Homens vs Mulheres: Quem investe melhor?

Investimento parece um assunto mais masculino? Não é à toa: segundo dados recentes, as mulheres são apenas 24% dos investidores no Tesouro Direto e 23% da Bolsa. No entanto,...
Homens vs Mulheres - Quem investe melhor

Investimento parece um assunto mais masculino? Não é à toa: segundo dados recentes, as mulheres são apenas 24% dos investidores no Tesouro Direto e 23% da Bolsa. No entanto, não precisa ser assim. Afinal, homens e mulheres precisam construir patrimônio, preparar a aposentadoria, combater a inflação… Assuntos mais importantes do que uma disputa de fato “Homens vs Mulheres”.

Desde que lancei o Finanças Femininas, em 2012, nunca ouvi uma história de uma mulher que virou trader e perdeu toda a grana dela na Bolsa. Essas histórias, sinto informar, são majoritariamente masculinas – e são mais frequentes do que você pensa.

 

A motivação é diferente

A mulher, quando decide investir, quer realizar um sonho. Nossas leitoras me escrevem para saber qual é a melhor aplicação para juntar dinheiro para o casamento, para dar a entrada no apartamento dos sonhos, para a aposentadoria. Sempre tem um objetivo associado. Já o homem curte o assunto pelo assunto mesmo. Quer saber qual título do Tesouro Direto performa melhor. São dúvidas diferentes.

Mas se você for olhar o desempenho dos investimentos dos homens e das mulheres, vai descobrir que, geralmente, eles saem perdendo. E não sou eu que estou falando, existem dezenas de pesquisas acadêmicas que mostram isso. Os homens tendem a comprar e vender mais, trocar o tempo inteiro de papeis. As mulheres não fazem isso, economizando muito mais com taxas e impostos. As mulheres pesquisam mais sobre os investimentos, montam seus planos e colocam eles em prática de forma mais estratégica. No final das contas, as carteiras delas acabam rendendo mais.

 

Mulheres investem de forma diferente

O estilo de investir é tão diferente que já virou até assunto de livro: em “Warren Buffett investe como as mulheres”, LouAnn Lofton, editora do respeitado site americano Motley Fool, mostra que as estratégias aplicadas pelas mulheres em seus investimentos são muito parecidas com as de Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos. Elas têm um perfil de risco mais conservador, mas isso não significa menos retorno no longo prazo!

No entanto, o que falta às mulheres é autoconfiança. Em um estudo, homens e mulheres tiveram que fazer uma prova sobre investimentos com testes de múltipla escolha. Em todas as perguntas, sempre havia a opção “não sei responder”. Neste teste, as mulheres tiveram um desempenho muito menor do que o dos homens. Quando a opção “não seu responder” foi retirada, e as mulheres foram obrigadas a responder o questionário, o cenário mudou: o desempenho delas foi ligeiramente superior ao dos homens.

 

Como estimular mais mulheres a investir?

Ou seja: é preciso de pouco para transformar uma mulher em uma investidora. Elas já sabem mais do que acham que sabem e sua cautela é sua maior aliada. Se começar a ler sobre o assunto e entender um pouco mais sobre os diversos tipos de investimentos, ela estará pronta rapidamente para começar a investir e fazer seu patrimônio crescer.

Se você é mulher e ainda não faz isso, junte-se a mim e tantas outras e comece agora a aplicar seu dinheiro.

Se você é homem, compartilhe este artigo com uma mulher. Você poderá transformar a vida dela!

 

Esse post foi feito em parceria com:

Carolina Ruhman

“Especialista em finanças pessoais e fundadora do Finanças Femininas, o primeiro site de empoderamento feminino através da educação financeira do Brasil. É coautora do livro ‘Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos’ (Saraiva). Estudou Jornalismo na PUC-SP, Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris, e Liderança Feminina em Wharton (Universidade da Pensilvânia). Foi eleita personalidade do ano de 2015 em finanças pessoais pelo site Dinheirama.”

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados