Tchau Bancos Tradicionais e bem vindos Bancos Digitais

Com o passar do tempo, é natural que as coisas mudem. Isso se aplica às pessoas, lugares e até mesmo empresas. Com os bancos também não foi diferente, por...
tchau bancos tradicionais bem vindos bancos digitais

Com o passar do tempo, é natural que as coisas mudem. Isso se aplica às pessoas, lugares e até mesmo empresas. Com os bancos também não foi diferente, por exemplo. Por mais que sua origem seja milenar, seu formato sempre sofreu mudanças. E agora, a mais significativa são os Bancos Digitais.

Pois é, antes a competição entre os bancos era pra ter mais agências bancárias distribuídas pelo país. Mas agora, existem bancos que estão mudando essa mentalidade e fazendo do celular de cada cliente uma agência.

Além disso, os Bancos Digitais estão justamente balanceando os pontos negativos que um banco tradicional possui. Então vamos entender melhor sobre as vantagens e desvantagens dos Bancos Tradicionais e Bancos Digitais.

 

Bancos Tradicionais estão defasados

Os bancos tradicionais são gigantes. Talvez sejam até mesmo as maiores instituições do país e também do mundo. E não dá pra desmerecer o trabalho de uma instituição assim.

Mas convenhamos, é um pouco difícil achar alguém que se sinta plenamente satisfeito com seu banco. São basicamente as mesmas queixas em todos: filas enormes, informações equivocadas dos funcionários, cobranças indevidas, taxas excessivas, produtos e serviços oferecidos em “venda casada” e por aí vai.

Mesmo com tanta insatisfação, os bancos tradicionais conseguem lucrar bilhões de reais em seus fechamentos trimestrais. É isso mesmo, não é bilhões por ano, é por TRIMESTRE.

Essa proeza só é possível por conta dos juros altíssimos que são cobrados em suas operações de crédito. Para se ter uma ideia do quanto esses juros são altos, a Taxa SELIC – taxa básica de juros nacional, estipulada pelo governo – hoje está em aproximadamente 13% ao ano. Já a taxa média de juros dos cartões de crédito chega a quase 500% ao ano.

Da para imaginar? 500% de rentabilidade? Se isso fosse um investimento, seria com certeza o melhor de todos. Falando em investimentos, vamos entender agora o porque os Bancos Digitais são ótimas opções para quem quer investir.

 

Bancos Digitais são ideais para quem quer investir

Os bancos digitais podem ser ótimas ferramentas para um investidor. O motivo é – na maioria das vezes – que os bancos digitais são isentos de muitas taxas e tarifas bancárias.

Isso inclui as tarifas de transferências para outros bancos, também chamadas de DOC e TED. Esse benefício permite que você realize transferências para Bancos de Investimentos ou Corretoras de Valores sem nenhum custo.

Essas são as melhores opções para se investir atualmente, com um ótimo portfólio de produtos disponíveis para qualquer perfil de investidor.

Mas com os clientes de bancos tradicionais, novamente, a situação é diferente. Pelas altas tarifas por DOC/TED, muitas vezes o investidor acaba desencorajado a investir por fora do seu banco.

Sem contar a pressão psicológica dos funcionários dos bancos tradicionais. Muitas vezes eles usam argumentos como “você pode investir por aqui”; “o banco é mais seguro que uma corretora”; “se você investir na bolsa vai perder tudo”; “é melhor deixar o dinheiro na poupança, por que não paga Imposto de Renda”.

Enfim, a instituição sempre vai tentar te segurar. E é por isso que Bancos Digitais se sobressaem para quem quer investir. Eles incentivam o cliente a utilizar multiplataformas. Cuidado para não confundir então o seu gerente de banco com um Consultor Financeiro.

 

Como sacar ou ser atendido pelos Bancos Digitais?

Como os bancos digitais não possuem estabelecimentos ou agências bancárias, seus custos são bem menores. Dessa forma, somente com suas operações de crédito já conseguem lucrar de forma significativa.

Assim, não precisam tarifar de seus clientes a utilização da conta. “Mas primo, e o atendimento desses bancos? Como faço também para sacar, já que não possuem agências?” Calma, eu vou explicar tudo.

O atendimento dos bancos digitais é feito totalmente de forma on-line, seja por chat em aplicativos de smartphones, no internet banking ou por telefone. Nada presencial.

Já o saque, é realizado em máquinas de caixa eletrônico compartilhadas por várias instituições. Uma empresa muito conhecida nesse ramo é o Banco 24h, da TecBan.

Ela possui parceria com mais de 30 bancos. Inserindo o cartão de qualquer uma dessas instituições, a máquina já pode realizar o saque ou qualquer outra transação bancária como pagamentos e transferências.

Essas operações também ficam disponíveis nos canais digitais das instituições – até porque, seu foco é ser digital né?!

 

Como os Bancos Tradicionais estão lidando com a concorrência?

Os bancos tradicionais também estão utilizando dos métodos digitais para se promover. Gigantes como Itaú e Bradesco já oferecem aos seus clientes a opção de conta digital.

Os benefícios são os mesmos e a condições de uso da conta são parecidas. A diferença principal é que, caso o cliente da conta digital precise de qualquer serviço presencial ou físico de algum funcionário do banco, será tarifado.

Ou seja, conversar pessoalmente com o gerente? Sem chance. Sacar e depositar no guichê do caixa? Só pagando.

Por um lado, isso evita filas, locomoção até o local da agência, economiza tempo, dinheiro e desgasta menos o cliente com estresse desnecessário. Porém, pode ser que em algum determinado momento da vida, esses serviços sejam necessários. Então fica aí o empasse.

Fica então ao gosto do freguês se prefere as grandes instituições ou os bancos digitais menores para possuir uma conta digital. Na essência, são bem parecidos. Mas o importante é não utilizar mais contas tradicionais.

Você deve sempre priorizar o seu bolso e sua saúde financeira, não os gerentes dos bancos e suas metas para conseguir altos Spreads. Essa mentalidade tem crescido e logo menos poderemos finalmente dizer “adeus Bancos Tradicionais e bem vindos Bancos Digitais”.

 

Aproveite para assistir esse nosso vídeo que foi pro ar lá no nosso canal do YouTube:

 

E você? Já possui uma conta em algum Banco Digital? Conta pra a gente como é, aqui embaixo nos comentários. Assine nossa newsletter também para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail. Forte abraço, família!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados