4 piores investimentos que podem comprometer sua aposentadoria

Falar de aposentadoria está cada vez mais comum. As reformas na previdência propostas pelo governo colocaram o assunto no olho do furacão nos últimos meses. Não é por menos. Passamos...

Falar de aposentadoria está cada vez mais comum. As reformas na previdência propostas pelo governo colocaram o assunto no olho do furacão nos últimos meses.

Não é por menos. Passamos quase 70% das nossas vidas trabalhando para conseguir direito à uma aposentadoria tranquila. Logo, qualquer notícia sobre o tema é capaz de causar calafrios ou alívios.

Mas você não depende apenas do governo para conseguir uma boa economia ao se aposentar. Existem diversas formas de investimentos que podem te ajudar a construir uma sólida situação financeira para o futuro da sua família.

Contudo, também há modalidades comuns, muito usadas, porém que causam mais prejuízo do que benefício. Vamos falar de 4 deles agora. Confira!

Poupança

Sim, eu sei que você aprendeu que depositar na caderneta de poupança não tem erro. Mas não é bem assim. Por mais que ela funcione quase como um cofrinho de moedas, a verdade é que você está perdendo dinheiro nesse momento.

A razão disso é que os juros estabelecidos pela poupança estão abaixo da inflação. Ou seja: o preço dos produtos e serviços sobem mais do que a quantia que você depositou. No fim das contas, quando resgatar o montante, você estará com menor poder de compra.

Não quer dizer que você deve evitar a poupança pra sempre! Só não pense mais nela como a primeira opção de investimento, ok?

Título de capitalização

Corra deles! Só não faça isso caso você acredite muito na sorte ou em loterias. Até porque essa é talvez a única boa razão para investir em títulos de capitalização: o prêmio em dinheiro.

O rendimento do dinheiro aplicado é quase nulo e você não irá receber o total acumulado quando decidir pelo resgate.

Os bancos normalmente devolvem apenas a chamada “provisão de capitalização”. Uma parte do total aplicado que é reajustada na hora da retirada.

Por isso títulos de capitalização são ainda piores investimentos para a sua aposentadoria do que a poupança.

CDBs indicadas por bancos que não pagam a CDI integralmente

É um tipo de investimento que algum dia o gerente do seu banco irá lhe oferecer. E nem é um investimento ruim, na verdade. O problema é que a maioria dos grandes bancos fica com boa parte do lucro que você poderia obter no resgate.

Não é uma boa ideia investir em CDB caso a instituição financeira não pague mais do que 95% da CDI – taxa que acompanha de perto a Selic e que referencia o rendimento da CBD.

Fundos de renda fixa com taxas altas

Não é que fundos de renda fixa sejam um mal investimento. A questão é que não há vantagem se a taxa de administração exigida for superior a 1%. Principalmente em casos em que o risco do investimento é pequeno e o montante não é tão alto.

E não, 1% não é pouco. Pode fazer muita diferença no final das contas. Portanto, a dica é pesquisar bastante até encontrar instituições que cobrem taxas menores e façam um bom trabalho.

Ficou desanimado? Não se preocupe. Também há excelentes maneiras de você investir seu dinheiro e conseguir uma aposentadoria tranquila.

Um dos melhores investimentos é a previdência privada. Uma ótima opção que muitas pessoas sequer consideram. Dê só um olhada!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados