30/11/2022
08:47:37
O XFIX11 é um ativo que ajuda o investidor iniciante a ter uma exposição num dos mercados mais queridinhos dos brasileiros – o mercado imobiliário. Por conta disso, o número de investidores iniciantes no mercado de fundos imobiliários tem crescido cada vez mais. Se você é um daqueles investidores que não sabem por onde começar ou não sabem como escolher o melhor Fii, talvez faça sentido conhecer o XFIX11.
O XFIX11 é o primeiro ETF Imobiliário do Brasil, ou seja, é um ETF que replica o IFIX, Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários disponível na B3, bolsa de valores do Brasil.
Antes de mais nada, o que é um ETF?
ETF é a sigla para Exchange Traded Funds. São Fundos de Investimento que seguem algum índice como referência, como, por exemplo, o Ibovespa, o S&P 500, a Nasdaq entre outras.
Se você investe em um ETF, é como se basicamente comprasse um “pacotinho” de ações de uma bolsa de valores. Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que replica o índice Ibovespa – nesse caso, você investiria em ações como Petrobras, Vale, Itaú, Weg, Ambev etc.
Com o XFIX11 é a mesma coisa, mas com fundos imobiliários.
Assim como em diversos ETFs, ao investir em uma cota você está exposto a diversos fundos imobiliários, mitigando o risco da sua carteira de investimentos.
Ao invés de escolher o fundo imobiliário que você deseja, investindo no XFIX11 você agora tem exposição a vários fundos do mercado.
Como o ETF replica um índice, esses fundos imobiliários podem (e muito provavelmente vão) mudar com o tempo.
Portanto, ao invés de você precisar desembolsar uma boa grana para investir em todos esses fundos imobiliários, com apenas R$ 10,00 / R$ 15,00 você já está investindo no mercado imobiliário brasileiro.
Se você quer aprender NA PRÁTICA como investir por meio de um ETF, dá uma olhada nesse vídeo onde eu invisto nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos:
Assim como em quase tudo na vida, investir em fundos imobiliários por meio de um ETF tem suas vantagens e desvantagens.
Por conta da sua exposição a vários fundos imobiliários, o risco e a volatilidade dos seus investimentos diminui.
É muito fácil investir no XFIX11, basta baixar o App de uma corretora, transferir o dinheiro e investir, ou seja, é uma boa opção de por onde começar no mercado imobiliário. Além disso, você tem mais facilidade de declarar seus investimentos no imposto de renda.
Ao contrário do investimento tradicional em imóveis, você tem mais facilidade de comprar e vender suas cotas no mercado (algo que pode demorar meses e até anos com imóveis físicos)
Em ETFs o ganho de capital requer pagamento de imposto de 15% sobre o ganho líquido, independentemente do prazo da aplicação para transações comuns. Ou seja, você deixa um dinheiro na mesa sempre que vender com lucro um ETF.
Os fundos imobiliários pagam dividendos, mas no caso do XFIX11, são reinvestidos no próprio ETF, ou seja, para uma criação de renda passiva, não é a melhor opção.
Por ser um ETF, o XFIX11 possui taxa de administração, que hoje é de 0,3% ao ano (que incide sobre o seu patrimônio líquido investido).
Afinal, será então que vale a pena investir no XFIX11? A resposta é sim e não.
Investir em por meio de um ETF é ótimo, além de ser prático e fácil, você se expõe a ativos de maior risco e começa a aprender a investir no mercado.
Contudo, a falta da escolha de determinados ativos e o não pagamento de dividendos/proventos não o torna uma opção perfeita de investimentos.
Nesse sentido, o ideal é que, com o passar do tempo, você crie uma estratégia de investimentos diversificada e que aprenda a escolher os seus próprios fundos imobiliários.
Uma forma de você fazer isso é aprender sobre como começar a investir no meu canal (O Primo Rico) e conhecer a Spiti – uma casa de análise independente onde toda semana você encontra conteúdos dos nossos analistas, seja de fundos imobiliários, Tesouro Direto, Ações Brasileiras, Ações americanas, fundos e muito mais.
Se essa estratégia faz sentido pra você e você quer aprender a investir, criar uma renda passiva e se aposentar com mais tranquilidade, dá uma olhadinha 😉