Como poupar dinheiro para viajar de férias?

Em ano de crise, em que qualquer real a mais (ou a menos) faz a maior diferença no orçamento, muita gente anda frustrada por imaginar que a tão sonhada...
Como_poupar_dinheiro_para_viajar_de_férias.jpg.jpeg

Em ano de crise, em que qualquer real a mais (ou a menos) faz a maior diferença no orçamento, muita gente anda frustrada por imaginar que a tão sonhada viagem de férias com a família terá de ficar para outro momento. Mas calma, não precisa ser assim!

Com uma boa dose de planejamento e um controle de gastos bem pensado e executado, é possível sim conhecer novos lugares e curtir uma viagem junto das pessoas que você mais ama. No post de hoje, listamos algumas dicas preciosas para ajudar você.

Precisa poupar dinheiro para as férias? Não deixe de conferir o nosso artigo!

Tendo um bom controle de seus gastos

Para começar a poupar dinheiro para as férias, é essencial que você saiba exatamente o quanto ganha e quais são os seus gastos mensais. Você pode começar anotando absolutamente tudo o que gasta mensalmente em uma planilha ou aplicativo de controle de gastos (existem opções ótimas e gratuitas disponíveis para download).

Não se esqueça de anotar aquele cafezinho aparentemente inocente de todas as tardes. Você pode se surpreender com o quanto gasta mensalmente com ele (e com as demais “coisas baratinhas” do dia a dia).

Cortando os gastos supérfluos

Com posse de seu controle de gastos detalhados, será possível visualizar o que pode ser riscado do orçamento (lembra do cafezinho?). Diminua ao máximo as baladas, festas e restaurantes caros.

Dê preferência a jantares e reuniões com amigos em casa, sessões de filme e passeios ao parque, por exemplo. São opções bem divertidas e econômicas.

Se você está realmente comprometido com a viagem de férias de sua família, corte também gastos com roupas, acessórios, calçados e outras aquisições não urgentes. Lembre-se que o orçamento está apertado e que não se pode ter tudo. Para viajar, sua família e você terão que abrir mão de alguns luxos.

Reservando uma quantia mensal para a viagem

Com os gastos mais controlados, você perceberá que sobrará algum dinheiro em sua conta. É essa quantia que você tem que destinar para a sua viagem de férias!

Você pode transferir 10% de seus ganhos para algum fundo de investimento assim que seu salário cair na conta, por exemplo. Pode ser que nos primeiros meses você sinta falta dessa grana, mas não há nada com que a gente não se acostume.

Sempre que se sentir tentado a mexer no dinheiro guardado, lembre-se da viagem incrível que você está construindo. Também é bom você não misturar a quantia da viagem com outras quantias, destinadas a projetos futuros. Separe o capital em fundos de investimento separados, para não deixar de viajar ou adiando outros sonhos.

Esquecendo o cartão de crédito

Alguns meses antes da viagem, esqueça que possui cartão de crédito! Não faça nenhuma compra parcelada e o deixe zerado para quando a viagem começar. Isso evitará que você acumule contas antigas com os gastos da viagem e acabe as férias endividado.

Pagando adiantado o que puder

Itens como passagens aéreas, hospedagem e até mesmo passeios turísticos podem ser pagos com antecedência e parcelados. Programe-se e pague por eles antes de viajar (não utilize o dinheiro economizado).

Fazendo isso, você poderá chegar à data da viagem com quase tudo pago e terá mais grana para gastar em alimentação e compras, por exemplo. Seguindo essas dicas, você conseguirá poupar dinheiro e poderá realizar a viagem de férias perfeita com sua família, sem ficar arrependido depois.

Esse conteúdo foi útil para você? Confira também o artigo Disciplina financeira: 7 hábitos que você deve adquirir, publicado aqui, em nosso blog!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados