O que fazer para se tornar um investidor mais agressivo!

Você que está cansado de investir apenas em títulos públicos ou na previdência privada já parou e pensou: eu estou estudando bastante sobre investimentos, tenho uma boa experiência em...
Depositphotos_63886355_m-2015.jpg.jpeg

Você que está cansado de investir apenas em títulos públicos ou na previdência privada já parou e pensou: eu estou estudando bastante sobre investimentos, tenho uma boa experiência em investimentos e acho que chegou a hora de eu me tornar um investidor agressivo! Pois então, você está no lugar certo.

Como se tornar um investidor agressivo, mas não um investidor insano? Vamos lá!

O perfil do investidor agressivo

Primeiramente, já fique sabendo que você tenderá a assumir mais riscos. Isso não quer dizer que necessariamente você perderá mais dinheiro, mas que você aumentará o seu leque de possibilidades, indo desde perder mais do que o normal até ganhar mais do que o normal. Mas o ideal é medir os riscos e fazer com que estes riscos se reduzam. Mas como se faz isso?

Logicamente, você não é louco de jogar dinheiro em uma fogueira, pois não se trata de risco de perda e, sim, de certeza. Dessa maneira, quando você pensa em investir na bolsa de valores, você pode estar dando passos no redirecionamento do seu perfil para um investidor agressivo.

O perfil agressivo em investimentos comuns

Você sabia que até na previdência privada você pode ser agressivo? Isso porque há títulos de previdência que atrelam até 49% dos valores investidos em modalidades ligadas à bolsa de valores e a fundos multimercados. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você, mesmo investindo em previdência pode ser agressivo. Legal, né?

Mas obviamente você deve identificar os riscos para diminuir as chances de perda. Se você vai investir um dinheiro que você já vá utilizar em dois ou três anos, esqueça a bolsa, pois para uma perda neste caminho, o tempo de recuperação do seu investimento será menor.

O ideal é fazer investimentos mais agressivos em fundos que você tenha um universo de tempo maior e eu digo, no mínimo, cinco anos. Há bons títulos de previdência privada que te oferecem excelentes históricos de rendimento ainda com a mamata de não precisar pagar imposto de renda semestralmente. Já pensou neste impacto no longo prazo para a sua aposentadoria?

Mudança de perfil está ligada à conhecimento financeiro

Quer ser mais agressivo nos investimentos? Não se esqueça de ser muito mais agressivo nos estudos sobre finanças, pois de nada adianta você bater no peito e dizer que não tem medo de perder e apostar seu dinheiro no escuro. Pense que você não ganhou suas economias apostando em um cassino nem achando dinheiro no chão.

Conforme você for adquirindo mais conhecimento, aumente o percentual dos seus investimentos em modalidades mais arrojadas, como bolsa de valores ou títulos atrelados à variação de índices do mercado de capitais.

Você também pode começar a investir em opções ou no mercado futuro, que é um tipo de investimento para aqueles que possuem nervos mais fortes e coragem e conhecimento acima da média. Se você acha que se enquadra neste perfil, meu amigo, é hora de pensar em ser mais agressivo, pois a sua velhice tenderá a te agradecer por estes conhecimentos e decisões tomadas agora.

Não espere o tempo passar ou o seu valor acumulado chegar em determinado patamar. Foque em aumentar o seu conhecimento financeiro para mudar o seu perfil.

Suas economias poderão subir como pipoca na panela quente e você acabará vendo que o investidor agressivo apenas possui melhor gerenciamento de risco do que os outros investidores. Assine nossa newsletter e fique por dentro das finanças de um jeito único!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados