LCI e LCA, o que são? Conheça esses investimentos

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) As Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos por instituições financeiras públicas e privadas. Eles são vinculados a direitos creditórios originários de...
lci e lca

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

As Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos por instituições financeiras públicas e privadas. Eles são vinculados a direitos creditórios originários de negócios na área rural, sejam financiamentos ou empréstimos para a produção agropecuária. É uma forma eficiente que os bancos utilizam para financiar a agricultura e a agropecuária. Os recursos podem financiar diretamente produtores rurais ou cooperativas de produtores. O título representa promessa futura de pagamento em dinheiro.

 

Vantagem fiscal

As LCAs são isentas de imposto de renda e por isso são uma alternativa de investimento ainda mais atraente e vantajosa. Os produtores rurais obtêm, dessa forma, a captação de recursos de financiamento a baixo custo e os investidores recebem boa remuneração pela ausência do imposto.

 

Risco

O risco deste investimento é de a instituição financeira emissora quebrar e não honrar com o pagamento de juros ou principal. No entanto, as LCA’s possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250.000,00 por CPF e instituição.

 

Características

  • Destinado a investidores que buscam maiores rentabilidades no curto e médio prazo.
  • Isenção de imposto de renda para pessoa física.
  • Juros e principal poderão ser resgatados somente no final – vencimento da operação.

 

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

É um instrumento de captação dos bancos com objetivo de financiar o setor imobiliário.

São títulos de risco baixo para o investidor, pois contam com a mesma garantia da caderneta de poupança, ou seja, do Fundo garantidor de Crédito (FGC). Além disso, são garantidos por hipotecas e alienação fiduciária dos imóveis financiados pela instituição.

Ao investir em LCI, você empresta dinheiro a instituição financeira que concede crédito Imobiliário.

 

Características

  • São lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária.
  • LCI é isenta de imposto de renda para investidores pessoa física.
  • Possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.
  • É uma boa alternativa de diversificação de carteira.

 

Exemplo de ganho pela isenção de impostos

Uma LCI (prazo de seis meses) com remuneração líquida de 92% do CDI, equivale a um CDB de 118,71%.

 

Riscos

Risco de crédito: instituição financeira;

Risco de mercado: oscilações da taxa de juros e índices de inflação;

Risco de liquidez: não há o risco de liquidez em função do papel não poder ser vendido. A LCI deve ser levada até o vencimento.

Lembrando que o sucesso dos seus investimentos nestes títulos não depende dos setores imobiliário ou agrícola estarem aquecidos ou não. O que prevalece é a taxa acordada no momento da aplicação. Nada irá mudar a rentabilidade estabelecida.

Aproveite as rentabilidades do mercado e usufrua desta oportunidade.

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Renda Fixa

Relacionados