Aprenda a investir e conquiste o seu sucesso financeiro!

É natural que muitas pessoas se sintam inseguras e cercada de dúvidas quando deseja iniciar um investimento – afinal, é seu dinheiro que está em jogo. O ideal mesmo...

É natural que muitas pessoas se sintam inseguras e cercada de dúvidas quando deseja iniciar um investimento – afinal, é seu dinheiro que está em jogo. O ideal mesmo é que se saiba mais sobre onde investir, o que é mais adequado de acordo com seu perfil e capital disponível, entre outras coisas. Mas não se preocupe.

Quais as opções de investimento para se obter o sucesso financeiro – mesmo os iniciantes? Continue acompanhando e saiba mais!

Investimento

O primeiro passo para aprender a investir e alcançar o sucesso financeiro você já deu: procurar informações e obter conhecimento. Isso fornece uma base sólida e informações suficientes para que você possa começar a entender um pouco mais a respeito do mercado financeiro e quais opções de investimento são possíveis escolher – além de comparar a segurança, o risco, o prazo e a rentabilidade que cada uma delas oferece.

Perfil do investidor

Outro ponto principal para quem quer aprender a investir, é identificar qual é o perfil do investidor. Ele é traçado com base no capital disponível para investir, qual é o prazo que se pode manter o investimento, quais os riscos pode-se correr e qual é o prazo médio desejado para rentabilidade.

Os perfis vão de conservador – que deseja correr o mínimo de risco possível – até agressivo – que está disposto a correr grandes riscos, desde que a rentabilidade seja alta e em curto prazo.

Ao identificar qual é o seu perfil de investidor, fica bem mais fácil encontrar qual é a modalidade de investimento que mais se adequa aos seus objetivos. Fazendo uma escolha assertiva e que irá garantir o seu sucesso financeiro.

Onde investir

Existem diversas opções de investimento no mercado, que atendem diversos perfis como a poupança (para investidores conservadores) e o mercado de ações (para investidores agressivos). Claro que, para que está aprendendo a investir, o ideal é começar investindo quantias menores em investimentos mais seguros e ir diversificando à medida que se ganha mais conhecimento e retorno financeiro.

Para os iniciantes, excelente opções que garantem segurança e uma rentabilidade mais alta do que a poupança são: CDB, Tesouro Direto, LCI e LCA. Nesses casos, o investidor precisa decidir também como será feito o cálculo da rentabilidade. Para isso, existem taxas pré fixadas (que são decididas no ato em que a compra do título está sendo realizada), pós fixadas (calculadas no final do período) e ainda através de correção de índices – como a taxa Selic e o Índice de inflação, por exemplo.

Ainda existem outras opções, como previdência privada, ações, debêntures, entre outras. O que é preciso ter em mente é que é sempre bom procurar conhecer melhor sobre cada uma delas e se elas se encaixam no seu perfil. Caso existam muitas dúvidas, é possível contar com ajuda especializada, que pode esclarecer outras questões e auxiliar na melhor escolha de investimento e forma de cálculo de rentabilidade, garantindo seu sucesso financeiro!

Sente que já sabe melhor o que levar em consideração na hora de começar a investir? Saiba também quais hábitos você deve adotar para alcançar a disciplina financeira!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados