Sabia que só 0,16% dos brasileiros estão Investindo no Tesouro Direto?

Dá pra acreditar nisso? Apenas 0,16% dos brasileiros estão investindo no Tesouro Direto ativamente. Sabe o que isso quer dizer, primos e primas? Que ainda temos muito chão pela...
poucos investindo no tesouro direto

Dá pra acreditar nisso? Apenas 0,16% dos brasileiros estão investindo no Tesouro Direto ativamente. Sabe o que isso quer dizer, primos e primas? Que ainda temos muito chão pela frente.

Disseminar o conhecimento financeiro, juntamente com as melhores oportunidades e formas de termos sucesso com investimentos e seus derivados… Essas são as premissas do Primo Rico. Espalhar para todos algo que seja bom para todos. E é sobre isso que conversaremos hoje.

 

Balanço e Estatísticas Mensais

Mensalmente, desde 2003, o Tesouro Direto divulga seu Balanço e Estatísticas com todas as informações importantes pertinentes aos Títulos Públicos. Vale a pena dar uma olhada para matar curiosidade e ficar por dentro de onde estamos investindo. Afinal, temos que saber exatamente o que está acontecendo com nossos investimentos, não é?!

Dica do Primo Rico: para não haver dúvidas sobre os tipos de títulos que o Tesouro Direto oferece, você pode acessar aqui. Vale a leitura para quem deseja investir com total confiança!

Voltando ao assunto, no último balanço (no nosso caso em Setembro de 2016) conseguimos algumas informações muito importantes. Olha só:

 

Quantos Brasileiros cabem em um Brasil?

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui uma ferramenta online de Projeção da População do Brasil. As atualizações são feitas a cada 20 segundos, para se aproximar o máximo possível dos dados reais.

Clicando aqui você consegue acompanhar essa atualização e verificar a quantidade de brasileiros nesse exato momento.

Até o momento em que eu fiz esse artigo, a quantidade de brasileiros era de aproximadamente 206,6 milhões.

 

Quantos deles estão, de fato, investindo no Tesouro Direto?

Como investidores (simplesmente cadastrados no sistema do Tesouro Direto), temos 973.894 investidores. Um acréscimo de 70,8% nos últimos 12 meses.

Mas investindo no Tesouro Direto como “investidores ativos”, comprando e vendendo os títulos, temos 347.247 pessoas, ou 0,16% da população. Esse número representa uma variação de 73,7% nos últimos 12 meses.

Referente à idade, os jovens de 26 a 35 anos são os que representam a maior parcela dos investidores, sendo 35,5% do total.

Ou seja, percentualmente, conseguimos perceber que a quantidade de pessoas que estão investindo no Tesouro Direto tem aumentado. Na verdade, mês após mês, os valores e a quantidade de investidores vêm quebrando recordes. Observe as notícias de Janeiro, Março e Junho deste ano, divulgadas pelo próprio Tesouro Direto, por exemplo.

 

Conclusão

Cada vez mais os brasileiros veem a importância que investimentos têm nas nossas vidas. Entendem que os investimentos são uma ótima forma de planejamento para curtos, médios e longos prazos. São a melhor maneira de complementar a renda que recebemos por meio do nosso trabalho árduo.

Então, quando vejo uma informação como essa, por um lado me entristece por notar o quanto estamos “gatinhando” ainda. Em pensar que poderíamos ter uma situação financeira nacional muito melhor do que a atual.

Mas também me anima, por perceber que isso vem mudando dia após dia. Que cada vez mais brasileiros estão aprendendo a seguir os melhores caminhos disponíveis e sem olhar para trás.

O pior de tudo é saber que esse tipo de investimento é tão simples e benéfico e, ainda assim, mal explorado e divulgado. Em compensação, vemos propagandas de produtos oferecidos por bancos, que visam “bater metas bancárias” acima de tudo. Inclusive, acima do benefício do próprio cliente.

Não que eu seja avesso aos bancos. Longe disso, na verdade. Mas existem formas melhores de se investir. Portanto, continuem investindo no Tesouro Direto. Continuem a crescer financeiramente. E principalmente, continuem a garantir que você seja dono do seu próprio tempo e do seu próprio dinheiro. E não deixe que você se torne um escravo do seu próprio bolso.

 

Se achar mais alguma fonte interessante ou tiver algum comentário ou sugestão, não deixa de comentar aqui embaixo. Sua participação é muito importante para o crescimento do site e para espalharmos o conhecimento financeiro para todos. Grande abraço e bons investimentos!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Tesouro Direto

Relacionados