7 dicas de negociação para comprar imóveis com os melhores preços

Estarei, nos próximos dias, dando mais informações sobre o meu projeto que irá te dar uma série de ferramentas (das quais eu mesmo utilizo) para você economizar e investir...

Estarei, nos próximos dias, dando mais informações sobre o meu projeto que irá te dar uma série de ferramentas (das quais eu mesmo utilizo) para você economizar e investir mais. Para ficar por dentro de todas as informações e novidades, basta clicar aqui.

Você encontrou o imóvel dos seus sonhos, mas acha que não tem dinheiro suficiente para comprá-lo? Calma! Será que um desconto ajuda? É possível diminuir o preço se você seguir algumas dicas de negociação para comprar imóveis.

Geralmente, os preços anunciados pelos proprietários já são ligeiramente mais altos dos que os valores de mercado. Isso significa que é viável chegar ao preço ideal após solicitar um desconto — ou dois, ou três.

Você sabe em que situações é possível pedir os abatimentos? Como realizar a negociação? O que você deve alegar? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Continue lendo este texto para aprender dicas de negociação para comprar imóveis com os melhores preços. Vamos lá!

1. Peça descontos na cara e na coragem

Informação é uma arma poderosa, não é verdade? Agora você já sabe que os proprietários e corretores, na maioria das vezes, anunciam um valor mais alto, prevendo os pedidos de desconto. Então, que tal aproveitar para pechinchar logo de cara?

Aproveite também que o mercado imobiliário está passando por um momento difícil, devido à crise econômica. Geralmente, o valor de desconto é de, pelo menos, 5% do valor do imóvel.

No entanto, a necessidade de vender, além de outros pontos durante a negociação, pode fazer com o que o desconto seja ainda maior. Pedir sem rodeios pode funcionar, mas é sempre bom ter outras cartas na manga.

2. Conheça os preços de imóveis da vizinhança

Saber quais são os preços de imóveis próximos é uma boa forma de analisar se o valor que está sendo pedido é justo ou não. Pesquise os valores dos imóveis ao redor que tenham características semelhantes à propriedade que você está negociando.

Essa é uma tarefa muito fácil hoje em dia, com a ajuda da internet. Se chegar à conclusão de que o imóvel está com o preço mais alto do que a média exercida na região, ótimo — assim você pode usar o parâmetro de comparação a seu favor na conversa com o proprietário ou corretor.

3. Esconda a sua empolgação

Você amou o imóvel e já até está planejando onde vai colocar cada um dos seus móveis. Foi, definitivamente, amor à primeira vista. Mas será que o proprietário ou o corretor precisam saber que você está tão empolgado? Acredite, é melhor não.

Afinal, a negociação é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você está aprendendo dicas de negociação para comprar imóveis, quem quer vender está pesquisando como valorizar e aumentar o preço.

Aproveitar a empolgação das pessoas interessadas é uma técnica muito usada por profissionais do ramo imobiliário. Por isso, se quer realmente pagar o melhor preço, segure a emoção e tente agir da forma mais racional possível.

4. Realize a vistoria com muita atenção

Agende uma vistoria e observe com atenção cada detalhe da casa ou apartamento que pretende comprar. De preferência, faça isso com ajuda de um profissional que não queira vender o imóvel. Caso encontre algum detalhe ou problema de infraestrutura, como vazamentos ou falhas na pintura, aproveite para pedir alguns descontos.

Absolutamente tudo o que incomodar você durante a vistoria pode ser usado para receber reduções no preço. Veja alguns exemplos:

  • bares barulhentos na vizinhança;
  • estádios de futebol ou outros locais que vão promover aglomeração de pessoas;
  • trânsito;
  • cheiro de umidade;
  • falta de iluminação na rua.

Se algo estiver quebrado ou necessitar de reforma, questione e solicite o desconto, afinal, mesmo que os custos sejam pequenos, isso vai gerar gastos para você no futuro. Nada mais justo que a quantia seja abatida no valor final do imóvel.

5. Prefira efetuar o pagamento à vista

Essa talvez seja a melhor das dicas de negociação para comprar imóveis. Caso tenha o dinheiro para pagar a casa ou o apartamento à vista, você certamente vai conseguir negociar com mais facilidade o melhor preço.

Infelizmente, sabemos que realizar a compra integral do imóvel é complicado para a maioria das pessoas e exige muito planejamento financeiro. Se esse for o seu caso, saiba que nem tudo está perdido: quanto maior for a entrada, maior será o seu poder de negociação.

Programe-se e guarde dinheiro para poder oferecer uma entrada considerável na negociação. Isso vai facilitar muito e fazer com que você economize mais dinheiro a longo prazo.

6. Analise o motivo da venda

Durante uma conversa amigável, tente descobrir quais são os motivos da venda e como o valor do imóvel foi estabelecido. Se o vendedor estiver com pressa de concluir a transação, obviamente estará mais aberto a negociar e diminuir o valor final do imóvel.

Também é interessante saber há quanto tempo a casa ou apartamento está à venda. Isso pode ser um argumento para convencer o corretor ou proprietário a dar descontos.

7. Tenha cuidado com ofertas falsas

Infelizmente, é como diz o ditado: “quando a oferta é demais, o santo desconfia.” Muitas vezes, corretoras imobiliárias anunciam grandes descontos com o único objetivo de desovar os seus estoques.

O problema é que, algumas vezes, os preços ofertados são apenas os valores normais de mercado. Os descontos são falsos e servem apenas para atrair pessoas interessadas. Tenha cuidado para não ser enganado com propagandas falsas.

Não compre nada por impulso, muito menos algo de tanto valor como um imóvel. Essa é uma transação que vai comprometer grande parte da renda familiar por um bom tempo. Para evitar dor de cabeça: pesquise sobre o imóvel, sobre o bairro e até sobre o proprietário.

Mas, cuidado para não pechinchar demais e acabar perdendo o imóvel para outra pessoa. Saiba quando chegar a hora de parar de pedir reduções e pagar o preço justo pela propriedade. Seja realista e não espere um desconto maior do que o praticado pelo mercado na região. Afinal, adquirir um imóvel pode ser um excelente investimento.

Gostou das nossas dicas de negociação para comprar imóveis? Esperamos que elas ajudem você a conseguir os melhores preços. Já que vai poupar algum dinheiro nessa transação, que tal investi-lo? Aproveite para baixar gratuitamente o ebook “Investimento para iniciantes“.

Em breve eu vou lançar um projeto que venho trabalhando há meses, um projeto do qual destinei todo o meu esforço. É um projeto para transformar a sua vida e a vida de todos a sua volta, mudando sua vida pessoal e principalmente financeira. Para saber QUANDO esse projeto vai sair do papel, e QUAIS ferramentas ele vai te fornecer, CLIQUE AQUI e deixe seu contato para receber mais informações em primeira mão!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Mercado Imobiliário

Relacionados