Tudo o que você precisa saber para seus investimentos renderem mais.

Diferente de outros países que a cultura financeira já esta mais amadurecida, No Brasil, mais de 95% das pessoas ainda investem através de bancos.  O banco desempenha vários papéis...
Tudo o que você precisa saber para seus investimentos renderem mais.

Diferente de outros países que a cultura financeira já esta mais amadurecida, No Brasil, mais de 95% das pessoas ainda investem através de bancos.  O banco desempenha vários papéis em nossa vida: intermedia pagamentos, recebimentos, e cumpre seu papel de intermediário financeiro. Porém sua especialidade não é investimentos.

A captação do banco é feita através de produtos financeiros pelos quais o banco pega o dinheiro de quem poupa para emprestá-lo a quem precisa de crédito, porém o banco sempre esta em uma posição de conforto. Já tem seus próprios correntistas que vão investir através dele e por esse motivo o banco não precisa de nenhum esforço adicional para que ocorra essa captação.  Justamente por não precisar desse esforço maior muitas vezes não irá te oferecer a maior rentabilidade que ele poderia. É dessa forma que o banco aumenta seu Spread (diferença entre o quanto ele remunera pelo dinheiro e o quanto ele recebe pelo pagamento de juros!).

 

Se eu não consigo uma boa rentabilidade no banco como devo Investir?

Existem lugares especializados em investimentos. As Corretoras independentes, como a XP que é a maior do Brasil, são aquelas que não têm vinculo com um banco específico e oferecem diversos produtos de diversas instituições financeiras sem um conflito de interesse. Mas você sabe por que você consegue potencializar seus investimentos através de uma corretora?

O primeiro ponto é que não há uma limitação. Imagine-se em um supermercado no qual só se vende uma marca.  Tudo que você for comprar nesse supermercado é de uma marca só impossibilitando comparações de preço ou custo beneficio. Você compraria nesse supermercado?

É exatamente o que acontece quando você investe através de um banco, só que com seu dinheiro. Suponha que você investe através de um Banco X, este Banco só poderá lhe oferecer produtos do próprio banco e não pode dizer que o vizinho oferece melhor rentabilidade por seu dinheiro. Logo, você terá todos os produtos do mesmo banco, ficando bastante limitado.

Já a corretora desempenha outro papel, como sua especialidade é investimentos, uma corretora tem em sua plataforma diversos tipos de investimentos e de todos os tipos de bancos: grandes, pequenos, nacionais, internacionais etc. Poder acessar uma plataforma completa com diversos produtos tendo apenas uma conta é primeiro ponto que você deve considerar para conseguir uma melhor rentabilidade, a partir do momento que existe variedade nos produtos você pode compará-los e ver o que faz mais sentido para você.

Outro ponto relevante é o tamanho da corretora diante dos bancos. Quando uma pessoa física vai negociar a taxa com o banco normalmente não consegue uma rentabilidade muito alta, Uma corretora por outro lado possui um patrimônio bastante alto e por esse motivo consegue negociar taxas mais latas para oferecer o mesmo produto em sua plataforma.

Investir através de uma corretora já é um grande passo para começar a investir melhor, mas ainda existem outros pontos que você deve considerar parar fazer seu dinheiro render mais:

  1. Fuja da poupança há muito tempo ela não vale mais a pena (Falarei sobre isso em nosso próximo encontro).
  2. Quando for oferecido a você algum produto de investimento, pesquise sobre o produto e compare com as demais alternativas do mercado.
  3. A diversidade de produtos, rentabilidades, bancos emissores, vencimentos é algo que realmente faz diferença quando o assunto é dinheiro.
  4. Os títulos do tesouro são ideais para diversificar os investimentos com segurança.
  5. Alguns produtos são incentivados e Isentos de IR, já pensou em rentabilidade líquida? Sim é possível.
  6. Pesquise os bancos emissores que estão sendo oferecidos para você. Grandes corretoras trabalham apenas com bancos de bom rating.
  7. Todo momento da economia é mais propicio para um tipo de investimentos, um assessor de investimentos pode ajuda-lo nessa alocação!

Pesquise, Conheça, Leia sobre o assunto. Não deixe o interesse dos outros ficar acima da sua rentabilidade. Evite conflitos de interesse!

Conhecendo o que você precisa saber para avaliar seus investimentos e o que você pode fazer para seu dinheiro render mais o seu dinheiro já começa tomar um rumo diferente no mundo dos investimentos, mas ainda há muito que aprender!

Nos próximos encontros explicarei por que a poupança não vale a pena e suas alternativas!

Vemo-nos em breve!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
InvestimentosO CaminhoRenda Fixa

Relacionados