4 grandes investidores mundiais e o que você pode aprender com eles

O caminho rumo à conquista de uma vida financeira de sucesso é uma tarefa árdua e complexa. Até mesmo os grandes investidores de hoje não se livraram da busca...

O caminho rumo à conquista de uma vida financeira de sucesso é uma tarefa árdua e complexa. Até mesmo os grandes investidores de hoje não se livraram da busca por conhecimento e também já foram meros aprendizes do mundo dos negócios.

O que os investidores mais ricos do mundo fazem de especial, a ponto de se destacarem no cenário econômico e construírem patrimônios que deixam qualquer iniciante de queixo caído? Descubra quais são as suas estratégias no post de hoje!

1. Warren Buffett

Aos 85 anos, Warren Buffett é conhecido como o investidor de maior sucesso e um dos homens mais ricos do mundo. Nascido e criado em uma família estadunidense que não pertencia à classe A, o “Oráculo de Omaha”, como ele é chamado, possui hoje uma fortuna estimada em mais de 70 bilhões de dólares.

Sua estratégia mais conhecida é a “Buy and Hold”: o investidor escolhe minunciosamente a empresa na qual deseja investir e, só após analisá-la muito bem, decide comprar a ação com o intuito de mantê-la em carteira por um longo tempo. Buffet também é famoso por realizar compras nos momentos em que o mercado está nervoso e vendas em tempos mais eufóricos. Uma de suas famosas cartadas diz respeito à compra da empresa produtora de ketchup Heinz, listada na bolsa por 23,2 bilhões de dólares, na época.

2. Carl Icahn

Este é outro investidor que também não nasceu pertencente à classe A. Icahn nasceu no Queens, em Nova Iorque, estudou medicina, mas desistiu e optou pelo exército.

Só depois acabou parando na Wall Street. Hoje, aos 80 anos, sua fortuna é estimada em mais de 23 bilhões de dólares.

Icahn ficou conhecido pelo seu estilo agressivo e por não ter receio algum na hora de investir. Ele costuma comprar muitas ações de uma mesma companhia até ter participação o bastante que lhe permita ser influente no conselho de administração, a fim de tomar decisões que considere importantes. Dessa forma, passou a ter participação relevante e controle de marcas famosas como Netflix, Time Warner e Texaco.

3. Lirio Parisotto

Grande investidor brasileiro, Parisotto nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em uma humilde família de classe baixa. Antes de construir um patrimônio bilionário, ele passou por muitos altos e baixos e chegou a perder todo o seu dinheiro no início dos anos 70, após aplicá-lo na bolsa e só conseguiu dar uma reviravolta 20 anos depois, no início dos anos 90.

Em 1988, ele aplicou cerca de 6 milhões de dólares em uma carteira com 11 ações. O investidor gaúcho prefere optar por empresas com baixo P/L (preço sobre o lucro) e bom pagamento de dividendos na hora de investir.

Ainda, o gaúcho aproveitou a crise de 2008 para aumentar o seu patrimônio, a partir da compra de barganhas na bolsa, mostrando que não vender na baixa foi uma sábia decisão. Hoje, aos 65 anos, sua fortuna é estimada em mais de 2,4 e Parisotto é considerado um dos homens mais ricos do mundo, segundo a Forbes.

4. Luiz Barsi

Outro brasileiro e grande investidor na lista é Barsi, que também pertencia a uma família de classe baixa, morou em um cortiço e engraxava sapatos para ajudar na renda familiar. A partir de seus esforços, conseguiu cursar economia, direito e começou a investir na bolsa de valores — o dinheiro que sobrava no fim do mês.

Hoje, ele é um dos maiores investidores da Bovespa e acionista de empresas como Forjas Taurus, Banco do Brasil e Klabin. Uma de suas estratégias é o que ele chama de “carteira de previdência”, que consiste em comprar ações negociadas abaixo do valor patrimonial, que tenham saúde financeira o bastante para distribuir dividendos, com objetivo para um prazo de muitos anos. Barsi também tem a disciplina como estratégia e diz ser necessário criar uma rotina mensal de aplicações na bolsa, até chegar ao ponto de que, apenas reinvestir dividendos será suficiente para o crescimento do patrimônio.

Quer ficar por dentro do mundo dos negócios? Assine a nossa Newsletter!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Investimentos

Relacionados