Saiba por que seu gerente do banco não deve ser seu consultor financeiro

É fato que muita gente em vontade de investir, mas não sabe como começar. Nestas horas é que se torna essencial a ajuda de um bom profissional, com conhecimento...
Depositphotos_80142590_m-2015.jpg.jpeg

É fato que muita gente em vontade de investir, mas não sabe como começar. Nestas horas é que se torna essencial a ajuda de um bom profissional, com conhecimento real de mercado e boas dicas para te passar.

No entanto, infelizmente, um erro que muitas pessoas cometem neste momento é achar que ouvir somente os conselhos de seu gerente bancário é o suficiente para entender e escolher onde pode fazer seu melhor investimento. “Ah primo, mas ele é um cara legal! Está sempre disposto a me ajudar e sempre concede tudo o que eu preciso.”

Ok, ninguém está dizendo o contrário! Mas existem algumas coisinhas que você pode estar esquecendo, amigo.

Por que este não é o melhor caminho e qual a diferença entre seu gerente e o trabalho de um consultor financeiro,? Tenha acesso à melhor orientação para planejar seus investimentos de acordo com seu perfil!

Seu gerente, via de regra, não é imparcial

Você tem sempre que pensar: meu gerente trabalha para quem? Para mim ou para o banco?

Ainda que a intenção do banco seja prestar o melhor serviço para você como cliente e muitos gerentes realmente se esforcem para isto, é necessário lembrar que este banco impõe metas a seus profissionais que dificilmente não influenciarão nas ofertas que te apresentam. Logo, é válido que, apesar de receber bons conselhos do gerente, você sempre busque ouvir uma segunda opinião ou faça pesquisas para descobrir se aquele investimento indicado é o mais adequado para você.

Seu gerente pode não te contar tudo sobre uma história

Pode até ser que a opção seja boa, mas que o seu perfil de investidor não seja o ideal para ela ou que existam algumas ressalvas, informações de taxas administrativas ou possibilidade até de pagar menos neste processo que você não chegará a saber se não procurar se informar de outro jeito. Não que a opção dele seja totalmente ruim, mas podem haver melhores no mercado. Só que, aqui entre nós, convenhamos: quem indicaria um concorrente?

Você faria isso? Se respondeu sim, meu amigo, corre para o médico que deve ter batido a cabeça! Por isso, deve-se tomar muito cuidado ao pedir para o gerente dicas de investimentos, sendo altamente recomendável, para todos os casos, que se conte com a ajuda de um profissional que seja experiente em consultoria financeira para saber como investir bem.

O banco pode não ter os investimentos que você precisa

É verdade. Como bem dissemos, muito provavelmente seu gerente só irá te mostrar os que ele tem.

Os famosos títulos de capitalização são um bom exemplo. Muitos clientes acabam não se dando conta de que este produto pode ser ótimo para o banco, mas pouco significativo para si próprios levando em conta seus objetivos.

Geralmente, possuem rendimentos muito baixos, não permitem resgatar o dinheiro antes de o plano findar e passam uma sensação equivocada de que é fácil ser sorteado, quando, na verdade, a realidade mostra baixas probabilidades. Da mesma forma pode acontecer com alguns tipos de previdência. Por isso é importante conhecer seu perfil de investidor e basear suas escolhas nele e não exatamente nas opções que o banco tem. Veja!

Investimento pelo Tesouro Direto com taxas mais baixas

Os clientes ficam pensando que para começar um plano privado precisam contar unicamente com os bancos ou algumas seguradoras. Mas isto não é totalmente verdade: é possível, por exemplo, fazer esta espécie de investimento pelo Tesouro Direto com taxas mais baixas (já falamos sobre ele aqui). Ou seja, nunca há somente aquela opção. E Isso com certeza só um consultor financeiro ou nós aqui de O Primo Rico iríamos te contar.  Então fique de olho!

Por que não se precaver e assinar nossa newsletter para receber boas dicas e ficar de olho neste mercado? Aproveite e se previna com boa informação!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados