Por que usar a Corretora Easynvest? 15 dúvidas respondidas

Será mesmo que todas as corretoras são iguais? São tantas opções disponíveis no mercado que até parece difícil de achar que não tem nenhuma diferença entre elas. Pois é,...
por que usar a corretora easynvest

Será mesmo que todas as corretoras são iguais? São tantas opções disponíveis no mercado que até parece difícil de achar que não tem nenhuma diferença entre elas.

Pois é, e elas realmente não são iguais. Por isso vamos que O Primo Rico fez um Guia Completo – Melhores Corretoras e Plataformas 2016.

E, obviamente, não poderíamos deixar de fora a Corretora Easynvest. Vamos conhecer todos seus detalhes hoje.

 

Conhecendo a Corretora Easynvest

A Easynvest é uma das maiores Corretoras de Valores Mobiliários Independente do Brasil. Segundo a própria corretora, ela também é líder no Ranking do Tesouro Direto. Sem contar que é uma das mais seguras para operações de Renda Fixa.

Outro fator notável é sua capacidade de se renovar com o tempo, sempre se atualizando e cada vez mais digital. Alias, seu maior foco é na internet, sendo de longe a corretora que mais “investe em atendimento online”.

Mas será que é só disso que uma instituição desse porte precisa? Ela realmente atende a todas as necessidades dos seus investidores? Será que ela é realmente tão “easy” assim?

Para respondermos essas e outras dúvidas utilizaremos 15 perguntas selecionadas. Essas perguntas foram as mais feitas ao Primo Rico por e-mails, redes sociais e inclusive comentários aqui no site.

Então vamos nessa!

 

1) A Easynvest é Segura?

Aparentemente, sim. Ela é regulamentada pela CVM e possui o selo CETIP Certifica. Esse selo assegura que as aplicações são devidamente registradas no nome do investidor.

Isso garante que, caso qualquer problema aconteça com a Corretora Easynvest, suas aplicações ainda poderão ser operadas em qualquer outra Corretora de seu interesse. Portanto, fique tranquilo (a).

Ela também é aderente ao código ANBIMA, por causa dos Fundos de Investimentos da própria Corretora. Esse código regulamenta as melhores práticas para atividades de distribuição de produtos de investimento no varejo.

 

2) Há quanto tempo ela está no mercado?

A corretora não da muitos detalhes de sua história. Apenas algumas informações importantes foram encontradas.

Ela foi fundada em 1968, há quase 50 anos atrás. Antes de ser rebatizada como Corretora Easynvest, a empresa se chamava Título Corretora.

Porém seu maior destaque foi em 1999, quando entrou na lista de primeiras corretoras a oferecer serviços pela internet. E seu pioneirismo foi maior ainda quando disponibilizou o primeiro aplicativo do Brasil para investir em Renda Fixa.

 

3) Quantos clientes a Corretora Easynvest já possui?

Atualmente, a corretora conta com mais de 160 mil clientes, com crescimento de 15% ao mês. No começo de 2016, ela divulgou que seu último balanço ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões de ativos sob sua custódia.

 

4) E quantos funcionários trabalham para ela?

Novamente, essa informação não foi encontrada. Mas em seu perfil oficial do LinkedIn, é descrito que o tamanho da empresa tenha entre 50 e 200 funcionários, mostrando ser uma equipe bem enxuta.

Segundo a própria corretora, esse é o maior motivo para o benefício descrito na questão seguinte.

 

5) Qual o “Grande Diferencial” da Corretora Easynvest?

Não se pode dizer que isso é um grande diferencial, mas é algo bom e nem todos usufruem desse benefício. A Corretora Easynvest faz parte de um seleto grupo de corretoras que não cobram Taxas Administrativas e Taxas Extras.

A maioria dos investimentos disponíveis na plataforma (Renda Fixa) possui apenas as cobranças obrigatórias. Estas, por sua vez, seriam as taxas de IR e Taxa de Custódia da BM&FBOVESPA.

 

6) Quais produtos ela oferece para investir?

