O que é a análise de perfil do investidor? Descubra o seu e invista sem medo!

Provavelmente, você já deve ter visto muito a expressão “perfil do investidor”, quando se trata de falar sobre investimentos disponíveis. Ela é muito divulgada por uma razão: pessoas possuem...

Provavelmente, você já deve ter visto muito a expressão “perfil do investidor”, quando se trata de falar sobre investimentos disponíveis. Ela é muito divulgada por uma razão: pessoas possuem objetivos e restrições diferentes e isso faz com que um investimento que pode ser bom para um, pode não ser o mais adequado para o outro. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o perfil de investidor e quais são os principais tipo.

Quer saber qual é o seu? Confira agora mesmo!

 

Afinal, o que é o perfil do investidor?

O perfil do investidor é uma análise realizada (com base no capital disponível para correr riscos, a rentabilidade desejada e o período estimado de investimento) que visa identificar as características do investidor. Isso para encontrar a melhor modalidade de investimento. Ele não está, necessariamente, ligado à personalidade da pessoa, mas sim com uma combinação de fatores, como os citados acima. Por esse perfil, é possível identificar a forma mais adequada de investimento, que garantirá a rentabilidade desejada, correndo apenas o risco necessário e de acordo com o tempo que o capital pode ficar disponível.

 

Quais são os principais tipos?

Neste tópico, falaremos sobre os perfis do investidor para que você saiba qual é o seu. Confira:

 

Conservador

Esse perfil tem como característica mais marcante a segurança. Nesse caso, quanto menor for o risco, melhor.

O objetivo é preservar seu capital, investindo em opções sólidas e buscar um retorno satisfatório a longo prazo. Esses investidores costumam optar pela poupança, títulos públicos e qualquer outro investimento que garantem alta segurança.

 

Moderado

O investidor que se encaixa nessa categoria também se preocupa com a segurança. Entretanto, deseja obter uma rentabilidade mais atrativa, o que faz com que ele esteja disposto a correr um pouco mais de risco do que o investidor conservador. Normalmente, os ganhos são desejados em médio e longo prazo.

 

Moderado-agressivo

Esse tipo de investidor está mais disposto a correr riscos em troca de uma rentabilidade maior. Ele possui ciência de que pode perder parte – ou todo – o patrimônio investido, mas mesmo assim, deseja ganhos que estão acima da média e deem resultado em médio prazo.

 

Agressivo

Esse perfil pode ser chamado de o “mais radical” de todos. Ele possui muito conhecimento a respeito do mercado financeiro e não se preocupa tanto com os riscos assumidos em determinada aplicação. Visto que seu foco está voltado para a rentabilidade em curto prazo.

Esse é o típico perfil de quem investe no mercado de ações. O perfil do investidor, apesar de considerar diversas variáveis, leva em consideração, principalmente, o risco que se deseja correr, a rentabilidade que se deseja obter e em qual prazo. Por meio dessas três premissas, já é possível identificar melhor em qual categoria de perfil do investidor você se encaixa.

 

O que achou desse artigo? Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Conseguiu identificar em qual categoria você se encaixa melhor? Deixe o seu comentário e saiba o que considerar ao contratar um VGBL com esse artigo!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados