“Onde Ele Investe?” com o especialista Gustavo Cerbasi

Caros primos e primas, gostaria de relatar por escrito, por meio desse post, uma das conversas mais importantes que já tive em toda minha carreira. Sim, estou falando do...
onde ele investe com gustavo cerbasi

Caros primos e primas, gostaria de relatar por escrito, por meio desse post, uma das conversas mais importantes que já tive em toda minha carreira. Sim, estou falando do meu ilustre convidado para o “Onde Ele Investe?”, Gustavo Cerbasi.

Devo assumir que ele é uma grande fonte de inspiração para muitos investidores, inclusive eu. São inúmeras palestras, livros, entrevistas na TV e consultorias que comprovam que “ele é o cara”. Conversar com ele só me agregou ainda mais conhecimento e vontade de expandir a mente.

Mas voltando especificamente para sua estratégia de investimentos, não podemos considera-la como “tradicional” ou “típica”. Sua carreira foi recheada de mudanças e rotinas inconstantes, que não o permitiam nem mesmo imaginar como seria sua rotina de trabalho no ano seguinte, para você ter uma ideia.

Para acompanhar o texto, você pode ver também a entrevista gravada para o Canal do Primo Rico no YouTube. Dá só uma olhada.

 

Gustavo Cerbasi era Arrojado…

Desde o começo de sua carreira como uma pessoa pública, Cerbasi teve uma rotina incerta e agitada. Mas antes disso – quando tempo para ele não era uma problema – suas atitudes na hora de investir eram arrojadas, tendo olhos quase que exclusivamente para a Bolsa de Valores.

Cerca de 90 a 95% de sua carteira era bastante agressiva, com foco total em ações. Você pode achar isso um tanto quanto “arriscado demais”, mas ele já entendia de mercado por ser professor de analise fundamentalista e analise de ações. Assim fica mais fácil de acertar na hora de comprar e vender algumas ações, não é mesmo?

Com frequência ele operava vendendo os piores papéis de sua carteira e comprando os melhores, mas algo aconteceu nessa época. Sua agenda o apertou, pois ele passava muito tempo em hotéis com má conexão, viajando de avião ou até off-line.

Nesse momento, sua carteira começou a cair o rendimento. Isso o fez mudar um pouco de perfil.

 

Passou para o Perfil Moderado…

Entre 2005 e 2009 foi quando Gustavo Cerbasi repartiu sua carteira, basicamente, em 50% Renda Fixa e 50% Renda Variável, sendo essa última parte composta praticamente por Fundos de Ações.

E você pode até se perguntar “como pode alguém especialista do Mercado Financeiro investir em um Fundo de Investimentos? Os Fundos são administrados e geridos justamente por pessoas como ele, e ainda por cima cobram taxas por conta de seus serviços prestados. Por que ele investiria dessa forma?”

Para você ter uma ideia de quão importante é o ‘tempo’ para um investidor, até mesmo nosso convidado teve de equalizar sua carteira com sua rotina e carreira. Isso serve até de exemplo para os outros: não mude sua vida em função dos investimentos, mas mude suas aplicações para que acompanhem você e seus objetivos de vida.

 

Agora ele está conservador

Obviamente ele não precisa de fato investir mais de forma arrojada, já que alcançou sua Independência Financeira. Dessa forma, ele não precisa mais de uma carteira que demande todo seu tempo.

Seu patrimônio atualmente é 100% de Renda Fixa, com foco em:

  • Títulos Públicos
  • Fundos DI
  • CDBs de bancos pequenos
  • Condo-Hotel
  • Aluguel de Imóveis
  • Investimentos no Exterior (em dólar)

Com essa tranquilidade, sua única forma de monitoramento se baseia em uma planilha de Excel com informações como “o que você comprou?”, “quanto daquilo você comprou?” e “qual é sua expectativa para essa compra?”

Enfim, Gustavo Cerbasi seguiu a própria estratégia dele e apenas venceu na vida, conseguindo sua tranquilidade financeira e profissional muito antes do que muita gente. Não há como não dizer que ele não é um exemplo. Para saber todos os detalhes de sua trajetória, é só assistir ao vídeo lá em cima, ok?

 

Não deixe de acompanhar nosso canal do Primo Rico. Se inscreva lá e curta o vídeo para ajudar o canal a crescer e espalharmos o conhecimento financeiro para todos. Ah, sempre que tiver qualquer dúvida ou sugestão, não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo ou no próprio canal. Estarei sempre a sua disposição. Grande abraço e bons Investimentos.

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Galeria de Vídeos

Relacionados