Apenas para que não haja dúvidas, iremos frisar um detalhe importante. As Corretoras não são as responsáveis por emitir os títulos. Elas apenas intermediam a conexão entre o Governo Federal, Instituições Financeiras e Investidores.

A única forma de você adquirir algum investimento emitido pela corretora seria comprando ações dela na Bolsa de Valores. Mas, como ela não é uma empresa de capital aberto, nem mesmo essa possibilidade existe – por enquanto.

Esse então é o portfólio de produtos disponíveis para você investir pela Easynvest:

  • Renda Fixa: LCI, LCA, CDB, LC, Debêntures, COE, CRI, CRA, Títulos Públicos.
  • Fundos de Investimento: Fundos Multimercado, Fundos de Ações, Fundos de Índices, Fundo Imobiliário.
  • Renda Variável: Ofertas Públicas – IPO, Ações, Opções, Mini Ibovespa, Mini de Dólar.

 

7)  Como faço para abrir conta?

O processo de abertura de conta da Corretora Easynvest parece simples, mas não é. Por mais que você tenha também a possibilidade de abrir a conta pelo aplicativo de Smartphone, são diversas complicações.

O tempo para realizar o cadastro é bem curto. Se por algum acaso esse prazo acabar, você terá bastante dor de cabeça.

Ao começar a cadastra conta, você insere seu CPF e outros dados de contato. Mas se o tempo de cadastro expira, seu CPF fica registrado em um Pré-Cadastro que mais parece um “meio termo”. Ou seja, você não está nem cadastrado e nem sem cadastro.

Dessa maneira, se você tentar acessar sua conta, seus dados estarão incompletos e te dará uma mensagem falando que a “conta não existe”. Porém, ao tentar se cadastrar novamente, terá uma informação de que seu CPF “já está cadastrado”.

Um limbo eterno que não te deixa nem acessar a conta e nem realizar o cadastro novamente. Quando isso ocorrer, você terá que entrar em contato com a central de atendimento da corretora e pedir a “exclusão do pré-cadastro” que está incompleto.

Assim que excluído, pode realizar novamente o processo (desde o começo).

Enfim, vamos ao passo a passo da abertura da conta agora:

Primeiramente, na home page, vá ao canto superior direito e clique em “Abra sua conta”:

01 Home page - Corretora Easynvest

 

Nessa primeira tela, você precisará colocar seus dados básicos como Nome, Telefone, CPF, Email e senha de acesso:

02 Abra sua conta - Corretora Easynvest

 

Assim que preencher os dados, você receberá uma notificação na tela do seu Número de Login, fornecido automaticamente pela Corretora. É importante guardar esse número, fica a dica:

03 Login para acessar - Corretora Easynvest

 

Agora sim, começaremos a preencher o cadastro. Primeiro serão seus dados “Principais”, “Profissionais” e “Financeiros”:

04 Pricipais - Corretora Easynvest

05 Profissional - Corretora Easynvest

06 Financeiro - Corretora Easynvest

 

Inserindo todos os dados necessários, terão duas possibilidades a partir desse momento. A Easynvest pode liberar a abertura da conta automaticamente sem pressa ou solicitar a copia dos seus documentos para confirmação:

07 Aprovação - Corretora Easynvest

 

No meu caso, acabou solicitando o envio dos documentos. Os documentos devem ser escaneados na frente, verso e entregue junto com o comprovante de endereço. Este último pode ser uma conta de água, luz, telefone ou gás em seu nome, dos seus pais ou de seu cônjuge.

Assim que entregue os documentos, você receberá um email informando que o prazo para liberação do acesso a conta será de até 2 dias úteis.

Entre as corretoras, a Easynvest é uma das mais demoradas para abrir a conta. Mas pode variar bastante, caso não peça o envio dos seus documentos. Ou seja, o processo pode durar de 20 minutos a 2 dias úteis para finalizar completamente.

