Dicas para Gerir sua Economia Pessoal

Organizar a economia pessoal exige disciplina e um pouco de conhecimento. Você está gerindo a sua da melhor maneira? Quem pretende organizar a economia pessoal precisa entender que essa...
Concept of a plant and a lot of golden coins isolated on white background

Organizar a economia pessoal exige disciplina e um pouco de conhecimento. Você está gerindo a sua da melhor maneira?

Quem pretende organizar a economia pessoal precisa entender que essa é uma tarefa que exigirá bastante disciplina para que as contas fiquem sempre em dia. Como resultado disso é possível ter as finanças pessoais de uma forma que não se enrole em dívidas e também que permite se ter alguns luxos e mimos de vez em quando.

Por isso, se não deseja fazer parte de um grande grupo de brasileiros endividados, saiba como organizar as contas e ficar em dia com suas finanças pessoais.

Gerir Economia Pessoal

Dicas para deixar sua economia pessoal positiva

Se você não quer chegar nem perto do saldo negativo, então fique de olho nessas dicas:

Controle as contas

A melhor maneira de fazer esse controle é sabendo exatamente o quanto se ganha e se gasta. Isso pode ser feito com o auxílio de planilhas, mas lembre-se de que o gasto sempre deve ser inferior ao ganho.

Compre somente o que necessita

Nada de sair comprando tudo o que vê pela frente. Saiba como usar o seu dinheiro comprando apenas o que é necessário.

Não adianta gastar muito e depois fazer um empréstimo pessoal com contas supérfluas. O empréstimo deve ser uma opção somente quando houver extrema necessidade.

Compare os preços

Essa é uma boa forma de economizar dinheiro, uma vez que de uma loja para outra existe uma grande variação. Fique sempre atento às promoções e compre nos locais que oferecem as melhores vantagens.

Escolha as melhores condições de pagamento

É preciso entender como funciona cada forma de pagamento e qual o real custo dela. Às vezes, comprar a prazo pode fazer com que o produto fique bem mais caro, então faça as contas antes de decidir.

Defina suas metas

Ninguém consegue economizar dinheiro sem que tenha um objetivo específico, que pode ser desde a compra de um imóvel até mesmo um fundo para emergências. Então saiba para o que está guardando dinheiro e quanto precisará economizar para alcançar esse objetivo.

Repense seus gastos

Isso não significa que não poderá ter mais momentos de lazer, mas busque opções mais econômicas.

Outros itens que devem ser verificados são as contas essenciais, como água, luz, internet, telefone etc. Com algumas atitudes simples é possível fazer economia e, nos casos dos serviços, como a internet, pode-se conseguir pacotes mais baratos.

Evite comer fora de casa

Comer nos restaurantes é uma delícia, mas com o aumento de preços essa refeição pode ser bastante salgada para o orçamento. Evite comer fora ou limite a quantidade de dias.

Para quem não tem como almoçar em casa, a marmita pode ser uma ótima saída.

Faça investimentos

Juntar dinheiro e deixar parado na conta fará com que perca o seu valor de compra, por isso aprenda a investir. São muitas as opções disponíveis e, se não sabe sobre elas, peça ajuda a um especialista ou consultor de investimentos.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados