O que é um Trader? E por onde começar?

Para quem não está habituado ao mercado de renda variável, pode ser que a palavra Trader seja uma completa novidade. Pode ser também que soe como uma vaga lembrança,...
o que e um trader o que faz um trader

Para quem não está habituado ao mercado de renda variável, pode ser que a palavra Trader seja uma completa novidade. Pode ser também que soe como uma vaga lembrança, no fundo da sua mente.

Contudo, cresce diariamente o número de pessoas que se envolve com esta fascinante atividade. Seja com a intenção de transformá-la em profissão, ou mesmo para simplesmente arriscar algumas operações na bolsa de valores, quase como se fosse um hobby. Mas, afinal, o que é um Trader?

 

Quem são os Traders?

Se traduzirmos ao pé da letra, o significado é “negociante”. Inclusive, no setor de comércio exterior, este termo serve para identificar o profissional que lida com este tipo de transação.

Já no mercado financeiro, representa quem negocia com bastante frequência, geralmente em renda variável. Traders podem chegar a executar centenas de operações num único dia, também chamado de Day Trade.

Essa atividade abrange muitos profissionais do Mercado Financeiro que atuam dessa maneira:

  • Operadores de mesa em corretoras e bancos;
  • Gestores de fundos e clubes;
  • Investidores pessoa física ou pessoa jurídica;
  • Administradores de empresas de commodities (café, boi, milho, soja, etc);
  • Analistas de mercado; e por aí vai.

Mas se tem um agente específico que vem se destacando neste contexto. É o Trader Pessoa Física, que opera seu próprio capital e atua por conta própria.

Ele analisa o ativo, define a estratégia, executa a operação e faz todo o acompanhamento até encerrar a sua posição. E isso tudo, às vezes, acontece em questão de segundos.

O Trader também não deixa o valor investido no ativo por mais do que um dia. Se ele entrar numa operação no dia, ele sairá dessa operação no mesmo dia.

O objetivo dele é comprar barato e vender caro no menor prazo de tempo possível. Parece interessante, não é?

 

Crescimento do Trader no Brasil e no Mundo

Por isso, esta atividade vem chamando a atenção de muita gente. A cada dia cresce mais o número de pessoas que abandonam suas respectivas profissões para ganhar a vida fazendo operações na bolsa de valores.

Tudo isso graças à evolução tecnológica que barateou os custos operacionais com os Home Brokers. Isso ampliou a oferta de ferramentas e soluções e eliminou ineficiências do mercado.

Inclusive reduziu drasticamente as margens requeridas para negociações. Hoje qualquer pessoa tem condições de fazer operações sofisticadas aplicando menos de meio salário mínimo.

Esta situação, relativamente recente, permitiu até mesmo o surgimento de empresas que recrutam Traders. São usados simuladores e modelos de avaliação em tempo real para operar o patrimônio da própria instituição. Dessa forma, o Trader receber um percentual dos ganhos, e o restante fica para a empresa que os recruta.

Esse modelo de negócio é muito famoso nos EUA, Europa e Ásia. Ou seja, é possível ser um Trader sem nem precisar arriscar o próprio capital. Mas se engana quem pensa que a atividade é fácil e os retornos são imediatos.

 

cuidados de um trader

 

Os cuidados que um Trader deve tomar

É verdade que o mercado está cheio de pessoas que conseguiram duplicar seus patrimônios em um único dia. Porém, é igualmente verdade o fato de que muitas pessoas quebram em poucas operações.

Elas chegam cheias de expectativas para ter ganhos agressivos, e ao mesmo tempo despreparada para lidar com o mercado, encarando este ambiente como um cassino.

Por isso, é importante levar em consideração que o conhecimento faz toda a diferença. O Conhecimento é literalmente pago e adquirido à custa de duras perdas nas operações, ao longo do processo de evolução.

