Qual Título Rende mais no Tesouro Direto?

Se você pudesse escolher hoje entre todos os títulos disponíveis no site do Tesouro, você provavelmente iria escolher o que te paga mais. Mas você saberia me dizer qual...

Se você pudesse escolher hoje entre todos os títulos disponíveis no site do Tesouro, você provavelmente iria escolher o que te paga mais. Mas você saberia me dizer qual rende mais?

 

Tesouro SELIC (LFT) – Rende mais que o CDI

Como esse título acompanha a taxa SELIC, isso significa que caso a taxa SELIC seja de 10%, seu título rende mais que um fundo DI que costuma acompanhar a SELIC, e vai te pagar próximo dos 10%. Se a SELIC subir para 15%, esse título também vai aumentar de rentabilidade, pagando próximo dos 15%. Para você ter uma noção de quanto esse título está rendendo, é só você entrar no site do banco central para conferir a variação da taxa SELIC.

Se você olhar bem de perto, vai verificar que quem tinha um Tesouro SELIC em 2013, recebia pouco mais de 7% de rentabilidade. Essa realidade já não é mais válida para quem tem esse título em 2016. Nesse período, a rentabilidade está em quase 14,25%!

Historico Taxa SELIC

Fonte: Banco Central

 

Tesouro Prefixado (LTN) – Rende mais que um Prefixado no Banco

O Tesouro pré-fixado não tem erro. No momento da aplicação, você já tem acesso a quanto de rentabilidade anual você vai ter até o vencimento. Caso você segure a aplicação até o vencimento, você pode ter a certeza que terá essa rentabilidade pactuada com o governo. O seu único risco nesse tipo de aplicação, é que se você resgatar antes você pode ter uma penalidade. Porém, se você resgatar antes, você também pode acabar ganhando mais dinheiro do que a média! Vai depender bastante do cenário de juros e condições macroeconômicas. Sempre que você quiser acessar as rentabilidades do Tesouro Pré-fixado, você pode fazer isso acessando diretamente o site do Tesouro Direto.

Abaixo, você visualiza, por exemplo, que consegue aplicar em um tesouro prefixado pagando entre +14,09% e +14,61%. Isso varia de acordo com o vencimento!

Taxas do Tesouro Direto - Prefixados

Fonte: Tesouro Direto

Um cuidado que você deve tomar aqui é o prazo de vencimento. Se você acredita que a taxa de juros vai estar abaixo de +14,61% em 2023, é bom você aproveitar e já comprar esse título! Dessa forma, você garante essa rentabilidade até 2023 independente do que acontecer com a taxa de juros. O contrário também se aplica: Caso você ache que vai subir, não compre uma LTN, foque na LFT.

 

Tesouro IPCA + (ou Tesouro Inflação ou NTN-B) – Rende mais do que só a Inflação

Esse título é todo especial. Ele possui uma peculiaridade em relação aos outros. Ele é o único que consegue garantir uma rentabilidade real (acima da inflação) se você segurar seu investimento até o vencimento. Na estrutura dele, ele te remunera a inflação e rende mais a taxa de juros pactuada no momento da compra. Podemos dizer que ele é um “mix” de pós fixado (inflação) e préfixado (uma data já determinada na compra).
justamente por isso, é importante comprar esse título caso você queira garantir um retorno real sem sustos. No exemplo abaixo, você consegue comprar para 2026, uma NTNB pagando IPCA + 6,75%. Como o IPCA está próximo dos 10%, é só somar: 10% + 6,75% = 16,75%. Porém, não se apegue aos “16,75%”. Se apegue sempre aos 6,75%, que representam justamente a taxa acima da inflação. Afinal de contas, é só isso que importa, não é? Se você quiser garantir que está olhando para as taxas atualizadas, é só encontar no site do tesouro direto nesse link.

Taxas do Tesouro DIreto - Indexados ao IPCA

Fonte: Tesouro Direto

E aí, qual título rende mais? Cabe a você “especular”. Sim, especular. Não existe um título com maior rentabilidade. Porém, existem títulos mais indicados para cada situação.

  • A SELIC vai subir? Compre LFT;
  • A SELIC vai cair? Compre LTN;
  • Você quer garantir um rendimento real? NTN-B.

 

Qual titulo é o melhor em sua opinião? Me deixa seu comentário aqui embaixo

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Tesouro Direto

Relacionados