Assim que aprovado a documentação, você será notificado por email. Nesse email também irá conter a sua “Assinatura Eletrônica”, necessária para a aprovação dos Contrato de Intermediação:

08 Meu cadastros - Corretora Easynvest

 

Agora, partiremos para algumas perguntas simples que definem seu “Perfil de Investidor” e identificam a carteira mais apropriada para investir:

09 API - Corretora Easynvest

 

Por fim, é solicitada uma quantia inicial (sem restrições de valores) para você começar a investir na plataforma:

10 Aplicação inicial - Corretora Easynvest

 

8) Ela possui um Home Broker?

Sim, e é uma das plataformas mais bem trabalhadas entre as corretoras. Geralmente as concorrentes oferecem plataformas menos trabalhadas esteticamente, mas dessa vez a Easynvest superou as demais.

Por mais que não possua nenhuma plataforma disponível para download e instalação no próprio computador, seu Home Broker online supre muitas necessidades.

Entretanto, o foco da Corretora Easynvest são investimentos de Renda Fixa e Tesouro Direto. Portanto, por mais que seu Home Broker seja agradável aos olhos, não é o mais recomendado para seu bolso. Até por que, suas tarifas e taxas para Renda Variável não são isentas e, pelo contrário, são bem altas.

Caso você esteja começando em operações Day Trade e negociações na bolsa, essa plataforma pode até suprir suas necessidades primeiramente. Mas quando pegar experiência, O Primo Rico sugere que você troque a ferramenta também.

Para acessar o Home Broker, acesse sua conta e clique em “Plataforma Easynvest”, no canto superior direito:

Plataforma HB - Corretora Easynvest

Faça a liberação de pop-ups para acessar o Home Broker:

Popup - Corretora Easynvest

 

Nesse momento, uma tela com algumas opções irão aparecer para você, como essa:

Home Broker - Corretora Easynvest

 

Cada opção dessa tela é móvel e você pode organizar como desejar. Inclusive a cor do fundo que, além do preto, também tem o tema branco.

Outras opções que podem ser incluídas na “Área de Trabalho” do seu Home Broker ficam no “Menu”, no canto superior esquerdo:

Menu Home Broker - Corretora Easynvest

 

Um exemplo é o “Gráfico Trader Data” que fornece um gráfico avançado para Analise Técnica de um ativo:

Grafico - Corretora Easynvest

 

9) Existe algum Aplicativo / Home Broker para o celular?

Sim, possui 2 aplicativos. O primeiro e mais utilizado é o Easynvest Renda Fixa e, com recursos para Tesouro Direto também. Já o segundo é específico para Renda Variável, o Easynvest Mobile Broker.

Analisando o primeiro aplicativo, percebemos que a facilidade de uso dele é impressionante. Todos os componentes nele fluem muito bem e possui uma navegação intuitiva. É fácil de achar as informações desejadas, pois seu design é minimalista e objetivo.

Um ponto que, para uns é positivo e para outros nem tanto, é que para acessar a sua conta é necessário inserir o Login e senha apenas uma vez. Depois disso, ele permanece ativo toda vez que vc acessa-lo, sem expirar a conexão.

Home - Corretora Easynvest

Menu - Corretora Easynvest

 

Título Privado - Corretora Easynvest

Tesouro Direto - Corretora Easynvest

 

 

No entanto, o segundo aplicativo voltado para Renda Variável, deixa um pouco a desejar. Primeiramente pelo seu desempenho lento, também por sua interface precária, falta de recursos que facilitam as operações e falhas e bugs crônicos.

Home HB - Corretora Easynvest

Menu HB - Corretora Easynvest

 

Operar - Corretora Easynvest

Detalhe - Corretora Easynvest

 

Dentre os aplicativos com recurso de Renda Variável, esse com certeza não seria o primeiro a ser indicado. E é estranho, pois o Home Broker para computador funciona muito bem. Irônico não?

 

10) Ela é Agente Integrado do Tesouro Direto?

Sim. Portanto, você terá duas formas de investir em Títulos Públicos. Pode ser operando pelo próprio site do Tesouro Direto ou pela plataforma da Corretora Easynvest.

 

11) Qual é o Prazo de Repasse do valor investido?

A Corretora Easynvest faz o repasse dos valores disponíveis no Saldo da Conta no mesmo dia que for solicitado. A transação é feita apenas por transferência para a corretora (DOC/TED) ou para a conta dela no Banco Bradesco.