Por isso, quem deseja embarcar nesta jornada, precisa levar em consideração o tempo e esforço dedicados para desenvolver uma curva de aprendizagem, baseada em:

  • Técnicas específicas para analisar as oportunidades
  • Gestão de risco
  • Controle psicológico; e
  • Um rigoroso plano de ação (conhecido como Trading Plan) com metas, objetivos e prazos.

Resumindo, é preciso preparo, dedicação, tempo e principalmente eficiência. De nada adianta ser uma pessoa esforçada se esta energia não for direcionada para a obtenção de resultados consistentes.

 

Características de um bom Trader

Por este motivo, o Trader deve ser considerado muito mais um empreendedor do que um investidor. A palavra investimento nos dá a falsa impressão de retornos certos, com poucos riscos.

Já o empreendedor é a personificação do dinamismo, ousadia, criatividade, inovação e eficiência. Ao mesmo tempo, deixa clara a possibilidade de fracassos em sua trajetória.

Estas características descrevem perfeitamente os principais aspectos de um bom Trader. Arrisco em dizer que, com exceção do empreendedorismo, em nenhuma outra atividade é possível encontrar tamanha variedade de mentes brilhantes.

Pense bem, o mercado de renda variável está cheio de médicos, engenheiros, administradores, publicitários, entre muitos outros profissionais.

Muitos largaram suas respectivas profissões para viver apenas de operações financeiras. Por outro lado, nenhuma destas pessoas atua da mesma forma.

O mercado é tão complexo que permite qualquer um expressar a sua própria individualidade. Muitas vezes até acaba premiando aqueles que fazem um bom uso de seus talentos e conhecimentos individuais.

Infelizmente não existe uma “receita de bolo” para se obter sucesso. Ser autêntico nesta atividade é quase uma exigência para que os resultados consistentes surjam com o tempo.

Ainda existe mais um ponto que muitos Traders iniciantes não se dão conta: o mercado é tão dinâmico que o comportamento de hoje pode não se repetir amanhã.

Então, as táticas vencedoras em um determinado pregão podem não funcionar no dia seguinte. Aliás, podem nunca mais voltar a funcionar.

 

aprender a ser trader

 

Como posso começar a aprender?

A esta altura pode ser que você esteja se perguntando “então, como é que alguém consegue viver desta atividade?” A resposta é simples.

De fato, não existe um atalho para a obtenção de resultados consistentes. Entretanto, em todos estes anos de experiência eu consegui identificar dois pontos principais e extremamente relevantes.

Para se adequar à inconstância do mercado é necessário estudo contínuo e um bom networking. Parece óbvio, pois esta regra rege o sucesso em muitos outros ramos de atividade e não seria diferente no Trading.

Foi dessa forma também que, inclusive, fundaram uma startup educacional para Traders: o Portal do Trader.

Com essa iniciativa, todos podem aprender gratuitamente através de e-learnings, palestras (webinars) e artigos. Ainda conseguem interagir com pessoas mais experientes através de um fórum, chat e transmissões ao vivo (hangouts). Acesse o site clicando aqui.

O objetivo do Portal, muito antes de incentivar as pessoas a saírem comprando e vendendo freneticamente, é conscientizar sobre a complexidade do Trading.

Ou seja, cultivar o interesse das pessoas para cuidarem melhor do seu próprio dinheiro, seja através de operações ousadas ou investimentos em renda fixa. Afinal, todo Trader que se preza tem uma paixão em comum: ganhar dinheiro.

 

Esse texto foi escrito por:

Caio Sasaki

Formado em Física pela USP e em meados de 2006 abandonou seu mestrado para se dedicar exclusivamente à atividade de Trader, inicialmente no mercado norte-americano (NASDAQ e NYSE) onde chegava a executar centenas de operações intradiárias (o famoso Day Trading). Ao longo dos anos passou como estrategista por algumas das maiores corretoras de valores do país, até fundar em parceria com outros profissionais o Portal do Trader, em 2014. A inscrição no site é totalmente gratuita e lá se tem acesso ao maior acervo educacional para Traders no Brasil.”

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Renda Variável - Ações

Relacionados