsa de valores
Podcast primo rico
Curso de bolsa de valores
o codigo da riqueza
do mil ao milhão pdf download
Carteira primo rico
Codigo da Riqueza
como investir em bolsa de valores
cotação da bolsa de valores hoje
thiago nigro historia
renda fixa o que é
Acões na bolsa de valores

COMO INVESTIR EM OURO | O GUIA COMPLETO DE INVESTIMENTO EM OURO 

03/02/2023

09:54:02

18min
COMO INVESTIR EM OURO | O GUIA COMPLETO DE INVESTIMENTO EM OURO 

 

O Ouro é uma das principais reservas mundiais de valor – e isso não é de hoje. Egípcios, Maias, Europeus, Babilônicos, todos eles valorizavam o ouro, mesmo nunca tendo contato entre si.

Até mesmo grandes investidores como Ray Dalio são grandes defensores do Ouro e o consideram um dos principais investimentos que todos deveríamos ter.

Mas como começar a investir em ouro? E qual a melhor forma?

O OURO É A MOEDA DO FUTURO (OU DO PASSADO)?

Vamos imaginar que você descobriu uma máquina do tempo e vai poder viajar para daqui 100 anos no futuro. O que você levaria como dinheiro nessa mala?

  • Levaria dólar?
  • Levaria euro?
  • Libra?
  • Notas de Reais?
  • Bitcoin?
  • Ou levaria Ouro e Prata? 

Para responder a essa pergunta precisamos perguntar à um dos maiores professores da história da humanidade: o tempo. 

Tudo que já foi testado no tempo tem mais chance de dar certo do que outras coisas que ainda não foram testadas.

Os melhores vinhos foram testados no tempo, os melhores amigos foram testados no tempo, os melhores livros foram testados no tempo, e não seria diferente com o dinheiro. 

Se o ouro é valorizado desde épocas anteriores a Cristo, podemos pressupor que ele continuará sendo valorizado pelos próximos 100 anos, certo? Até porque culturas como as dos Maias valorizavam o ouro ao ponto de dizer que o ouro era o suor do Sol e a prata as lágrimas da Lua – eram praticamente divindades na Terra. 

Mas, além do fator histórico, por que investir em ouro? 

POR QUE INVESTIR EM OURO? 

O ouro tem algumas características que o tornam um ativo conhecido por “ativo anti-crises”.

Sempre que grandes problemas econômicos aparecem, as pessoas começam a demandar mais ouro e ele tende a se valorizar. 

Essas foram algumas crises no mercado financeiro americano e o que aconteceu com o preço do ouro: 

  • O ouro, em julho de 1979, estava sendo negociado a 297 dólares a onça troy (unidade de peso do ouro desde 1828 e que vale 31,1 gramas). Em julho de 1980 já valia 620 dólares – alta de 108%, enquanto o S&P500 no mesmo período estava em 110 pontos e foi pra 120 pontos, alta de 9%;  
  • Em julho de 2007 o ouro era negociado a 660 a onça troy e 1 ano depois era negociado a 920 onça troy, alta de 40%. No mesmo período o S&P foi de pra 1450 pontos pra 1200, queda de 17%. Pouco tempo depois seu preço chegou a cair pra 700 pontos enquanto o ouro continuou subindo; 
  • Em dezembro de 2019 o ouro era negociado por 1500 dólares a onça troy e 3 meses depois, em março, foi pra 1700 dólares, alta de 13%. Ele continuou subindo até 2000 dólares a onça troy enquanto o S&P500 caia no mesmo período de 3400 pontos pra 2300 pontos, queda de 32%. 

Isso acontece pois o ouro é escasso.

Se você fosse um pirata e roubasse todo o ouro do mundo, bastaria ter um navio que conseguiria guardar o equivalente a quatro piscinas olímpicas em ouro e saquear o planeta inteiro.

ouro

Vale ressaltar que, quando você investe em ouro, você está exposto a 2 coisas: 

  1. A variação do ouro em si;

  2. A variação do dólar. 

Como o ouro é uma comoditie, e todas as commodities são cotadas em dólar, investir em ouro também te dá uma exposição ao dólar.