Assim, quem tiver conta no Bradesco também não precisa pagar tarifas nem para o banco e nem para a corretora. Mas não há indícios de que esse método irá se expandir para os outros bancos.

Mas, como dito anteriormente, a transação não cobra tarifa (o que é muito comum em vários bancos e corretoras ainda).

Mas isso não quer dizer que seus investimentos todos possuem liquidez diária e que será possível resgatar seus valores a qualquer momento.

Alguns títulos possuem vigência e carência de 3 anos, 4 anos ou até mais. Preste sempre muita atenção nisso antes de investir. Prazo de repasse é uma coisa, carência para resgate do investimento é outra.

 

12) A Corretora Easynvest também possui alguma área educacional?

Em seu site, especificamente, não. O que ela fornece são vídeos no seu Canal do YouTube que ensinam a utilizar a plataforma.

A playlist Como usar a Plataforma Easynvest possui 23 vídeos instrutivos. Seu objetivo é ensinar desde como comprar títulos de renda fixa, até como operar no Day Trade.

Sem contar que o canal em si possui muitos outros vídeos, abrangendo tudo o que você precisa saber para investir. Materiais como Webinars (palestras), entrevistas e dicas com profissionais do meio são os principais conteúdos do canal.

 

13) Qual é a história dos principais executivos da Corretora?

Pesquisando pela internet ou tentando contato com a corretora, não foi possível achar informações relevantes sobre os principais executivos.

Foram pesquisados sobre Marcio Cardoso, Sócio-Diretor da Easynvest; Amerson Magalhães, Diretor da Easynvest; e Fábio Macedo, Gerente Comercial.

 

14) Por que o investidor deveria escolher essa corretora ao invés de outra?

A abordagem digital da Easynvest é impressionante. Seu aplicativo para Renda Fixa é um dos mais fáceis de manusear e seu perfil minimalista ajuda bastante.

Muitas plataformas e aplicativos, talvez para parecerem mais completos, acabam deixando sua usabilidade ser prejudicada. A tela se torna poluída com várias informações que muitas podem confundir os mais leigos.

Portanto, se você é investidor Pessoa Física, está começando a investir agora e quer economizar em taxas desnecessárias, a Corretora Easynvest é perfeita para você.

Caso você a encolha, logo verá que é realmente bem fácil de usar seu site e aplicativo, já que foi projetado para ser intuitivo.

O defeito da corretora, entretanto, é a ausência de assessores para auxiliar o investidor na tomada de decisões. Então caso queira esse tipo de suporte ou uma plataforma mais arrojada e avançada, existem outras plataformas que agradarão mais seu gosto.

 

15) Quais são as maiores reclamações da Easynvest?

Quando queremos saber sobre tudo em uma corretora, vamos desde os pontos positivos dela até os pontos negativos. Portanto, toda reclamação é bem-vinda.

E onde seria melhor de descobrir as reclamações sobre a Corretora Easynvest do que no Reclame Aqui?

Analisando as reclamações da corretora feitas no site, conseguimos as seguintes opiniões:

Reclame aqui - Corretora Easynvest

 

Embora não seja a corretora campeã de insatisfação, possui uma grande quantidade de reclamações registradas. Não é à toa que sua nota é apenas 6,5.

Suas maiores queixas feitas são sobre: as falhas sistêmicas do site como “quedas e lentidão”; mau atendimento dos responsáveis pelo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”; e dificuldades no processo de “cadastro e abertura de conta”.

O problema de abertura de conta aconteceu inclusive comigo, durante o passo a passo da PERGUNTA 7.

E como podemos perceber pela imagem ou pelo link citado agora pouco, o “índice de solução” dos problemas é quase 82%. Outro dado importante é que mais de 67% “voltariam a fazer negócios” com a Corretora.

 

Muito bem, por hoje é só. O que você achou da Easynvest? Boa? Ruim? Deixa seu comentário aqui embaixo e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos no seu e-mail. Forte abraço a todos.

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Melhores Corretoras e Plataformas

Relacionados