Investimento para iniciantes: por que você deve começar a investir já!

Fazer o dinheiro se multiplicar é um desejo de grande parte das pessoas. Muitas delas até pesquisam sobre investimento para iniciantes, mas pela falta da educação financeira, possuem dificuldades...

Fazer o dinheiro se multiplicar é um desejo de grande parte das pessoas. Muitas delas até pesquisam sobre investimento para iniciantes, mas pela falta da educação financeira, possuem dificuldades para escolher o melhor tipo de aplicação.

Se você também vive esse dilema, saiba que, com alguns cuidados, é possível obter retornos no mercado financeiro acima da inflação e, assim, proteger o poder de compra do dinheiro.

Sendo assim, criamos este post com algumas dicas de como investir e com algumas razões para você começar já! Confira!

Investimento para iniciantes faz a renda crescer

Já imaginou se, além de si mesmo, outra pessoa trabalhasse para ganhar dinheiro para você? Achou estranho isso? Saiba que essa situação é possível! Em vez de uma pessoa, as suas aplicações financeiras trabalham como forma de fazer o seu dinheiro gerar mais renda para você.

Por isso, em vez de comprometer o seu salário com compras supérfluas, que vão apenas deixar o seu capital parado, tenha em mente que o investimento para iniciantes pode ser um ótimo começo para você formar um patrimônio sólido. Sem contar que, ao poupar, você evita a depreciação de produtos comprados somente por impulso.

Proteção contra a inflação é garantia de não ter prejuízo

Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que, antigamente, guardavam o dinheiro no colchão. É bem verdade que isso ocorria mais no meio rural. Ainda assim, hoje em dia, deixar o dinheiro parado, seja em casa ou mesmo na conta corrente, pode ser causa de prejuízo no futuro. Sabe por quê?

Com a inflação ou com o aumento generalizado dos preços, o poder de compra cai no decorrer do tempo. Isso não significa que há uma diminuição do valor monetário da quantia guardada, mas da capacidade de consumo desses recursos. Logo, o investimento para iniciantes é uma maneira de você proteger o seu dinheiro da inflação.

Para tanto, é importante acompanhar os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, que demonstra a variação da inflação no Brasil. Esse índice é uma referência para você comparar a rentabilidade das suas aplicações financeiras, e saber se teve ou não um ganho real.

Por exemplo: por várias vezes o IPCA foi maior do que o rendimento da caderneta de poupança. Logo, você pode perceber que nem sempre essa tradicional aplicação é vantajosa para o investidor.

Aplicações são fonte de tranquilidade no futuro

Quem não possui objetivos financeiros ao longo da vida, não é mesmo? Comprar uma casa, adquirir um carro, fazer uma faculdade, viajar ao exterior, aposentar-se, etc. Porém, nem todo mundo possui os recursos necessários para realizar essas atividades.

Nesse sentido, o investimento para iniciantes é uma maneira de o indivíduo se preparar para a conquista das suas metas financeiras. Ao adquirir o hábito de economizar e de colocar os valores poupados em aplicações, o investidor começa a programar a realização dos próprios objetivos.

Dessa forma, pode aproveitar o próprio capital para se beneficiar dos juros — e não ser um pagador por causa de um endividamento precoce. É claro que isso requer uma visão de futuro. Afinal, você precisa abrir mão de consumir algo no presente para poder usufruir, com melhores condições financeiras, no futuro.

Agora que você tem mias informações sobre o investimento para iniciantes, que tal compartilhar as suas experiências conosco? Deixe um comentário!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados