Primo Rico

Ganhar mais

Investir melhor

Gastar bem

Podcasts

Como investir na bolsa de valores

o'que é podcasts

Do Mil ao Milhão

Renda fixa

podcasts google

Thiago nigro

podcasts o que é

O primo rico

do mil ao milhão pdf

Curso bolsa de valores

Cotação bolsa de valores

primo rico thiago nigro

Bolsa de valores como investir

como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
thiago nigro livro
o'que é renda fixa
Livro primo rico
cotação da bolsa de valores
Primo rico investimento
renda fixa simulador
primo rico investimento
primo rico livro
Acões bolsa de valores
Podcast primo rico
Curso de bolsa de valores
o codigo da riqueza
do mil ao milhão pdf download
Carteira primo rico
Codigo da Riqueza
como investir em bolsa de valores
cotação da bolsa de valores hoje
thiago nigro historia
renda fixa o que é
Acões na bolsa de valores

ETFs | O QUE SÃO, COMO INVESTIR E COMO GANHAR DINHEIRO

02/12/2022

11:30:15

8min
ETFs | O QUE SÃO, COMO INVESTIR E COMO GANHAR DINHEIRO

Os ETFs revolucionaram o modo como os investidores pessoa física investem na bolsa. Antigamente o mercado era composto de fundos de investimento com taxas abusivas e sem muito concorrência. Hoje, os ETFs são uma das melhores opções de investimento pra quem não sabe escolher uma ação e não quer pagar altas taxas em fundos.

O QUE SÃO ETFs?

Quando as pessoas pensam em investir na bolsa a primeira coisa que lhes vem à mente são ações, mas esse não é o único tipo de investimento na bolsa de valores.

E se eu te contar que existe uma forma de investir da bolsa do zero, sem conhecimento, com pouco dinheiro, diversificando seu patrimônio e com uma relativa segurança? Pois é, o carinha responsável por isso é o ETF.

Um ETF nada mais é do que um fundo de investimentos passivo. É como se fosse um “pacotinho” de ações que seguem um índice e que você pode investir.

Se ainda tá meio confuso pra você, calma que eu explico:

Esse “índice” que eu falei é basicamente um guia. No caso dos ETFs, eles precisam desse guia para saber para onde ir. Por exemplo, o ETF BOVA11 segue o índice Ibovespa (a nossa bolsa brasileira).

Isso significa que, quando o Ibovespa sobe, o BOVA11 sobe, quando o Ibovespa cai, o BOVA11 cai. Claro que essa relação não é 100% exata, mas acho que deu pra pegar a ideia.

DIFERENÇA ENTRE ETFs E FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Agora você deve estar se perguntando: “Peraí, isso parece muito com um fundo de investimentos. Qual a diferença?” – a diferença é apenas uma, e se chama “gestão”.

A maioria dos fundos de investimentos tem o que chamamos de “gestão ativa”, isso significa que gestores que você paga por meio de taxas estão procurando as melhores oportunidades da bolsa para conseguir grandes retornos. No caso dos ETFs, não existe gestor, o ativo só segue o índice, e assim, você paga menos.

Só um disclaimer aqui: Fundos não são necessariamente ruins, na verdade, dependendo do fundo, o gestor pode obter um bom retorno e te gerar um resultado acima do próprio índice de referência – gerando ao investidor o que no mercado financeiro nós chamamos de “Alfa”.

Já um ETF tem gestão passiva – ou seja, o fundo só segue o desempenho de um índice de referência.

Outra diferença é a maneira de acompanhar o desempenho e a rentabilidade. Se você investe em um Fundo, as informações sobre a rentabilidade precisam ser fornecidas pelos seus administradores a entidades como a Anbima (Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Já um ETF basta ter o preço médio pago pela cota e procurar o preço atual daquele investimento. Hoje em dia muitas corretoras já fazem o cálculo dessa rentabilidade para você, tudo isso em tempo real.

Se o seu objetivo é começar a investir pensando no longo prazo, construir uma renda passiva, se aposentar com qualidade, dignidade e não faz a mínima ideia de como fazer isso, hoje é seu dia de sorte.

Te apresento a Finclass, uma plataforma de investimento onde você pode aprender com os melhores investidores do mundo, onde e quando você quiser.

Se tudo isso faz sentido pra você, dá uma olhadinha 😉

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TER UM ETF 

Existem uma série de vantagens e desvantagens que podem te ajudar a decidir se realmente vale a pena ou não investir nos ETFs.

A principal vantagem de se investir em um ETF eu chamo de “tempo”. Você não precisa demandar tempo em escolher quais ativos você quer ter na sua carteira. Se você é uma pessoa que trabalha muito, talvez não faça sentido separar boa parte do seu tempo livre só pra escolher e estudar empresas na bolsa. Nesse caso, o ETF seria uma boa escolha. Com ele, você compra um “pacotinho” dessas ações e te sobra tempo e energia para trabalhar mais e ganhar mais dinheiro.

Outras vantagens de se investir por meio de ETFs são:

  • Diversificação da sua carteira de investimentos 

Você compra um pacotinho de ações e, em alguns casos, consegue com pouco dinheiro montar uma carteira diversificada com diversos ativos.

  • Alta liquidez 

A liquidez é a facilidade de comprar e vender ativos. Quanto maior a liquidez, melhor pra você.

  • Baixo valor inicial de compra 

Alguns ETFs custam por volta de 10 reais. Basta procurar no site da B3 todos os ETFs listados na bolsa e seus preços.

Pensando assim, parece que o ETF só tem pontos positivos, mas isso não é verdade.

Algumas das desvantagens de se investir por meio dos Exchange Traded Funds são:

  • Tributação sobre o Imposto de Renda (IR) 

Além da obrigação de declarar esse investimento, em caso de venda é preciso pagar o valor de 15% sobre os lucros e não há imposto retido na fonte nesse caso, você precisa calcular o valor e emitir o Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF).

  • Taxa de administração 

Geralmente têm uma menor taxa de administração do que fundos, mas ainda sim possuem taxas. O lado bom é que você não precisa pagar essas taxas à parte, elas são retiradas do valor investido.

  • Dividendos 

Se a sua meta é criar uma renda passiva por meio de ETFs, sinto lhe dizer, mas não vai rolar. ETFs não distribuem dividendos, na verdade, eles pegam o dividendo e já reinvestem diretamente no fundo.

COMO INVESTIR EM ETFs? 

Para começar a investir na bolsa e comprar o seu ETF só é preciso seguir 3 passos:

  1. Baixar o aplicativo de uma corretora
  1. Transferir o dinheiro de uma instituição financeira para a corretora
  1. Escolher o ativo, a quantidade de cotas, o preço e executar uma ordem de compra.

Além disso, é importante você entender o seu perfil de risco e qual índice aquele ETF segue.

Eu poderia complicar a vida de vocês e citar um monte de coisa, mas só é preciso desses 3 passos para comprar um ETF.

Ah! Também é importante montar a sua reserva de emergência com 12 meses do seu custo mensal de vida antes de começar a investir na bolsa. Cuidado com grandes quantias de dinheiro no mesmo ETF também 😉

Agora, você já sabe como fazer para investir em ETFs e com pouco dinheiro.

Se ainda não ficou claro pra você, não se preocupe: eu já fiz vários vídeos no meu canal ensinando você a investir em ações, fundos imobiliários, Tesouro Direto, Bitcoin – e tudo isso com pouco dinheiro.

E caso queira aprender mais sobre investimentos, a Finclass tem uma série de aulas com os melhores professores do mundo – tudo para te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo.

É isso primos! Boa sorte na sua jornada como investidor 🙂