Aprenda a Simular Tesouro Direto e suas Rentabilidades

Você já ouviu falar sobre tesouro direto – e está careca de ouvir isso da boca da Mara Luquet no Jornal da Globo, não é verdade? – E é...
simular tesouro direto

Você já ouviu falar sobre tesouro direto – e está careca de ouvir isso da boca da Mara Luquet no Jornal da Globo, não é verdade? – E é possível que ainda não esteja tão claro o quanto rende exatamente investimentos através do Tesouro Direto. Para isso, vou te ajudar a simular Tesouro Direto em poucos passos.

O próprio tesouro direto nos fornece uma ferramenta de simulação muito eficiente, que você pode acessar aqui. A cara dela é mais ou menos essa:

interface para simulador tesouro direto

 

Quais os títulos disponíveis para aplicação?

Um pouco acima do simulador, você consegue visualizar todos os títulos que estão disponíveis para compra no tesouro direto. Não esqueça que o tesouro direto não passa de uma plataforma através da qual você pode comprar títulos públicos.

Você vai escolher um dos títulos disponíveis e vai colocar todas as informações referentes ao título que você escolheu dentro da simulação básica da plataforma. Segue um exemplo de títulos disponíveis:

titulos disponiveis para compra simular tesouro direto

Eu escolhi o Tesouro IPCA+ 2035 (NTN-B Principal) para simularmos abaixo como exemplo, por isso deixei um “highlight” na imagem acima.

 

Tesouro Direto – Alternativas de Investimento

Quando você clicar no “Título”, a ferramenta de simular Tesouro Direto vai te mostrar todas as opções de títulos disponíveis para aplicação no tesouro, como você vê abaixo:

opcoes de titulos para simular tesouro direto

 

Preenchimento de Dados

Depois que você escolher o seu título, é só você preencher todas as informações na ferramenta como vê abaixo:

preencher dados simular tesouro direto

 

É importante utilizar dados realistas, por exemplo a taxa da inflação IPCA, que encerrou 2016 em aproximadamente 6,3% ao ano. Caso escolha um título que use outra Taxa de Juros para referência, como a SELIC ou IGPM, pesquise também qual é a porcentagem atual dessa taxa.

A “Taxa do Papel na Compra (%a.a.)” é a taxa que o título pagará além da taxa de inflação do período. Essa informação está justamente na tabela do sub-tópico “Quais os títulos disponíveis para aplicação?“, na coluna “Taxa de Rendimento (%a.a.)“. No nosso caso, a taxa é de 5,51% ao ano.

Já a taxa de administração do banco ou corretora pode variar muito, porém há muitas opções no mercado que não cobram mais essa taxa. Por isso não colocarei esse dado na nossa simulação.

 

680% de rentabilidade em 18 anos

Quando você clicar em “Calcular“, você vai ter todo o resultado de sua simulação, contendo os prazos quanto as rentabilidades. Veja que aplicando R$ 100.000,00 no Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) com vencimento em 2035, no período da simulação, o resultado obtido foi de 680% de rentabilidade LÍQUIDA! Assim você já consegue ter uma noção do que deve acontecer com seu patrimônio. Legal, né?

resultado simular tesouro direto

 

Tome Cuidado

Se os títulos disponíveis para compra no Tesouro Direto não aparecerem, fique tranquilo. Isso acontece pois durante alguns períodos específicos, o site do tesouro fica impossibilitado de negociar qualquer título público. É só esperar um pouquinho e entrar novamente, ou dependendo do caso, entrar no outro dia!

 

Simular Tesouro Direto não é tudo – Tenha Conhecimento!

Com essas dicas acima você vai conseguir simular Tesouro Direto, verificar suas rentabilidades e seus prazos em poucos passos. Mas você pode ter dúvidas ainda sobre qual título é melhor ou sobre qual título você deve comprar em cenários específicos de investimento. Segue aqui uma regrinha básica:

  • A taxa de juros vai cair? Compre Tesouro prefixado;
  • A taxa de juros vai subir? Compre Tesouro SELIC;
  • Você acha que a inflação vai ser muito alta? Compre Tesouro IPCA+.

 

Tome muito cuidado também com as oscilações de mercado. Caso você invista em algum título com vencimento longo, tenha em mente que isso deve fazer sentido para você, e justamente por isso você deve poder segurar o título.

Caso você precise resgatá-lo antes, você pode até ter um prejuízo! Entenda tudo sobre o que eu acabei de dizer de uma forma muito simples e completa:

Guia Completo sobre o Tesouro Direto | Invista sem Medo

 

Não esquece de assinar nossa Newletter e receber nosso conteúdo exclusivo no seu e-mail. E se você tiver alguma dúvida sobre como realizar simulações no Tesouro Direto, é só deixar um comentário aqui embaixo que eu te ajudo, combinado?

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Tesouro Direto

Relacionados