Se você pegar essas valorizações que eu falei só que em Reais, vai ver que a variação foi bem maior devido a também desvalorização do Real frente ao dólar americano.   

A única exceção a isso são alguns fundos de investimento em ouro que fazem um hedge cambial pra que você só se exponha a cotação do ouro, mas a gente já chega lá. 

VALE A PENA INVESTIR EM OURO? 

Para entender se vale a pena investir em ouro, precisamos olhar para a história e entender o que aconteceu com o valor do ouro nos últimos anos. 

Esse gráfico mostra pra gente a relação entre o preço do ouro e de 3 poderosas moedas da história. A moeda do poderoso império holandês, depois da Grã-Bretanha e depois dos Estados Unidos, o dólar. 

ouro x outras moedas

Nos últimos 400 anos as 3 moedas perderam valor se comparadas com o ouro. Esse gráfico mostra pra gente a relação do poder de compra do ouro (se mantendo estável) enquanto outras moedas fiduciárias perderam seu valor. 

Vendo esse gráfico, você ainda colocaria dólares ou Reais na sua mala do futuro?

A história provou que, aquele investidor que não teve nenhuma exposição em ouro, perdeu dinheiro caso tenha investido em suas moedas.  

Na minha conversa com o Ray Dalio ele me contou que parte da carteira da All Weather Portfolio – o fundo de investimentos dele – tem investimentos em ouro. Ele inclusive tem uma frase onde ele diz que:  

  • “Se você não possui ouro, você não sabe nem história nem economia.” 

Se quiser assistir minha entrevista completa com Ray Dalio:

Por outro lado, outro grande investidor, que é o Warren Buffett, não investe em ouro. Na verdade, ele não investe em nenhum tipo de ativo que não é gerador de caixa e acredita que ações e outros ativos têm uma maior capacidade de gerar valor para o investidor. 

Buffett até brinca que o ouro é um ativo que as pessoas extraem da terra, refinam, limpam, e depois de todo processo colocam de volta pra baixo da terra em cofres.  

Bom, de fato, o ouro não vai ser um ativo que vai se multiplicar milhares de vezes na sua carteira. Mas ele historicamente mantém o seu poder de compra e se valoriza em períodos de recessão.

Talvez expor uma pequena parte da sua carteira em ouro possa te garantir umas boas noites de sono em períodos de crises.  

QUAIS SÃO AS VANTAGES E DESVATANGENS DE SE INVESTIR EM OURO  

Vantagens:

  • Aceitação mundial:

Todo mundo conhece ouro. Inclusive, se você for para o outro lado do mundo com notas de Real, ninguém vai aceitar, porém, experimente levar ouro.

  • Contexto histórico:

Antes mesmo de cristo já existiam culturas, como as dos egípcios, que davam valor ao ouro. Até mesmo culturas que não tinham contato entre si valorizavam o ouro, como foi com os espanhóis e os astecas.

Quando os espanhóis chegaram onde hoje fica o sul do México, eles foram recebidos com muito ouro pelos Astecas, que acreditavam em uma profecia que dizia que naquele ano um Deus deveria chegar naquela região. E qual a melhor forma de presentear um Deus? Lhe dando ouro.

Esse foi um dos motivos que fez o começo do contato entre os espanhóis e astecas ser pacífico.  

  • Ativo Lindy:

Se ele foi valorizado por milhares de anos até hoje, provavelmente vai continuar sendo valorizado durante muito tempo; 

  • Escassez:

Enquanto o mundo inteiro pode criar mais moedas e aumentar o nível de preços da economia, o ouro é escasso e não pode ser produzido mais dele.  

Desvantagens: 

  • Custo oportunidade:

O ouro pode ficar de lado por um bom tempo, mesmo mantendo seu poder de compra no longo prazo. Dependendo da taxa de juros da economia, títulos da renda fixa podem te pagar valores altos e seguros, tornando o ouro um “peso” na sua carteira; 

  • Commoditie:

O ouro é uma comoditie, ou seja, o seu preço depende basicamente da oferta e da demanda.

Se, por algum motivo, encontrarem uma reserva de ouro gigantesca em algum lugar no planeta, aumentará a oferta desse bem e o preço tenderá a diminuir. 

