Inteligencia Artificial está mais RICA do que você imagina!

Chave de segurança, códigos de acesso, dados bancários, senhas, número da conta… Isso “daqui a pouco” vai ser coisa do passado. A Inteligência Artificial está cada vez mais inserida...
Inteligencia artificial esta mais rica do que voce imagina

Chave de segurança, códigos de acesso, dados bancários, senhas, número da conta… Isso “daqui a pouco” vai ser coisa do passado. A Inteligência Artificial está cada vez mais inserida no nosso dia a dia e, principalmente, no meio financeiro. Ela se mostra cada vez mais versátil, fácil de utilizar e segura.

 

Inteligência Artificial no Mercado Financeiro

Grandes bancos nacionais já têm investido pesado nesse padrão tecnológico. O Banco do Brasil, por exemplo, já consegue utilizar o padrão da voz do cliente como identificação biométrica e sem risco de fraude (segundo a instituição).

Por mais que seja uma tecnologia liberada apenas para seus clientes de maior poder aquisitivo, já está disponível para utilização.

O Bradesco, por sua vez, está aprimorando uma tecnologia um pouco diferente. O Watson, desenvolvido pela IBM dos Estados Unidos, é sua nova proposta. Ele ainda não está liberado para os clientes, porém já é utilizada nos processos internos da instituição.

A priori, serve como suporte para os funcionários acessarem as informações, procedimentos e protocolos da empresa, etc. Para tirar dúvidas agora não é mais necessário consultar livros e manuais. Basta falar com o Watson e ele te responde.

Futuramente, esse sistema será aplicado também em seus canais de atendimento telefônico, para tirar dúvidas e prestar serviços como pagamentos, transferências, consultar saldos e extratos e outros serviços.

 

Computadores que pensam sozinhos?

“Mas Primo, no meu banco, quando eu ligo na central de atendimento deles, eu já ouço um robô falando comigo. E já faço esses serviços no atendimento eletrônico também. O que tem de diferente então?”

De fato, a maioria dos bancos já utiliza sistemas de atendimento eletrônico, chamados de URA (Unidade de Resposta Audível). Eles são capazes de realizar serviços sem um atendente humano intervir. Mas não se esqueça que o tema de hoje é Inteligência Artificial.

Isso quer dizer que é um computador com comportamentos humanos. Ou seja, caso você pergunte algo para esse sistema de Inteligência Artificial e ele não saiba a resposta, ele pedirá desculpas e irá procurar sozinho a resposta para que, futuramente, não cometa o mesmo erro com outros clientes.

Outros sistemas de inteligência artificial estão chegando ao ponto de sentir e interpretar emoções. A Xiaoice, desenvolvida pela Microsoft, por exemplo, é capaz até de mentir. Caso seja pega mentindo, ela pode se sentir envergonhada ou com raiva.

Agora imagine você, conversando com um caixa eletrônico, onde ele pergunta “Como vai seu dia?” ou “Nossa, há quanto tempo não te vejo por aqui”. Pois é, essa é uma das possibilidades da aplicação da Inteligência Artificial no meio financeiro.

 

Inteligência Artificial é para Todos!

A Inteligência Artificial é fantástica, pois democratiza o uso de tecnologias. Pensa só, para tirarmos dúvida na internet, precisamos saber utilizar um computador, smartphone, tablet ou outro dispositivo que tenha acesso.

Além disso, muitas vezes, precisamos até mesmo saber outra língua ou comandos específicos para utilizar esses dispositivos. E isso tudo é só para acharmos uma solução para um problema ou necessidade nossa.

Mas agora, e se pudermos conversar com uma máquina com nossa forma natural de falar? Imagine ela reconhecendo nosso sotaque, sem nenhuma linguagem diferente da que você já utiliza no dia a dia. Mais do que isso, a máquina te reconhecer, entender e atender sua necessidade. Assim é muito mais fácil de usar, não é?

Essa é a maravilha da Inteligência Artificial – apesar de muitas pessoas acharem que as máquinas vão dominar o mundo por esse motivo.

 

inteligencia artificial algotrader

 

 

Investindo com Robôs

Porém, tudo isso dito até agora é só uma pequena parte da aplicação dos robôs no nosso cotidiano. Atualmente, nos meios das ações e investimentos já possuímos “Assistentes Robôs”.

Exatamente, são os Robôs Investidores. Eles são ideias para dar o suporte necessário na tomada de decisões 100% racionais e lógicas. Funciona assim: você responde algumas perguntas que vão identificar o seu Perfil de Investidor.

A partir desse ponto, o Robô Investidor vai identificar as variáveis que definem seu perfil. Depois, ele te apresenta uma carteira de investimentos ideal para você.

Até ai, essa carteira pode conter vários tipos de investimentos como Renda Fixa, Títulos Públicos e etc. Mas existe um tipo de robô em especifico que opera com cotas de ações do mercado de Renda Variável. Ou seja, existem robôs que operam na Bolsa de Valores, comprando e vendendo ações. Esses são chamados de Algotraders.

 

Robôs Investidores na Bolsa de Valores

Hoje em dia, tudo que tem processos repetitivos e imutáveis, é passível de padronização robótica por meio de algoritmos. Tanto que essa é a grande utilização dos robôs atualmente.

E na bolsa de valores não é tão diferente assim. A análise de gráficos, estatísticas comparações de projeções passadas e etc. Esses são processos que quem trabalha com ações tem o dever de prestar atenção.

O problema é que humanos ainda são criaturas sensíveis e tomam decisões com base em emoções, muitas vezes. Mas quando falamos de ganhar dinheiro, não podemos nos dar ao luxo de deixar as emoções tomarem conta da situação.

Os Algotraders são ideais para essas operações então. Alguns são capazes até de realizar a compra e venda do mesmo ativo em milésimos de segundos. A intensão é não desperdiçar nenhuma pequena oportunidade de lucro, mesmo que seja 1 ou 2 centavos.

Portanto, Algotraders são meramente especuladores e não fazem analises fundamentalistas. Não verificam o mercado como um todo para saber se alguma notícia ou medida adotada por uma empresa vai alterar seu valor no mercado. Ele simplesmente segue ordens pré-programadas.

Analisando assim, não podemos dizer que esse tipo de tecnologia é uma Inteligência Artificial. Mas, com certeza, é um passo para um futuro. Prevejo que quando formos negociar na bolsa, falaremos com um programa que fará todo o processo que um humano faz atualmente.

As diferenças serão as maiores taxas de sucesso e menos emoções envolvidas, aumentando ainda mais sua assertividade. Mas o modo de se relacionar com esse programa será idêntica à de um humano.

 

E ai, família. Quanto tempo vocês acham que vai demorar para isso acontecer? Tá sabendo de mais alguma notícia sobre o assunto? Então comenta aqui embaixo e deixa seu email para receber nossas dicas exclusivas. Forte abraço!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
O Caminho

Relacionados