Aprenda como ganhar dinheiro com programas de fidelidade

Mais antigos do que se imagina, há centenas de anos os programas de fidelidade têm estimulado o interesse de compradores e a criatividade de vendedores em vários lugares. Criado nos EUA no...

Mais antigos do que se imagina, há centenas de anos os programas de fidelidade têm estimulado o interesse de compradores e a criatividade de vendedores em vários lugares. Criado nos EUA no final do século XVIII, o primeiro programa de fidelidade do qual se tem registro fornecia objetos de cobre aos clientes como prova de que eles tinham realizado compras em determinada loja.

Dessa maneira, à medida que tais objetos eram acumulados, eles podiam ser trocados por produtos no próprio estabelecimento. Tal exercício de fidelização deu tão certo que foi replicado em todo o mundo. Hoje em dia, no entanto, os objetos que eram acumulados e utilizados como prova de compra foram estrategicamente substituídos por sistemas inteligentes de pontuação.

O modo de se realizar o resgate de vantagens também evoluiu. Prova disso é que na atualidade os clientes podem até mesmo ganhar dinheiro com programas de fidelidade. Você quer saber como isso é possível? Então continue a leitura e aprenda maneiras de resgatar parte de seu valioso dinheiro empreendido nas compras do dia a dia.

Programas de cashback

Cashback em inglês significa “dinheiro de volta”. Para isso acontecer na prática, os estabelecimentos cadastrados em programas desse tipo pagam às administradoras uma porcentagem sobre cada venda realizada na loja. Dessa maneira, as administradoras repassam parte do valor recebido aos clientes do estabelecimento. O repasse ocorre por meio da troca de pontos acumulados em compras.

O montante referente ao resgate é depositado diretamente na conta cadastrada do cliente. Alguns programas de fidelidade depositam o valor do resgate logo após a compra, mesmo que sejam depositados centavos. Outros programas aguardam o acúmulo de determinado valor para que o depósito seja feito.

O objetivo sempre é incentivar a compra recorrente em estabelecimentos participantes — fator que justifica o nome “programa de fidelidade”. A pontuação é registrada no exato momento da transação. Os pontos do programa podem ser acumulados tanto por meio de compras on-line como por meio de compras em lojas físicas. 

No Brasil, empresas como a Méliuz, a Cashola, a Poup, a Mooba e outras mais se destacam por meio de seus programas de cashback. Juntas, tais empresas abrangem milhares de estabelecimentos comerciais em todo o país, especialmente no varejo. 

Ganhar dinheiro com programas de fidelidade nunca foi tão fácil. Basta um cadastro na internet para poder usufruir imediatamente dos benefícios de cada programa ao comprar em lojas conveniadas.

Venda de milhas aéreas

No ano de 2014, os brasileiros deixaram de resgatar a impressionante cifra de 53,4 bilhões de reais em milhas. Os principais motivos da expiração são falta de uso durante o período estabelecido no programa e cancelamento do cartão crédito.

O programa de milhagens é oferecido por companhias aéreas. Nele, pontos são acumulados à medida que uma milha — cerca de 1.600 metros — é percorrida por um passageiro em viagem. Então, esses pontos podem ser trocados posteriormente por passagens aéreas. 

Operadoras de cartão de crédito também oferecem programas de fidelização por milhas. Nesse caso, os clientes pagam uma anuidade para participar. Assim, o valor das compras realizadas no cartão é convertido em pontos que, à semelhança dos pontos adquiridos em viagens aéreas, são trocados por passagens ou outras vantagens.

A venda de milhas, por sua vez, não é aceita pelas companhias aéreas. Tanto que boa parte dos contratos de adesão a programas de fidelidade enfatiza a proibição dessa prática. No entanto, a inexistência de normas legais que regulamentem os programas de milhagem no país faz com que a venda de milhas seja considerada uma prática absolutamente lícita.

Empresas como Hot Milhas, Pontos & Milhas, Central Milhas e muitas outras ganharam destaque nos últimos anos na comercialização de milhagens. Isso certamente se deve ao fato de que para os consumidores em geral a venda de milhas se tornou uma excelente maneira de ganhar dinheiro com programas de fidelidade.

Programa de fidelidade InMais

O sistema de acúmulo de vantagens nesse programa de fidelidade não difere muito dos demais. Os pontos são acumulados à proporção que novas compras são realizadas nos estabelecimentos participantes da promoção. Tanto pontos de venda físicos como virtuais podem aderir ao programa InMais. Já os clientes precisam apenas realizar um cadastro no site para participar da promoção e começar a acumular vantagens.

Esse programa de fidelidade é ideal para quem deseja ter acesso a várias possibilidades de troca de pontos. No programa InMais, os pontos acumulados podem ser trocados por:

  • dinheiro;
  • produtos promocionais;
  • créditos para celular pré-pago;
  • cupons de desconto;
  • pacotes turísticos.

Ganhar dinheiro com programas de fidelidade como esse se tornou uma tendência entre os consumidores. Tanto que tais programas deram uma nova cara para o varejo ao promover a aproximação entre clientes e empresas pela iniciativa de fidelização.

Programa de fidelidade Dotz

Nesse programa, a troca de pontos por dinheiro não é permitida, como nas demais modalidades citadas anteriormente. Sendo assim, não é possível ganhar dinheiro efetivamente com esse programa de fidelidade. No entanto, assim como o InMais, o Dotz também dispõe de várias opções de troca de pontos que fazem o programa valer a pena. São elas:

  • passagens aéreas;
  • créditos para celular;
  • aparelhos eletrônicos;
  • ingressos de cinema;
  • vale-compras;
  • pagamentos de contas.

No programa de fidelidade Dotz, tanto sites como lojas físicas podem participar e atrair clientes de maneira criativa. Cada real gasto nas lojas participantes dá direito ao cliente a uma quantidade específica de Dotz. Após ser acumulada por um tempo, tal pontuação pode ser trocada por itens ou vantagens possíveis no regulamento da promoção.

A administradora desse programa disponibiliza inclusive um aplicativo para consulta de pontos, troca de Dotz e localização de lojas parceiras. Atualmente, milhares de estabelecimentos físicos e sites em todo o país participam desse programa de fidelidade.

Principalmente nos momentos em que os números da economia nacional estão pouco favoráveis, ganhar dinheiro com programas de fidelidade se mostra como uma alternativa bastante atrativa. É claro que nem sempre é possível usufruir rapidamente das vantagens que são acumuladas. No médio prazo, porém, é possível alcançar quantias mais substanciais.

Também é importante falar da possibilidade de troca de pontos por produtos ou passagens aéreas. A verdade é que, felizmente, ganhar dinheiro com programas de fidelidade nunca foi tão fácil para os clientes como agora.

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter para receber outras dicas de como ganhar dinheiro de forma inteligente!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados