Aplicações em 2017: saiba quais valem mais a pena!

O Ano Novo está chegando e, com ele, a esperança de ganhar mais dinheiro, não é verdade? E como fazer isso nas aplicações em 2017? O primão aqui responde:...
quais aplicacoes em 2017 valem mais a pena

O Ano Novo está chegando e, com ele, a esperança de ganhar mais dinheiro, não é verdade? E como fazer isso nas aplicações em 2017?

O primão aqui responde: investindo! Isso mesmo: essa é a dica de ouro para quem deseja aumentar a renda e colocar a organização financeira em dia. É aquela mesma lógica dos anos anteriores. Quando sobrar dinheiro do orçamento, por que mantê-lo sem lucro? Quando se pode obter algum rendimento com ele? Não tem segredo!

Agora você me fala: “ok, já sei que preciso mesmo começar a investir… Então, por onde começo? Quais são aquelas aplicações que estão em alta para 2017?” Ora, não se preocupe! É para isso que estou aqui! Se você se interessa pelo tema, leia este post. Descubra quais serão as melhores (e as piores) aplicações em 2017!

 

Renda fixa: ainda uma excelente opção

A renda fixa continua firme e forte como a melhor área para investir seu dinheiro. A prospectiva de aplicações em 2017 não é tão boa para a renda fixa quanto a de 2016. Apesar disso, o governo federal está tomando algumas medidas para expandir seu lucro. O que, por consequência, torna a área menos atraente para investidores. Contudo ela ainda é uma excelente opção para quem procura ter bom lucro com seu dinheiro.

A partir de outubro deste ano, a SELIC começou a diminuir um pouco. Para quem não sabe, a SELIC é a taxa básica de juros no país. Ela girava em torno dos 14,25%. Então, mesmo com uma baixa nessa porcentagem, continua compensando para os investidores.

 

Poupança: pouco rendimento

Fomos da melhor para a pior opção de aplicação em 2017 em apenas dois itens! A poupança, como vem sendo a tendência, continua a ser um dos investimentos menos indicados para o próximo ano. Isso porque seu rendimento fixo mensal está na casa dos 0,5%. O que não é quase nada, tendo em vista que existem opções muito mais atraentes para os investidores.

Mas, veja vem, nem tudo são trevas na poupança… A boa notícia é que, com a taxa de juros diminuindo, a margem de lucro das poupanças passa a aumentar. Também não precisa ficar muito animado, porque qualquer aplicação em renda fixa, por exemplo, é bem mais lucrativa. Na atual circunstância, manter o seu dinheiro na poupança só não é pior do que mantê-lo debaixo do seu colchão!

 

Tesouro SELIC: baixos riscos

Para o próximo ano, investir no Tesouro SELIC pode ser uma das melhores estratégias a se adotar. Principalmente se levarmos em consideração os baixos riscos que a aplicação tem.

Aí você me pergunta: “mas vamos por partes: o que é o Tesouro SELIC?”. Ora, ora, o Tesouro SELIC significa “apenas” um título que segue a rentabilidade da taxa SELIC. Por isso, sua liquidez diária é alta e seu fluxo de pagamento simples.

Vale dizer que o Tesouro Direto é uma plataforma online fornecida pelo Tesouro Nacional. Ela serve para a compra e venda de Títulos Públicos — e um daqueles títulos é o Tesouro Selic.

Parece que estou falando grego? Então vamos simplificar: basicamente, o que você está fazendo é emprestar dinheiro para o governo. O Tesouro SELIC negocia títulos públicos pós-fixados cuja rentabilidade é guiada 100% pela taxa básica de juros nacional. Esse investimento é um dos únicos que não possui rentabilidade negativa (leia-se: uma ótima notícia para suas aplicações em 2017!). E ainda tem aplicação on-line e resgate simples.

 

CDBs: entre as melhores apostas de aplicações em 2017

Quer uma coisa melhor do que emprestar dinheiro para o governo? Tente emprestar dinheiro ao banco! Pois fique feliz: essa é a ideia do Certificado de Depósito Bancário.

“Mas, primão, no Tesouro SELIC o lucro vem da taxa SELIC. O que guia a rentabilidade dos CDBs?” Bom, essa resposta é bem simples e, mais uma vez, bem parecida com o Tesouro SELIC: são as taxas CDI, que têm um rendimento bastante parecido com a SELIC.

Há uma grande vantagem dos CDIs entre as aplicações em 2017. Enquanto o Tesouro Direto rende 100% da taxa SELIC, o Certificado de Depósito Bancário pode superar essa porcentagem. Alguns contratos giram em torno de 105% a 115% de lucro ao ano! Um ótimo negócio, não é verdade? E quando começar a ganhar dinheiro, pode vir agradecer ao Primo Rico aqui, hein?

Achou que esse investimento é coisa boa? Então preste atenção na hora de escolher o melhor banco para fechar acordo. Quanto menor for o banco, mais ele tende a pagar. Isso mesmo! Só não vale cair no conto do vigário e fechar com instituições que você não conhece, certo? Faça uma pesquisa séria para saber qual, dentre os bancos pensados, te trará mais benefícios.

Como a nossa taxa de juros tem previsão de queda, o melhor a se fazer agora é optar pelos CDBs pré-fixados. Deve-se também delimitar o investimento àquele coberto pelo FGC, que hoje é o valor de R$ 250 mil.

 

Bolsa de valores: mais rentabilidade com a recuperação financeira

Ah, a tão temida bolsa de valores… “Você tá brincando comigo? Eu posso perder tudo em um dia. Posso não ter lucro nenhum. E posso desgraçar a minha vida financeira! Como vou começar a investir na bolsa de valores?” Já consigo ouvir a voz de vocês dizendo isso para mim.

Pois bem, tudo o que foi dito é verdade — em termos. Não posso dizer que os investimentos na bolsa de valores sejam necessariamente tranquilos. Nem que você pode esquecer que existe e só receber seu lucro quando quiser. Todos nós sabemos que não é assim que funciona.

Porém, houve recuperação financeira das empresas neste final de ano. Em 2017, a bolsa promete vir com tudo para dar rentabilidade aos seus investidores! A ideia é também em longo prazo. Comprar ações em baixa, hoje, para que elas aumentem até 2018, o que é a tendência do mercado.

Mas não seja o prejudicado da história: é MUITO importante, mesmo, avaliar e estudar a evolução do mercado de investimentos. Deve-se pesquisar sobre a empresa escolhida, para prever se de fato terá um lucro considerável com o investimento. Dessa forma, você vai acertar na escolha entre as aplicações em 2017! Depois não vai dizer que eu não avisei, hein?

 

Nada como começar um novo ano com perspectivas melhores na vida financeira. Nada melhor do que os investimentos para te ajudar a ter mais tranquilidade nessa hora. Gostou das nossas dicas de aplicações em 2017? Então deixe um comentário e conte a sua experiência no assunto!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados