Primo Rico

Ganhar mais

Investir melhor

Gastar bem

Podcasts

Como investir na bolsa de valores

o'que é podcasts

Do Mil ao Milhão

Renda fixa

podcasts google

Thiago nigro

podcasts o que é

O primo rico

do mil ao milhão pdf

Curso bolsa de valores

Cotação bolsa de valores

primo rico thiago nigro

Bolsa de valores como investir

como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
thiago nigro livro
o'que é renda fixa
Livro primo rico
cotação da bolsa de valores
Primo rico investimento
renda fixa simulador
primo rico investimento
primo rico livro
Acões bolsa de valores
Podcast primo rico
Curso de bolsa de valores
o codigo da riqueza
do mil ao milhão pdf download
Carteira primo rico
Codigo da Riqueza
como investir em bolsa de valores
cotação da bolsa de valores hoje
thiago nigro historia
renda fixa o que é
Acões na bolsa de valores

AÇÕES | O QUE SÃO E COMO COMEÇAR A INVESTIR DO ZERO NA BOLSA DE VALORES

29/11/2022

19:06:09

15min
AÇÕES | O QUE SÃO E COMO COMEÇAR A INVESTIR DO ZERO NA BOLSA DE VALORES

O mercado de ações tem crescido cada vez mais e todo dia novas pessoas começam a investir na bolsa de valores. Hoje, já contamos com mais de 5 milhões de investidores na bolsa brasileira, por isso, é de grande importância que você entenda o que são ações e como a bolsa de valores funciona antes de entrar nesse mundo e começar a investir. 

O QUE É UMA AÇÃO?

Muita gente pensa que uma ação é um código ou um papel que você compra pra vender mais caro – e quem pensa assim está muito enganado.

Pra te deixar mais fácil, pensa que uma ação é um pedaço de pizza:

ação

  • A pizza inteira, nesse caso, é a empresa.
  • A calabresa (os ativos, bens e direitos)
  • O molho (o caixa da empresa)
  • As azeitonas (os passivos e dívidas)

Por outro lado, mesmo que você não goste de azeitonas, você não pode tirá-las dessa pizza hipotética.

Além disso, diferente do que muitos pensam, todas as empresas têm ações, porém, algumas empresas tem suas ações negociadas no mercado financeiro e outras não. Essas empresas que não têm ações sendo negociadas na bolsa de valores costumam ser menores do que as listadas em bolsa.

Isso significa que uma empresa para estar listada em bolsa precisa ter suas ações registradas pela CVM e caso você queira comprar essa ação você estaria comprando uma fração do capital social da companhia, ou seja, um pedaço da pizza inteira. É como se você se tornasse sócio daquela empresa e agora pode participar dos lucros e resultados que ela tiver no decorrer do tempo.

Da mesma forma que ao comprar uma ação você garante um pedaço do lucro da empresa, ou da calabresa, queijo e molho, você também passa a correr os riscos de levar para casa azeitonas – ou seja – dívidas e prejuízos.

PORQUE EMPRESAS ENTRAM NA BOLSA

Você deve estar se perguntando qual o motivo por trás de uma empresa listar suas ações na bolsa de valores – e existem 4 motivos para isso:

1. Aumento de capital:

Ao listar suas ações na bolsa, essa empresa troca uma parte da sua companhia por dinheiro e agora podem financiar novos projetos.

2. Visibilidade:

Empresas negociadas na bolsa são mais conhecidas do que as não negociadas, isso melhora a imagem da empresa e pode até mesmo passar mais credibilidade para quele negócio e seus sócios.

3. Liquidez:

A partir do momento que essa empresa negociar suas ações na bolsa de valores o número de pessoas comprando e vendendo ações aumenta. Isso aumenta a liquidez da empresa e permite que você entre ou sai do negócio com mais facilidade (dependendo da ação você vai ter mais ou menos liquidez).

4. Perspectiva de crescimento:

Empresas que abrem seu capital conseguem dinheiro com mais facilidade para financiar seus novos projetos e investimentos, ou seja, aumenta-se a chance de um grande retorno no futuro daquele negócio.

COMO FUNCIONA A BOLSA DE VALORES

A bolsa de valores é comumente conhecida por ser o lugar onde pessoas e instituições negociam ações, porém, não são apenas ações que são negociadas no mercado, outros ativos como fundos imobiliários, ouro, ETF’s, dólar e commodities também podem ser negociados.

Aqui no Brasil a nossa bolsa é conhecida como B3 — Brasil, Bolsa e Balcão. Já seu indicador de desempenho é o tão famoso “Ibovespa”. Esse índice representa uma carteira teórica com as maiores posições da bolsa em valor de mercado e volume de negociação.

Nesse sentido, para uma empresa listar suas ações na B3 e permitir que outras pessoas se tornem sócias do negócio ocorre o IPO — Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial. Esse IPO acontece no que os investidores chamam de “mercado primário”. Nesse mercado as ações que são vendidas pela empresa e compradas pelos investidores interessados entram em forma de dinheiro para o caixa da empresa.

O “mercado secundário” acontece depois do IPO e é aqui onde investidores institucionais e investidores pessoa física podem acessar as corretoras e fazer ofertas de compra e venda das ações.

É SEGURO INVESTIR EM AÇÕES?

Existe um órgão que regula todo o mercado de investimentos chamado de “CVM” – comissão de valores mobiliários. Quando ocorrem irregularidades no mercado é a CVM que intervém e regulariza o mercado.

ONDE AS MINHAS AÇÕES FICAM?

Quando um investidor compra ações ele compra por meio da sua corretora, porém, o ambiente de negociação dessas ações é a B3. Quando você investe em uma ação existe um agente custodiante que intermedia a sua negociação entre a B3 e a sua corretora, esse agente custodiante é chamado de CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

É na CBLC que suas ações estão “guardadas”. Em resumo você negocia dentro da B3 sendo representado pelo seu agente custodiante e quando você compra essa ação ela é registrada pelo seu CPF e fica custodiada na CBLC.

TIPOS DE AÇÕES

Agora que você já sabe o que é uma ação e como funciona a Bolsa de Valores, você precisa entender que existe mais de um tipo de ação, na verdade, são 3 tipos de ações diferentes que você pode encontrar no mercado:

  1. Ações Ordinárias.
  1. Ações Preferenciais.
  1. Units.

Todas as ações são representadas por códigos na bolsa, esse código é composto de 4 letras maiúsculas e um número.

AÇÕES ORDINÁRIAS (ON)

As ações ordinárias garantem a quem investiu o direito a voto e à participação nas decisões da companhia. Porém, não pense que comprando 100 reais em ações ordinárias você já tem direito a uma cadeira no conselho da empresa ou algo do tipo. Essa participação depende da quantidade de ações ordinárias que você possui.

As ações ordinárias são reconhecidas na bolsa com o final do seu código com o número “3”. Por exemplo: BBAS3; TAEE3; CASH3; ITSA3; WEGE3; VALE3.

AÇÕES PREFERENCIAIS (PN)

As ações preferenciais não permitem direito a voto nas assembleias, porém, assim como o nome diz, garantem a quem investiu a preferência na hora de receber os lucros da empresa, seja em forma de dividendos ou compensações.

Ações preferenciais são reconhecidas na bolsa com o final do seu código com o número “4”. Por exemplo: ITUB4; TAEE4; ITSA4; PETR4; GGBR4; GOLL4.

AÇÕES UNITS 

As ações Units na verdade não são ações, são um “pacote” composto por ativos ON e PN. Isso significa que quando uma pessoa compra uma Unit, ela está comprando um pacotinho com algumas ações com final 3 e algumas ações com final 4.

As ações units são reconhecidas na bolsa com o final do seu código com o número “11”. Por exemplo: TAEE11; BPAC11; KLBN11; SAPR11; SULA11.

Sempre que você for comprar uma ação, você compra um lote com 100 ações. Isto é, uma ação custando 10 reais tem seu lote custando 1000 reais. Porém, para quem quer começar com pouco dinheiro, basta colocar um “F” no final do código da ação.

Esse “F” significa fracionada. Ele te permite comprar menos de 100 ações de uma vez. Nesse caso, você poderia comprar uma única ação no valor de 10 reais e já se tornar sócio da empresa. Um exemplo de compra fracionada é BBAS3F.

TIPOS DE EMPRESAS

Quando investimos na bolsa de valores existem tipos de ações diferentes e tipos de empresas diferentes. Quando tratamos de empresas diferentes podemos segmentar em 2 categoriais: tamanho e setor.

Antes de mais nada vamos tratar de tamanho:

BLUE CHIPS:

As ações conhecidas como “Blue Chips” são aquelas empresas consideradas as maiores do país. Logo, essas empresas tem forte composição no índice Ibovespa e representam grande parte do “market-share” do seu segmento e valem bilhões de reais.

O nome Blue Chips surgiu por conta das fichas mais valiosas no mundo do poker, as fichas azuis.

ações-blue-chip

Empresas consideras Blue Chips no mercado: Itaú, Bradesco, Petrobras, Vale, Ambev, Eletrobras.

MID CAPS:

As ações conhecidas como “Mid Caps” são aquelas empresas que geralmente têm um valor de mercado entre U$ 2 bilhões e U$ 15 bilhões. Na teoria, quanto menor o tamanho da empresa, menor a sua liquidez na bolsa, ou seja, mais dificuldade você vai ter de comprar e vender sua participação com quantias grandes de dinheiro – mas não se preocupe, quando eu digo grandes é GRANDES mesmo.

Empresas consideradas MID CAPS no mercado: Fleury, Embraer, Alupar, Arezzo.

SMALL CAPS:

As empresas conhecidas como “Small Caps” são aquelas empresas menores e que estão em processo de crescimento. Nesse sentido, esse tipo de empresa costuma apresentar maior potencial de crescimento no longo prazo, porém, por serem menores, também apresentam maior risco atrelado ao seu investimento.

Empresas consideradas SMALL CAPS no mercado: Movida, Sinqia, Meliuz, Trisul.

Para se ter uma boa carteira de ações não basta escolher ações preferenciais, ordinárias, blue chips ou small caps, também é preciso entender o setor de atuação daquela empresa:

Desse modo, nós temos 10 principais setores de atuação que representam grande parte das ações hoje, sendo eles:

  1. Financeiro e outros;
  1. Materiais básicos;
  1. Petróleo, biocombustíveis e gás;
  1. Utilidade pública;
  1. Consumo cíclico;
  1. Consumo não cíclico;
  1. Saúde;
  1. Bens Industriais;
  1. Comunicação;
  1. Tecnologia;

Ao se montar uma carteira de investimentos e escolher a ação que deseja investir é importante também entender o setor que essa empresa atua e como de fato essa empresa ganha dinheiro.

Veja o caso da Braskem, em qual setor ela atua como ela ganha dinheiro?

BRKM5


Se você pesquisar um pouco mais afundo, antes de se tornar sócio da Braskem, deve entender que ela é uma empresa do setor de materiais básicos, subsetor químico e dentro do segmento de petroquímicos.

Dessa forma você entende melhor como diversificar a sua carteira entre diversos setores e se proteger de um eventual problema que possa acontecer em um dos 10 maiores segmentos da nossa economia.

DÁ PRA GANHAR DINHEIRO COM AÇÕES?

Se você é novo no mercado de ações saiba que existem diversas maneiras para ganhar dinheiro no mercado, porém, as 2 principais são a valorização de capital e os dividendos.

Antes de entender como funciona pra ganhar dinheiro na bolsa, entenda o seguinte: Jamais entre no mundo dos investimentos com cabeça de curto prazo. Investimentos na bolsa devem ser feitos sempre pensando na valorização do seu patrimônio no longo prazo, com muita paciência e foco na liberdade financeira.

1. Valorização de capital

A valorização é a forma mais comum de se ganhar dinheiro no mercado. Ela consiste em comprar uma ação por, por exemplo, 10 reais, e vender posteriormente por mais de 10 reais.

No curto prazo o mercado é um concurso de popularidade, mas no longo prazo o mercado reflete as condições das empresas que lá estão inseridas. Por exemplo, uma empresa vai passar de 10 reais para 15 reais no longo prazo caso o seu resultado apresente uma boa melhora.

Ou seja, a venda dessa ação por um preço acima do que foi pago é o ganho de capital.

2. Dividendos:

Existe uma lei que obriga as empresas a distribuir uma porcentagem de seus lucros aos acionistas, e esse lucro distribuído é conhecido como “dividendo”. Em outras palavras, se você é sócio de uma empresa em bolsa, você tem direito de receber uma parte do lucro que ela produzir. Investidores de longo prazo costumam receber bons dividendos e podem até mesmo construir uma renda passiva que te fornecerá dividendos recorrentemente.

Se você quer saber como escolher boas ações pagadoras de dividendos, clique aqui.

O QUE SÃO DIVIDENDOS E COMO COMEÇAR A INVESTIR

Dividendos são a parcela do resultado líquido que uma empresa distribui aos seus acionistas. Após o encerramento do período fiscal e depois de divulgado o seu resultado, a empresa pode (caso tenha lucro) distribuir seu resultado em forma de dividendos ou de juros sobre capital próprio (JCP).

Enfim, se você quer entender mais sobre ações, dividendos e como começar a investir na PRÁTICA, confere esse vídeo que eu preparei com o meu time – tá animal 😉