 

COMO INVESTIR EM OURO NA PRÁTICA 

Existem uma série de opções para quem quer começar a investir em ouro, separei algumas das principais para te ajudar a entender qual a melhor pro seu perfil de investidor. 

1ª opção: Comprar na sua corretora

Existem alguns ETFs que podem ser comprados, como o GOLD11. 

Vantagens do GOLD11: 

  • Praticidade: você faz do conforto da sua casa; 
  • Preço baixo: uma cota de GOLD11 não vai custar mais do que uma pizza que você pede no fim de semana na sua casa; 
  • Liquidez: esse ETF possui Liquidez Diária Média R$ 9,41 M e seu dinheiro cai na conta em D+2 (dois dias úteis depois da solicitação)   

Desvantagens do GOLD11: 

  • Imposto: por ser um ETF, se você vender, você paga imposto de 15% sobre o ganho líquido; 
  • Taxa de administração: você também precisa pagar taxa de administração de 0,3% a.a. É uma taxa baixa, mas no longo prazo pode fazer falta pro investidor; 
  • Bitributação: outra desvantagem é que o GOLD11 segue o índice IAU nos EUA. O problema é que esse índice também tem taxa de administração de 0,25% a.a., ou seja, você paga 2 vezes uma taxa de administração. 

2ª opção: Comprando ouro físico. 

Antigamente a burocracia para se comprar ouro físico era enorme, hoje, o investidor dispões de certa liberdade na hora que for comprar a quantidade que desejar. Dá até mesmo para comprar 1 grama de ouro.  

Vantagens: 

  • Proteção direta: você tem um ativo físico guardado com você e não depende de uma bolsa de valores nem de uma corretora.  

Curiosidade: Robert Kiyosaki, autor de pai rico pai pobre, só compra ouro físico. Ele compra e mantém em caixas fortes pois não acredita em fundos de ouro, ETFs nem nada do tipo, prefere ter o ouro em forma de metal. 

Desvantagens: 

  • Segurança: A não ser que você seja o Rambo, você pode ser roubado e o ouro não é rastreável; 
  • Investimento inicial: Apenas 1 grama de ouro custa em torno de R$ 300,00 – muito mais caro do que o ETF GOLD11; 
  • Liquidez: você provavelmente não vai conseguir vender com facilidade, caso precise; 

Esse tipo de investimento possui uma vantagem e desvantagem, depende do seu ponto de vista:  

Armazenamento: por um lado, é muito menos prático do que o Bitcoin, mas é muito mais prático do que o papel moeda. A moeda se degrada com o tempo se for armazenada de forma errada. Porém, o ouro não se degrada.

Existem túmulos de 5 mil anos que foram guardados cheios de ouro e não degradaram.  

 

3ª opção: Fundos de ouro. 

Existem 3 tipos de fundos que podem ser escolhidos ao se investir em ouro: 

  1. Ouro em Real: fazem hedge cambial. 
  2. Ouro + dólar: não fazem hedge cambial.
  3. Real + CDI + Ouro:  

A diferença entre os 3 é que o fundo de ouro em Real + CDI tem como objetivo alcançar melhores rentabilidades adicionando a variação do CDI.

Enquanto isso no fundo de ouro em Real não há oscilação do dólar e o que não faz hedge cambial é um investimento em ouro dolarizado, ou seja, ele varia dependendo de 2 variáveis, o dólar e o ouro. 

Para momentos de crise, é melhor investir nesse tipo de fundo do que os que fazem hedge cambial. Isso porque não somente o ouro se valoriza como também o dólar – investindo nesse tipo de fundo você consegue ganhar nos 2 lados. 

