7 Termos que você precisa conhecer antes de investir!

Primeiramente você precisa conhecer alguns termos que são utilizados recorrentemente no mundo dos investimentos, sabendo um pouquinho de cada um é possível avaliar os seus investimentos e ver se...

Primeiramente você precisa conhecer alguns termos que são utilizados recorrentemente no mundo dos investimentos, sabendo um pouquinho de cada um é possível avaliar os seus investimentos e ver se realmente eles estão valendo a pena para você:

Selic

É a taxa básica de juros da economia. Definida pelo governo em reuniões do COPOM, a SELIC é um norte para todas demais taxas de juros do país. É bom sempre avaliar, meus investimentos estão rendendo algo próximo á Taxa Selic?

 

CDI

É taxa de juros a qual os bancos se emprestam dinheiro, normalmente coladas à SELIC, também remuneram a maioria dos produtos bancários (CDBs, LCIs, LCAs etc).

 

% CDI

É o percentual do CDI que o banco remunera os investidores em seus produtos.

Supondo o CDI a 14% a.a., um produto que rentabiliza a 90% do CDI remunera na verdade 12,6% a.a os seus investidores. Conhecer a porcentagem do CDI que é remunerado o seu investimento é essencial para ter bons produtos.

 

IPCA+

Também uma forma de remuneração dos produtos de renda Fixa, o IPCA+ é uma forma de rentabilização que remunera os seus produtos baseados no índice de inflação, o IPCA. Nesse tipo de rentabilidade o produto ira render o IPCA (índice de preços – “inflação”) mais uma taxa acordada. Ou seja, em um produto IPCA+ o ganho é sempre real (acima da inflação).

Exemplo: IPCA+6%

IPCA: Índice de inflação (varia com oscilações da economia)

6%: Rentabilidade real fixa (acima da inflação e invariável)

 

Prefixado

É um produto que tem sua taxa acordada na compra do produto. A taxa é fixa e não varia com as oscilações da economia (como acontece com a taxa de juros, por exemplo). No final do período sabe-se exatamente qual será o montante.

 

Liquidez

Como o nome mesmo propõe um investimento líquido é aquele que tem fluidez. Que já cumpriu ou não tem período de carência. Então um produto líquido é aquele que podemos resgatar antes de seu vencimento.

 

FGC

Fundo Garantidor de crédito, o qual garante que investimentos até R$ 250.000,00 sejam ressarcidos em caso de quebra do banco. Esse fundo garante diversos produtos de renda fixa,

Saber esses conceitos é o primeiro passo para avaliar seus investimentos e entender por que muitas vezes seus investimentos não possuem a rentabilidade desejada! Vá atrás de seus investimentos, descubra a porcentagem do CDI paga na rentabilidade do seu produto. Compare seu rendimento à taxa de juros do período e à inflação.

Sempre há alternativas melhores a seus investimentos. No próximo post apresentarei o que você precisa conhecer para seus investimentos renderem mais.

Vemo-nos em breve!

 

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
InvestimentosO CaminhoRenda Fixa

Relacionados