Segredo: Como a Previdência Privada pode render mais que Tesouro Direto

Existem muitas dúvidas e questionamentos a respeito do que vale mais a pena: previdência ou tesouro direto. O tesouro é um ótimo investimento para ter em carteira, é seguro...
Segredo Previdencia privada e melhor que tesouro direto

Existem muitas dúvidas e questionamentos a respeito do que vale mais a pena: previdência ou tesouro direto. O tesouro é um ótimo investimento para ter em carteira, é seguro e possui uma boa rentabilidade na renda fixa. Mas quando o assunto é previdência e aposentadoria a previdência privada pode apresentar algumas vantagens em relação ao tesouro. Entenda por que:

1 – Imposto de Renda pode ser menor.

A previdência quando na tabela regressiva de IR, chega a uma alíquota menor de imposto de renda do que o tesouro direto. Como a previdência normalmente é um investimento de longo prazo a alíquota de imposto de renda chega a 10% do rendimento, enquanto o título publico chega somente a 15%.

Compare as tabelas abaixo:

 

Tributação Previdência Privada:

Valores investidos até 2 anos: imposto de renda de 35%;

Valores investidos entre 2 e 4 anos: imposto de renda de 30%;

Valores investidos entre 4 e 6 anos: imposto de renda de 25%;

Valores investidos entre 6 e 8 anos: imposto de renda de 20%;

Valores investidos entre 8 e 10 anos: imposto de renda de 15%;

Valores investidos por mais de 10 anos: imposto de renda de 10%.

 

Tributação Títulos Públicos:

Prazo da Aplicação

% IR sobre o Rendimento Bruto

Até 180 dias

22,50%
De 181 a 360 dias

20%

De 361 a 720 dias

17,50%

Acima de 720 dias

15%

   

Ou seja, no final do período, em uma previdência privada é possível rentabilizar 5% a mais dos seus rendimentos.

 

2 – Os rendimentos rentabilizam também!

Quando aplicamos nosso dinheiro em uma previdência que esta lastreada em títulos públicos, pode ser mais vantajoso do que o próprio tesouro.

Quando nosso dinheiro é aplicado no tesouro, toda vez que houver pagamento de juros semestrais esse rendimento é tributado no pagamento, como é pago semestralmente você terá o trabalho de reinvestir se quiser que esse dinheiro renda mais. Já na previdência quando há o pagamento semestral dos títulos do fundo você não paga imposto, além de que os rendimentos voltarão para o fundo e também capitalizarão totalizando um montante maior no futuro.

 

3 – A Previdência pode ser mais flexível.

A economia tem algumas oscilações que favorecem alguns tipos de investimento em detrimento de outros tipos.  Alguns momentos são mais favoráveis à renda fixa, já outros podem ser mais favoráveis para a renda variável.

Acompanhar esses momentos da economia para rentabilizar melhor nossos investimentos pode ser muito trabalhoso e custoso. Imagine você: pagar IR toda vez que quiser mudar seu tipo de investimento? Pode nem valer a pena mudar…

Mas esse problema não acontece com a previdência ela é super flexível! Entenda o porquê.

Suponha que você tem uma previdência em um fundo de renda fixa, mas no período a economia está mais favorável para a renda variável, na previdência você pode migrar de um fundo de renda fixa para um de renda variável sem custo algum.

Assim você consegue acompanhar todas as oscilações econômicas e mantê-las a favor da sua rentabilidade.

 

Por esses motivos, quando pensamos no longo prazo a previdência tem algumas vantagens significativas para aumentar sua rentabilidade em relação ao tesouro. Toda a forma de rentabilizar seu dinheiro tem que ser considerada na hora de escolher o melhor investimento para o seu futuro.

Também é válido dizer que a ideia aqui não é dizer que a previdência é melhor que o tesouro. A ideia é mostrar que ela possui benefícios não disseminados na mídia sobre o assunto.

O que você achou desses 3 pontos. Fazem sentido para você?

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
InvestimentosPrevidência PrivadaTesouro Direto

Relacionados