O networking do empreendedor e os 3Fs!

Apesar de sempre pensarmos na criação de valor como a característica que move o empreendedor, o networking é também uma das grandes armas do empreendedor no mundo moderno. Além...
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Apesar de sempre pensarmos na criação de valor como a característica que move o empreendedor, o networking é também uma das grandes armas do empreendedor no mundo moderno.

Além disso, vocês sabem o que significa o termo “3Fs”? Eles podem representar o início da grande maioria dos empreendedores no Brasil, e entender formas de como lidar com eles pode te ajudar bastante caso queira, não só criar uma networking, mas também fazer sua empresa andar pra frente!

 

3Fs – Family, Friends and Fools

Muitos daqueles que almejam ser empreendedores algum dia ficam um pouco perdidos em como, de fato, abrir uma empresa e começar o seu trabalho.

Ás vezes isso acontece porque o empreendedor, em si, fica muito perdido sobre onde procurar o capital que a sua empresa precisa para dar seus primeiros passos.

Apesar de Venture Capital ser uma opção que frequentemente aparece, isso se o empreendedor sabe o que isso significa, se pegarmos exemplos como os Estados Unidos, vemos que o Venture Capital pode representar até mesmo menos que 1% de como as empresas, principalmente startups, surgem.

Mas, se trabalhamos com a possibilidade de nem sempre podermos contar com financiamentos deste gênero para a nossa empresa, como, então, conseguir um capital necessário?

É aí que aparece a opção da qual muitos investidores, no começo do seu negócio, recorrem: os 3Fs – Family, Friends and Fools –.

A realidade é que, no início da sua empresa, pode ser que a única opção que apareça para você é de buscar, nos familiares ou nos amigos, um dinheiro necessário para começar a construir o seu sonho.

E ela não é necessariamente ruim, visto que é, muitas vezes, o grande motor que motiva os pontapés iniciais do empreendedor.

Mas, no caso especial do Brasil, isso de cara pode fazer surgir dois problemas principais:

1) Os familiares e nem os amigos acreditam que o dinheiro vai retornar, e, por isso, não emprestam. Numa situação como essa, quem está querendo empreender pode se ver forçado a fazer uma ação nem um pouco saudável do ponto de vista financeiro: criar uma dívida com o banco afim de se financiar.

Se isso não é saudável nem para as pessoas que não são empreendedoras, imagina para alguém que se expôs ao risco de criar uma empresa (ainda mais no Brasil) e depende que ela dê certo para conseguir quitar sua dívida?

Um cenário onde mais da metade das empresas não sobrevivem aos primeiros 5 anos de existência acaba sendo algo aterrorizante para o investidor, ainda mais se ele está nos seus primeiros passos.

Fora que, para o banco financiar todo o capital necessário de uma empresa é algo bem improvável de se acontecer, em vista que, nesse caso, seria o banco que estaria arcando com o risco comercial do negócio, que não é dos mais baixos, não é verdade?

Ou…

2) Ainda num cenário onde o pequeno empreendedor consegue um financiamento por parte da família ou amigos, se ele falhar, dificilmente consegue um financiamento de novo da mesma forma no futuro.

Pior, muitas vezes o próprio empreendedor se pune por errar. Enquanto em outros países o erro é considerado algo normal do empreendedorismo, a visão do brasileiro sobre o assunto é ainda muito, de certa forma, atrasada.

Muitas vezes o empreendedor brasileiro desiste após o primeiro erro, acreditando que se não deu certo uma vez não dará certo jamais.

Mas é necessário entender que a vida de um empreendedor é uma vida de tentativa e erro. O empreendedor tem que estar preparado tanto para o caso do seu negócio dar certo quanto também para caso der errado.

 

E onde a networking entra?

Por esses problemas que uma das melhores ferramentas possíveis para os empreendedores que buscam alternativas para criar sua empresa e ter mais tranquilidade no que se refere aos seus riscos é o que chamamos de networking.

Com um networking bem formado, o empreendedor pode eficientemente procurar por um ou mais sócios que acreditem na sua ideia e que aceitem correr o risco junto a ele, evitando ter que contrair uma dívida com alguém para dividir uma parte dos lucros futuros da empresa.

Inclusive, o networking também pode trazer uma série de vantagens, como maior facilidade na busca por empresas parceiras, maior influência para encontrar clientes, e até mesmo para ir se mantendo sempre atualizado nas novidades do mundo corporativo.

Mas como, de fato, criar uma boa networking?

Existem 2 dicas que podem ser seguidas:

 

1) Antes de criar uma empresa, tente entrar em uma multinacional

Trabalhar em uma multinacional pode agregar bastante na visão de mundo de um empreendedor.

Isso não só por ter a chance de conseguir criar um networking com pessoas mais fluentes e/ou que compartilham uma visão parecida com a sua, mas porque, dentro de uma grande empresa, você consegue também ter uma visão de como são feitos os processos e as relações dentro dela, que podem espelhar e influenciar os moldes dos quais você levará a SUA empresa no futuro.

Uma multinacional é multinacional por um motivo, então, por que não se inspirar no que dá certo para elas e ter um censo crítico também sobre o que melhorar? Assim como nos investimentos, um benchmark é importante!

 

2) Vá em eventos sobre empreendedorismo e similares

Interagir dentro de eventos como estes ajuda a encontrar possíveis contatos para todas as necessidades, desde novos sócios a até mesmo contatos para expandir clientela.

O ponto aqui é que, apesar de no mercado provavelmente poder haver muitas concorrentes, isso não significa que você deva tratar todas as empresas como suas inimigas, de fato.

Utilizar estes eventos para expandir contatos e trocar informações relevantes pode se tornar muito útil para a sua empresa no futuro, além de poder tornar você mais conhecido entre as pessoas do meio.

Adicionalmente, é bom entender que, nestes casos, o ideal é que a construção do networking sirva para se relacionar, e não vender. Não utilize o evento, por exemplo, para vender o seu produto, isso você pode fazer posteriormente com uma conversa privada. Utilize o tempo para agregar na sua lista de contatos, realmente.

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