Como se comportar em uma entrevista de emprego!

entrevista de emprego

Segundo o último levantamento do IBGE, no Brasil há 13,1 milhões de desempregados. Em outras palavras, temos 13 milhões de pessoas procurando por uma entrevista de emprego no país.

Mas se engana quem acha que o problema é apenas “encontrar” a entrevista de emprego. Muitos brasileiros não sabem, exatamente, como se comportar em uma entrevista de emprego, e em momentos como este, perder uma chance por não saber como se comportar em uma entrevista de emprego não é nada legal.

Por isso, o artigo de hoje tem um objetivo: te ensinar como se comportar em uma entrevista de emprego para aumentar ainda mais as suas chances de ser contratado!

Serão 5 dicas especiais. Vamos a primeira:

1- Pense no problema da empresa, e demonstre ser solução

Para uma empresa realizar uma entrevista de emprego, é fato: elas precisam de uma pessoa para resolver um problema.

Logo, uma excelente forma de como se comportar em uma entrevista de emprego é, justamente, se mostrando ser a solução para o problema que a empresa procura resolver.

Geralmente nós focamos tanto em acrescentar adjetivos à nós (como esforçado, focado, etc.) que esquecemos de fazer isso.

Portanto, quando vier perguntas como a clássica do “me fale um pouco sobre você”, ao invés de perder tempo falando muito sobre você e sobre a sua vida pessoal, fale sobre a sua trajetória profissional e porquê você é a solução que a empresa procura.

Pode ter certeza que a sua entrevista de emprego será muito mais positiva ao fazer isso!

2 – Seja sempre verdadeiro, mas saiba usar a sinceridade ao seu favor

No meio da entrevista de emprego, sempre há aquelas perguntas mais “delicadas”, onde o entrevistador pede para que você liste defeitos ou que comente experiências das quais, por exemplo, você tenha discordado de um superior.

Muitas vezes, no nervosismo, acabamos preferindo mentir ou até mesmo falar mal do antigo chefe pra tentarmos sair como o “lado bom” da história. Mas isso está errado.

O ideal é que você seja transparente, fale dos seus defeitos e de possíveis problemas que você teve no seu trabalho passado, mas que você ressalte também que já aprendeu ou que está aprendendo com os seus erros.

Por exemplo, se você se desentendeu com o seu antigo chefe, independentemente de quem está certo ou errado, é muito importante que você diga que aprendeu com esse muito com esse problema e que hoje já entende o que pode ser feito para evitar esse tipo de situações.

Esse tipo de resposta e sinceridade conta muito.  

3 – Destaque menos o esforço em prol da eficiência

O nosso senso comum tende a assimilar o esforço como uma característica muito boa para destacarmos na entrevista de emprego. Mas isso está errado.

Não que o esforço não deva ser mencionado (ele é positivo!), mas há algo muito melhor a ser mencionado: a eficiência.

O segredo da produtividade não está no quanto de esforço você coloca em seu trabalho, mas sim o quanto do seu esforço gera de resultado A MAIS pra empresa.

Por isso, uma forma muito interessante e efetiva de como se comportar em uma entrevista de emprego se passa, justamente, nessa relação.

Só que a sacada de gênio aqui é: o erro que as pessoas cometem ao falar sobre eficiência é que elas deixam a conclusão para o entrevistador.

Não adianta você falar somente que você é eficiente. Você que tem que criar a noção da diferença entre esforço e eficiência na cabeça dele.

Então, quando for falar sobre isso, simplesmente diga: “eu poderia te dizer que eu sou uma pessoa muito esforçada, mas a realidade é que mais do que esforço, eu procuro sempre ser mais eficiente com o esforço que eu coloco no meu trabalho. Não sou o tipo de pessoa que se esforça pra caramba e produz pouco resultado. Sou o cara que se esforça e procura sempre produzir mais com o mesmo tanto de esforço.”

Passar isso ao entrevistador vai te dar muitos pontos.

4 – Tenha energia durante a entrevista de emprego

Apesar de parecer algo meio “superficial”, é fato: ter energia (gesticular, sorrir, etc.) ajuda bastante a passar numa entrevista de emprego. Principalmente se isso é algo requisitado pela empresa.

Vamos a um exemplo.

A raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar e uma das 4 maiores empresas em faturamento do país, está com o “programa de estágio talentos raízen 2019. Na mesma energia que você”. Este programa ficaráaberto até o dia 15/04/2019 (para acessar a página do programa, é só clicar aqui).

Ao acessar a página do programa e descer o mouse, você se depará com a seguinte descrição sobre o programa:

Veja que a descrição deles para o programa é que o programa de estágio “é para quem tá cheio de energia”.

 Aos olhos comuns, vai parecer que isso não tem nada demais. Mas e se você realmente demonstrar energia na entrevista de emprego, e dizer, na primeira oportunidade, que você tá cheia de energia assim como estava descrito na página do programa?

Além de você demonstrar que teve interesse em ler o que a empresa escreveu, você ainda mostra que é o perfil de pessoa que a empresa está procurando.

É óbvio? Talvez. Mas é assim que você entende como se comportar em uma entrevista de emprego de forma eficiente.

5 – Não tente ser sempre o “certo”

Um outro erro muito comum na hora de se comportar na entrevista de emprego é quando nós tentamos ser sempre a pessoa que está “certa”. Isso acontece principalmente nas dinâmicas.

Se você já fez alguma dinâmica, provavelmente lembra de alguém (e esse alguém pode ser você), que tentou destacar os erros ou pontos fracos de algum concorrente na dinâmica.

Acredite em mim: é muito melhor você fazer o contrário.

Concordar com alguns pontos de uma outra pessoa na dinâmica, principalmente quando isso envolve reconhecer algum erro seu, conta muito positivamente para você.

Hoje, as empresas procuram muitas pessoas que saibam reconhecer os seus erros e trabalhar em equipe. Se você fizer isso com maior frequência, os seus resultados em qualquer entrevista de emprego e dinâmicas de grupo que você chegar, vão ser melhores.

6 – Pesquise sobre a empresa que você está participando do processo seletivo

Isso pode parecer muito óbvio, mas pesquisar sobre a empresa antes de aparecer na entrevista de emprego faz total diferença.

E se você fizer realmente uma boa pesquisa, você pode usar até pequenos detalhes ao seu favor.

Um exemplo de informação que você pode conseguir com isso é o dress code.

Se você entender como os funcionários da empresa em questão se vestem e se vestir de acordo, isso pode garantir a você já alguns pontos antes mesmo de passar pela entrevista de emprego.

Para aproveitarmos o exemplo da raízen que eu dei anteriormente, faça um exercício:

Procure saber mais sobre a Raízen e assista a série de vídeos da 1º feira digital na página do Linkedin da empresa: http://bit.ly/2Ul0y8N

Preste atenção nos detalhes. Provavelmente você vai descobrir muitos detalhes sobre a empresa e chegar ainda mais afiado na entrevista de emprego deles!

Com isso, chegamos ao fim de mais um artigo! Agora, você com certeza deve entender melhor como se comportar em uma entrevista de emprego.

Espero que tenha gostado do conteúdo, e não deixe de escrever um comentário caso tenha tido dúvidas, ou queira nos dar um feedback!

Até a próxima!