Esses são alguns exemplos de fundos de investimentos em ouro: 

fundo de investimento em ouro

* não é uma recomendação 

Vantagens:  

  • Câmbio: Dependendo do fundo que você investe, você consegue ganhar com a variação do dólar e do ouro; 
  • Praticidade: você compra na sua corretora sem sair de casa; 
  • Acesso a um bom gestor: dependendo do fundo, vai ter um bom gestor por trás da administração que pode trazer bons ganhos para sua carteira; 

Desvantagens: 

  • Preço do fundo: por mais que não seja um valor absurdo, nenhum fundo vai custar R$ 10,00 como é o ETF GOLD11; 
  • Prazo da liquidação: geralmente quando você vende um fundo de investimento você vai ter o seu dinheiro de volta em 5, 7 ou até mesmo 10 dias úteis. Depende do fundo que você investiu; 
  • Come cotas: O come-cotas é um imposto que antecipa o imposto de renda e que acontece 2 vezes por ano. Ele acaba influenciando a valorização do seu ativo no longo prazo;  
  • Taxa de administração: Alguns fundos têm uma taxa baixa, mas outros nem tanto. É preciso saber escolher bem o seu fundo de investimentos;  
  • Imposto: os fundos seguem a tabela regressiva do imposto de renda, ou seja, dependendo de quando você vender o seu fundo, você vai precisar pagar um imposto “salgado” seguindo essa tabela aqui: 

tabela-regressiva-IR

4ª opção: Investindo diretamente nos EUA. 

Vantagens:  

  • Menor taxa de administração: Se você for investir direto no índice, como o índice IAU – que é o índice que o GOLD11 segue, você vai pagar uma taxa de adm. menor; 
  • Imposto: Se você vende seus ETFs em até 35 mil reais por mês você não precisa pagar nada de imposto de renda; 

Desvantagens: 

  • Pouca praticidade: é necessário abrir conta em uma corretora americana (se você já tem uma corretora aqui no Brasil isso pode ser uma desvantagem por não ter tudo no mesmo lugar, perde praticidade); 
  • Spread cambial: (quando você for converter seus Reais em Dólares a corretora cobra um spread, então você vai pagar mais caro por esses dólares); 
  • Declaração IR: Você fica sujeito a fazer a declaração especifica dos investimentos no exterior já que você tá investindo nos EUA; 

5ª opção: Investindo em empresas mineradoras de ouro; 

Buffett disse que não investe em ouro, porém, ele já investiu em empresas mineradoras de ouro – como foi o caso da Barrick Gold Corporation.

Empresas possuem Valuation, geram fluxo de caixa e, segundo Buffett, tendem a ser um investimento mais promissor pro longo prazo.  

Em agosto de 2020 a Berkshire Hathaway comprou cerca de US$ 564 milhões em ações da Barrick Gold, uma mineradora canadense, porém, esse foi um dos investimentos mais curtos do Buffett, que em fevereiro de 2021 vendeu todas as ações. 

Existem diversas ações de empresas mineradoras: 

  • Barrick Gold (não tem BDRs, precisa investir lá fora no ticket GOLD); 
  • Aura Minerals (tem BDRs no Brasil – Aura33); 
  • Newmont Mining Corporation (mineradora americana, não tem BDRs e é a maior mineradora de ouro do mundo); 

Enfim, tem várias empresas mineradoras de ouro que você pode investir. Agora vamos ver vantagens e desvantagens: 

Vantagens: 

  • Histórico: Você pode olhar o histórico da empresa, indicadores, pro valuation e entender se a empresa é ou não um bom investimento; 
  • Ganho de margem: se o custo de retirar o ouro da terra é de 800 dólares pra cada onça troy, e a cotação do ouro é de 1800, esses 1000 dólares de diferença é a margem da empresa. Ela pode pagar dividendos e reinvestir nela mesma.  

Desvantagens:  

  • Concentração: Dependendo da mineradora que você investe, ela não vai ter diversificação de receita; 
  • Exposição: Você está exposto somente ao ouro, e sim a empresa. É o mesmo que investir na Petrobras e dizer que investe em petróleo. Eventuais problemas na empresa podem atrapalhar a sua rentabilidade mesmo em períodos de alta no preço do ouro.  

É isso primos, espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco as dúvidas de vocês sobre investimento em ouro e que esse conteúdo tenha agregado de alguma forma na sua vida.

Se você quer começar a aprender a investir mas não sabe como, dá uma conferida no meu canal do Youtube e em outros conteúdos que tenho por aqui, certeza que vai ajudar demais você nos seus primeiros passos…