O Que é CDI? Taxa CDI? Entenda de forma SIMPLES!

Mas afinal de contas: o que é CDI? Você já ouviu alguma vez na sua vida alguém falando de “investir em CDI?” Olha, se você estiver com dúvidas sobre...
o que e cdi taxa cdi

Mas afinal de contas: o que é CDI? Você já ouviu alguma vez na sua vida alguém falando de “investir em CDI?” Olha, se você estiver com dúvidas sobre isso, é só ver o vídeo que fiz especialmente para essa situação. Vou te mostrar que isso não é nenhum “Monstro-de-Sete-Cabeças”. Muito pelo contrário, é mais SIMPLES do que você imagina. Vamos lá?

 

 

Entendendo o que é CDI

“O Que é CDI? Taxa CDI? Investir em CDI?” São muitas as perguntas que circundam essas três letrinhas. Não é mesmo? Se por acaso alguém já te ofereceu “um investimento que rendia 90% do CDI” e você não entendeu nada, relaxe. Você vai entender como isso funciona.

O CDI é muito parecido com uma comparação de carros. Por exemplo: uma Mercedes-Benz novinha e um Monza bem usado. Você provavelmente sabe que uma Mercedes-Benz é um carro muito acima da média, caso tenha uma pequena noção do mercado automobilístico. Bem diferente de um Monza, já antigo e defasado (não aqueles de colecionador, bem bonitos, que estão inteirão).

Mas porque um Monza seria inferior a uma Mercedes-Benz? Porque a Mercedes-Benz é um parâmetro de comparação. É um carro novo, moderno, atualizado, sem nenhum arranhão, veloz, potente, altamente tecnológico, e outras características que justificam seu sucesso. Totalmente o oposto de um Monza.

Portanto, quanto mais próximo um carro for desse parâmetro de comparação, melhor. Se superar esse parâmetro então, é perfeito!

 

Como o CDI deve ser comparado?

Nos mercado de investimentos é a mesma coisa. Ele é um parâmetro de comparação, o que chamamos de Benchmark. Ou seja, se o mercado de investimentos fosse um jogo, um dos objetivos seria ter uma rentabilidade acima desse parâmetro!

Sendo mais prático, se você tiver um investimento que ganha 8% ao ano e o CDI está em 10% (hipoteticamente), você então está ganhando 80% do CDI. E esse, caro(a) leitor(a), é um péssimo investimento! Agora, se você investir ganhando 12% ao ano (ou 120% do CDI), você terá ótimo investimento em mãos!

Não importa o quanto você ganha em valor nominal. O que de fato importa em um caso como esse é ter um rendimento maior do que o seu Benchmark.

 

Significado de CDI

É a abreviação de Certificado de Depósito Interbancário. Esse certificado é um título emitido pelos bancos e são usados como empréstimos de curtíssimo prazo (no máximo 24h). É um tipo de título transacionado exclusivamente entre as instituições financeiras.

Esses empréstimos são feitos porque os bancos terminam todos os dias, geralmente, com um descasamento de caixa. As vezes sobra mais dinheiro no caixa de um banco e outro, que teve mais retiradas, acaba ficando com o caixa no “negativo”.

E por determinação do Banco Central do Brasil, os bancos sempre dever terminar o dia com o seu caixa positivo. Assim, ele pede dinheiro emprestado de outro banco e paga a Taxa CDI como juros do empréstimo. Por isso a utilizamos como referência.

 

Não deixe de acompanhar nosso canal do Primo Rico. Se inscreva lá e curta o vídeo para ajudar o canal a crescer e espalharmos o conhecimento financeiro para todos. Ah, sempre que tiver qualquer dúvida ou sugestão, não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo ou no próprio canal. Estarei sempre a sua disposição. Grande abraço e bons Investimentos.

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Galeria de VídeosInvestimentosRenda FixaTaxas e Conceitos

Relacionados