Vale a pena investir em tempos de crise?

Períodos de crise podem gerar insegurança, principalmente quando o assunto é investimento. Porém, quanto mais você souber sobre o tema, mais compreenderá os riscos e as vantagens que cada...

Períodos de crise podem gerar insegurança, principalmente quando o assunto é investimento. Porém, quanto mais você souber sobre o tema, mais compreenderá os riscos e as vantagens que cada tipo de investimento oferece, e então perceberá que existem opções seguras e para todos os bolsos! Além disso, você desmitificará algumas crenças (erradas), como a crença de que algumas pessoas nascem com um dom para “esse tipo de coisa”.

Sabia que uma crise sempre pode ser transformada em oportunidade e só depende de você? Confira o artigo a seguir e descubra o porquê você deve investir em tempos de crise!

1- Aplicar na previdência

Aplicar na previdência é um investimento que nunca sai de moda. Como o próprio nome sugere, investimento é um recurso que você aplica com a perspectiva de ter um retorno que seja favorável no futuro. Portanto, nada faz mais sentido do que aplicar na previdência privada, já que, provavelmente, você não vai querer trabalhar para o resto da vida, não é verdade? Sem contar os vários benefícios fiscais que você ganha ao investir na previdência privada. Isso significa pagar menos imposto de renda no final do ano, por exemplo. Mas não se iluda achando que investir por alguns meses pode te proporcionar algum benefício tributário. Existem taxas que você terá que pagar mensalmente e que, na ponta do lápis, saem elas por elas se o investimento não for planejado a longo prazo. Portanto, nada de imediatismo!

2- Aplicar em títulos

Quem é um pouco mais atento, já reparou que crises econômicas vem em vão com o passar do tempo, ou seja, elas são cíclicas. Sobre a crise econômica no Brasil, temos uma previsão de que ela durará, pelo menos, até o ano que vem. O que ninguém te contou é que esse é o cenário perfeito para quem deseja investir em tempos de crise! É um investimento que dá retorno de médio a longo prazo e permite fazer reservas. Você investe a um preço de banana e quando a economia se recuperar, os títulos em que você investiu poderão ter valorizado absurdamente. Para isso, aposte nas aplicações de títulos de renda fixa, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou a Letra de crédito do Agronegócio (LCA). Eles contam com prazos longos e alta rentabilidade.

3-  Aplicar em ativos de risco

Em períodos de crise surgem as grandes oportunidades de investir em ativos de risco! Esse é o momento em que investidores compram títulos ou crédito de empresas que estão passando por momentos de dificuldade financeira. Em decorrência desse cenário, muitos investidores realizam a compra de ativos de risco a fim de participar da reestruturação desses negócios. Não deixa de ser uma estratégia de risco, já que envolve instabilidade, porém os benefícios advindos desse tipo de investimento compensam! Ativos de risco são mais adequados para investidores com perfil arrojado. Paciência e a disciplina são indispensáveis para quem deseja lidar com ativos de risco. 

Gostou do artigo? Agora você já sabe que dá para investir em tempos de crise. Assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo dos investimentos!

 

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados