5 dicas imperdíveis de como economizar dinheiro

A crise trouxe uma alta nos preços, que faz com que os gastos sejam maiores do que o habitual. Hoje, apresentaremos algumas dicas para controlar melhor os seus gastos...
vector illustration ofSaving money flat business concept, filling money with piggy  bank
vector illustration ofSaving money flat business concept, filling money with piggy bank

A crise trouxe uma alta nos preços, que faz com que os gastos sejam maiores do que o habitual. Hoje, apresentaremos algumas dicas para controlar melhor os seus gastos e, como consequência, permitir que você consiga economizar dinheiro — mesmo com tantas contas a pagar.

Tem a impressão de que seu dinheiro some e não faz ideia de onde ele foi parar? Já parou para pensar que parte desse sentimento pode ser devido a um simples descuido com o orçamento ou devido a um descontrole? Confira o nosso artigo do dia!

1. Controle seu orçamento mensal

A primeira atitude para economizar dinheiro é fazer o controle do seu orçamento mensal. Faça uma planilha ou utilize algum aplicativo e anote todos os seus rendimentos e também todos os seus gastos.

Isso permitirá que você saiba exatamente como tem gasto o seu dinheiro e verá que muita coisa pode ser reduzida e cortada. Não precisa ser tão rigoroso e abrir mão de tudo, mas certamente, existem alguns gastos que são desnecessários e podem ser evitados.

2. Estabeleça metas para os gastos

Outro ponto importante na hora de economizar dinheiro é estabelecer limites. Isso serve, principalmente, para aquelas pessoas que possuem compulsão por gastar.

Portanto, todo mês, estabeleça um limite para cada categoria de gastos que você possuir. No caso das contas residenciais, que são fixas, estabeleça metas de redução e comece a economizar dinheiro! Aliás, o Guilherme, um grande amigo meu e autor do blog “Valores Reais” escreveu um artigo com 17 dicas justamente para te ajudar a passar melhor por essa crise em que vivemos. Se quiser dar uma conferida, é só clicar no link aqui!

3. Use o cartão de crédito com moderação

Cartões de crédito são um excelente recurso, principalmente na hora de uma emergência. Porém, eles devem ser utilizados com cuidado, pois são o meio mais fácil de entrar em um endividamento. Portanto, deixe para usá-los somente quando for necessário e verifique se o seu orçamento permite o pagamento das faturas — se a resposta for não, talvez seja melhor adiar a compra.

4. Reserve uma poupança

Economizar dinheiro está diretamente ligado à poupança. Estipule uma meta mensal para a poupança e comece a guardar dinheiro!

Para evitar gastos desnecessários, você pode se comprometer a depositar mais 10% do valor de cada compra que foi feita sem planejamento. Com isso, você consegue se controlar melhor, antes de comprar e ainda aumenta o valor de suas economias.

5. Busque orientação profissional

Se você sente que tem problemas para economizar dinheiro ou não sabe por onde começar e o que pode ser feito busque ajuda de um profissional. Ele pode lhe ajudar com dicas simples, que podem ser adotadas no dia a dia, mostrando quais condutas são inadequadas.

Conduzem a um gasto desnecessário e apontam soluções simples que ajudam a economizar dinheiro consideravelmente — como pesquisar preços antes de comprar e substituir produtos caros por outros semelhantes, por um preço bem abaixo. Se você sente dificuldade em poupar, não se desespere: você faz parte de um grupo grande e comum. Além disso, é possível começar com atitudes simples, mudando os hábitos, que já contribuem para que seja possível juntar dinheiro, ainda que pouco.

O que achou deste post? Aproveite e saiba quanto poupar da sua renda mensal para se aposentar com esse artigo e passe a se planejar melhor!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Finanças Pessoais

Relacionados