6 segredos para juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio

Abrir um negócio próprio é o sonho de um grande número de brasileiros. Sabe-se que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas isso não quer...

Abrir um negócio próprio é o sonho de um grande número de brasileiros. Sabe-se que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas isso não quer dizer que o processo de abertura de uma empresa seja simples e fácil.

É preciso muito planejamento e uma estratégia bem definida para conseguir juntar a quantia financeira suficiente para tirar o sonho do papel. Além disso, deve-se avaliar o mercado em que se está investindo, bem como o seu potencial de crescimento e os principais concorrentes.

Entretanto, o mais importante é juntar o dinheiro que seja satisfatório para arcar com todas as taxas, investir em construções e reformas, realizar a compra dos produtos e maquinários, contratar funcionários e muito mais.

Interessou-se pelo assunto? Então, preste atenção nas dicas. Veja os 6 segredos para juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio!

1. Planeje as finanças pessoais

O primeiro passo para juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio é planejar as finanças pessoais. O planejamento pode ser iniciado pelo conhecimento do montante gasto em todas as receitas mensais, por exemplo.

Muitas pessoas não sabem o quanto estão gastando por mês. Simplesmente realizam as compras que precisam e que querem, sem analisar as finanças e definir o que é realmente importante.

Para mudar esse panorama, comece a anotar, na ponta do lápis, todos os seus gastos, sem exceção. Sabe aquele cafezinho no meio do expediente e a cervejinha com os amigos? Eles também devem ser anotados. 

2. Corte os supérfluos e defina uma estratégia

A próxima dica está diretamente relacionada com o que você está comprando. Agora que você sabe exatamente todos os seus gastos, é o momento de analisá-los e verificar a sua necessidade. 

É certo que muitas de suas compras são itens supérfluos. O cafezinho no meio da tarde e uma sobremesa depois do almoço, de vez em quando, não tem qualquer problema. Mas, se esses gastos são diários, é hora de mudar.

Além disso, é possível analisar toda a sua lista de despesa e identificar itens que não são imprescindíveis para o seu dia a dia. Ao finalizar essa análise, é extremamente valioso definir uma estratégia, sabendo os passos que devem ser dados para se atingir o objetivo final: juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio.

3. Saiba o montante necessário

O Primão já lhe ajudou a organizar toda a sua vida financeira. O próximo passo é identificar o montante necessário para conseguir tirar o seu negócio do papel. Para tanto, é preciso realizar algumas definições fundamentais.

Deve-se escolher qual será o ramo de atuação da companhia. A melhor maneira de realizar esta etapa se dá por uma análise criteriosa do mercado e das perspectivas de futuro de tal empreendimento. Não se esqueça de levar em consideração seus conhecimentos e habilidades.

Lembre-se: é fundamental levar em consideração todos os tipos de gastos que possam ser despendidos, tanto no curto, no médio e, principalmente, no longo prazo. Essa é a única maneira de garantir que não haverá surpresas desagradáveis. 

Esse é o ponto mais comum de encontrarmos erros dos empreendedores. A definição do montante a ser investido pode representar a longevidade do negócio. Errar na previsão dos gastos pode ser crucial para a falência ou por momentos de muita turbulência.

4. Invista

Investir é mais uma dica essencial para quem deseja juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio. Atualmente, a grande maioria da população brasileira utiliza, apenas, a caderneta de poupança como investimento.

Mas, a poupança não está entre as melhores opções. Existem outras modalidades disponíveis no mercado que, aos poucos, estão caindo na graça dos investidores. Títulos do Tesouro Direto e os fundos imobiliários são excelentes exemplos.

Investindo em uma dessas modalidades é possível obter rendimentos superiores aos rendimentos da poupança, com o mesmo nível de segurança oferecido. Quando pensar em investimentos, não dependa exclusivamente do seu banco.

Existem inúmeras opções que são, inclusive, mais vantajosas que os investimentos disponibilizados pelo seu gerente. Pesquise, procure pelas novidades e não tenha medo de investir o seu dinheiro. Mas, não se esqueça: o dinheiro investido será destinado para a abertura da empresa, e não para outros fins.

5. Tenha foco em seus objetivos

Esse talvez seja um dos segredos mais difíceis de ser cumprido. O processo de juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio pode ser longo, dependendo do montante necessário. 

Sendo assim, ter foco nos objetivos é imprescindível para o sucesso. No começo, é fácil cortar gastos, diminuir a receita e mudar um pouco os costumes da vida. Mas, com passar do tempo, a tendência é que nos esqueçamos das nossas metas e voltemos a levar a vida normalmente. 

Assim, você voltará a tomar, diariamente, um cafezinho no lanche da tarde e comer aquele docinho após o almoço. Além desses costumes, outros hábitos antigos voltarão à tona, impactando, negativamente, em suas finanças.

Nesse sentido, pode ser interessante elaborar um plano de metas, facilitando o cumprimento de alguns marcos e, também, mantendo o foco no negócio. Com esse plano de metas, dificilmente você sairá da linha e, certamente, não se esquecerá de seus objetivos.

6. Continue a nadar…

Mesmo após conseguir juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio, “continue a nadar”. Não pare de juntar dinheiro se conseguiu um dos objetivos. Agora, mude as metas, reveja seus planos e defina novos objetivos.

O próximo passo pode ser uma expansão dos negócios ou, quem sabe, investir em um novo maquinário para aumentar o faturamento, investir em marketing para ampliação dos negócios, entre outros.

Não podemos deixar de mencionar que, independentemente da empresa, uma parte do faturamento será regido pelo mercado. Caso ocorram crises e/ou decisões políticas desfavoráveis, será preciso ter uma reserva financeira para sobreviver a essas turbulências.

Então, continuar juntando dinheiro pode ser essencial para a longevidade do seu sonho! Pense nisso!

E aí, o que achou dos segredos do Primão? É preciso prestar bastante atenção nos detalhes para conseguir juntar dinheiro e abrir seu próprio negócio. Mas, ficou com alguma dúvida? Esquecemos de alguma coisa importante? Deixe um comentário e participe do nosso blog! Não perca tempo!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
O Caminho

Relacionados