Independência financeira, se não é o nosso maior objetivo, pelo menos é um dos maiores objetivos que temos em vida.
Para receber as novidades ditas no vídeo, basta clicar aqui.
Até porque, ao atingirmos essa liberdade financeira, a nossa vida muda. E não é só porque agora vamos ter muito dinheiro na conta pra usar, mas também porque, com a liberdade financeira, muitas noções mudam na nossa vida.
Eu, por exemplo, quando atingi minha liberdade financeira eu passei a ter como opção simplesmente parar de trabalhar OU focar no trabalho naquilo que eu amo fazer, que é o motivo de vocês estarem me vendo aqui hoje.
Só que… independência financeira é, obviamente, algo que queremos o mais cedo possível. Não é lá tão interessante assim ter a liberdade financeira aos 90 anos, quando já vivemos a maior parte das nossas vidas, né.
Nesse cenário… bom, o que podemos fazer?
Precisamos definir o seguinte: o que é exatamente atingir a independência financeira precocemente.
E a resposta é simples: atingir a independência financeira precocemente é, justamente, alcançar de forma mais rápida que a média.
Talvez você ainda me pergunte: “pô, qual é a media primo?”
Se considerarmos um brasileiro médio que investe 300 por mês, com o objetivo de chegar a 1 milhão e conseguir viver de renda, se considerarmos uma taxa de 0,4% ao mês, que é uma taxa próxima a taxa Selic atual, temos que ele levaria 55 anos e 5 meses pra alcançar o seu objetivo.
Mas convenhamos: 55 anos é muito tempo.
Considerando que ninguém nasce investindo, e a teoria diz que comecemos a trabalhar aos 18 anos, se levarmos 55 anos pra conseguir um milhão, isso quer dizer que só teríamos 1 milhão aos 73 anos.
Então, para trazermos mais para uma realidade da qual coincida com uma vontade real, vamos considerar que precocemente é atingir a independência financeira antes dos 40.
Com isso definido, vamos para o segundo passo: o que permite com que nós alcancemos o nosso objetivo de independência financeira antes dos 40 anos?
Eu identifiquei 3 grandes comportamentos que fazem com que as pessoas atinjam sua independência financeira mais rápido:
1. Se Organizar e gastar melhor;
2. Investir melhor;
3. Ganhar mais.
São 3 comportamentos que parecem super simples, certo? Mas cada um deles tem características únicas, e muito importantes. Vou mostrar caso a caso nesse vídeo.