É seguro investir em criptomoedas? Saiba mais!

Estarei, nos próximos dias, dando mais informações sobre o meu projeto que irá te dar uma série de ferramentas (das quais eu mesmo utilizo) para você economizar e investir...

Estarei, nos próximos dias, dando mais informações sobre o meu projeto que irá te dar uma série de ferramentas (das quais eu mesmo utilizo) para você economizar e investir mais. Para ficar por dentro de todas as informações e novidades, basta clicar aqui.

Estamos vivendo o boom das criptomoedas e você pode ainda não estar se sentido totalmente seguro para entrar nesse mercado, que ainda é novo para a maioria dos investidores.

No post de hoje, vamos mostrar como esse recurso funciona e, é claro, apresentar sua moeda mais famosa, o Bitcoin. Falaremos, ainda, se é ou não seguro investir na novidade que vem chamando a atenção do mundo todo. Continue conosco e confira!

Criptomoedas

Bom, você já pode ter ouvido muito falar em criptomoedas, mas ainda não saber realmente o conceito por trás das famosas moedas virtuais. Elas são alternativas digitais às moedas tradicionais, surgidas na internet e baseadas em criptografia — para garantir a segurança das transações.

A sua principal vantagem em relação ao dinheiro convencional é a eliminação das instituições bancárias, já que as transações podem ser feitas diretamente pelas pessoas envolvidas.

Hoje, sua principal utilização é para a compra de produtos e serviços pela internet. Contudo, com o recente sucesso das moedas virtuais, alguns entusiastas esperam que, logo, várias empresas passem a aceitar criptomoedas como forma de pagamento.

Vamos listar, a seguir, alguns termos comuns quando falamos sobre moedas digitais para que você possa se familiarizar com o assunto.

Mineração

Uma das formas de se obter criptomoedas é por meio da mineração. Diferentemente da antiga forma de minerar, com pás e picaretas, para obter as moedas digitais você precisa de um alto poder de processamento.

Essa técnica consiste em dedicar um hardware de alto desempenho para a realização de complexos cálculos matemáticos que garantam a precisão do registro do blockchain público. Calma, já vamos falar sobre o blockchain.

Blockchain

Essa é, basicamente, a tecnologia por trás das moedas digitais. Ela processa e armazena informações confidenciais, como o registro de transações financeiras, por meio de diversos computadores — lembra da mineração?

A maioria das pessoas não confia nos bancos porque eles centralizam informações e não temos acesso para verificar sua autenticidade. Já com as moedas virtuais, todos podem verificar o que está ocorrendo sem que ninguém controle informações particulares.

A blocklain funciona como um banco de dados compartilhado em uma rede de computadores, os quais executam um único software e, mesmo que tenham acesso aos dados, não podem modificá-los.

Compra e venda

A compra e a venda das criptomoedas podem ser realizadas por meio de transferências diretas entre os compradores e vendedores, sem a necessidade de nenhum tipo de intermediário.

Existem diversas empresas no mercado que realizam transações com criptomoedas. Os usuários que realização a mineração são pagos por meio de moedas digitais e alimentam o mercado.

Carteira

Para poder guardar e realizar transações com as criptomoedas, é necessário criar uma carteira. Funciona como uma conta bancária, porém, não existem taxas de manutenção. São cobradas apenas porcentagens sobre as transações.

Na hora de escolher uma carteira, é preciso ter em mente que como as criptomoedas são ativos digitais, elas podem ser alvo de hackers e, por isso, a segurança deve ser um fator decisivo na escolha de uma solução.

Bitcoin

Podemos apostar que você chegou até este post após pesquisar muito sobre o Bitcoin e sua recente alta no mercado. A explosão no preço dessa moeda virtual tem chamado a atenção de diversos investidores ao redor do mundo.

Assim como eles, você deve estar se perguntando se é seguro investir seu dinheiro nessa sensação. Bom, o Bitcoin vem batendo recordes de alta no ano de 2017 e sua variação constante vem trazendo lucro para muita gente.

Como investir

O Bitcoin é diferente de outras aplicações como fundos imobiliários ou ações. Ele é uma moeda virtual, o que significa que, apesar de sua grande flutuação atual, se espera que ele acabe estabilizando. Assim como qualquer outra moeda, a criptomoeda apresenta variações, porém pequenas.

Para investir nesse tipo recurso, é preciso ou comprar de alguém que disponha dela ou adquiri-la por meio da mineração. Mesmo que existam variações de valores no preço do Bitcoin, como se trata de uma moeda livre, ela não é afetada por instabilidades do mercado.

Você pode estar se perguntando: mas se todos mineram, a inflação acabará afetando negativamente a moeda, correto? Errado. Várias criptomoedas possuem protocolos que limitam a existência da moeda. No caso do Bitcoin, o máximo de unidade da criptomoeda é de 21 milhões, garantindo uma proteção deflacionária.

Desvantagens do Bitcoin

A volatilidade das criptomoedas é um dos principais fatores que impedem que as empresas aceitem as moedas digitais como forma de pagamento e acabam por trazer incertezas para os investidores.

Outro ponto que pode impedir que você realize investimentos em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda é a falta de regulação de alguma instituição financeira. Mesmo que o governo não consiga controlar as moedas virtuais, eles podem impor restrições e proibições que façam com que o preço dos ativos caiam.

Os ataques hackers também são uma preocupação para aqueles que realizam investimentos em moedas virtuais. O caso mais famoso ocorreu em 2014, quando cerca de R$385 milhões de reais foram roubados da empresa Mt. Gox, uma das principais operadoras de Bitcoin dos EUA.

De lá para cá, as empresas que trabalham com a compra e venda de criptomoedas e as que oferecem serviços de carteiras virtuais têm investido pesado em segurança, mas a sombra dos cibercriminosos continua pairando no ar.

É seguro investir

O mercado de criptomoedas está em plena expansão e, desde a criação das primeiras moedas digitais, muitos visionários conseguiram se tornar milionários, investindo suas economias no Bitcoin.

As incertezas, entretanto, ainda são grandes em relação ao mercado das criptomoedas. Existem diversas variáveis que podem incidir, diretamente, sobre o sucesso ou o fracasso dessas iniciativas.

Nosso veredito é de que é seguro, hoje, investir o seu dinheiro nas moedas virtuais, principalmente as já consagradas no mercado, como o Bitcoin e Ethereum, mas o retorno não é garantido.

Como todo investimento, existem diversos riscos e, a qualquer momento, o preço das moedas digitais pode despencar e deixar muitos usuários dessa tecnologia a ver navios.

As criptomoedas são revolucionárias e elas vieram para ficar. Mesmo que exista uma grande flutuação de preço, se espera que elas acabem se estabilizando e, com isso, possam ser utilizadas amplamente em qualquer lugar do mundo.

Achou esse conteúdo interessante? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe que seus amigos e colegas vejam o potencial das criptomoedas!

Em breve eu vou lançar um projeto que venho trabalhando há meses, um projeto do qual destinei todo o meu esforço. É um projeto para transformar a sua vida e a vida de todos a sua volta, mudando sua vida pessoal e principalmente financeira. Para saber QUANDO esse projeto vai sair do papel, e QUAIS ferramentas ele vai te fornecer, CLIQUE AQUI e deixe seu contato para receber mais informações em primeira mão!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Moedas Digitais

Relacionados