5 investidores de sucesso para você se inspirar

Muita gente que já se aventurou pelo mundo dos investimentos experimentou aquela desagradável sensação de achar que suas aplicações não vão gerar o resultado esperado, e em seguida, teve...
investidores de sucesso para voce se inspirar

Muita gente que já se aventurou pelo mundo dos investimentos experimentou aquela desagradável sensação de achar que suas aplicações não vão gerar o resultado esperado, e em seguida, teve uma enorme vontade de desistir. Mas é preciso ter calma, pois muitos investidores de sucesso já passaram pela mesma situação.

E eles — ao contrário do que muitas pessoas fazem diante deste cenário — não optaram por um padrão de vida mais elevado agora, em detrimento de seus ganhos futuros.

A história de alguns dos maiores investidores de sucesso do mundo pode ser uma ótima fonte de inspiração para quem está desanimado com o mercado. Quer conhecer 5 delas? Então continue lendo este post e confira!

 

1. Warren Buffett: o investidor que se casou com empresas, não com ações

Buffett superou Bill Gates como um dos homens mais ricos do mundo. A diferença é que Gates criou a Microsoft, enquanto Buffett criou uma filosofia de investimento em ações de empresas consolidadas no mercado.

A inovação no método de investimento de Buffett está em ignorar fatores macroeconômicos, como o PIB ou os índices do mercado, para focar seus investimentos em empresas minuciosamente estudadas por ele e com atividades em setores da economia que ele conhece bem.

Segundo Buffett, o importante não é analisar gráficos, diversificar o investimento ou buscar lucros incríveis no curto prazo. O mais importante é selecionar poucos negócios, bem conhecidos pelo investidor e que garantam bons rendimentos no longo prazo.

Outra dica de Buffett é comprar ao som dos canhões e vender ao som dos violinos. Ou seja, quando o mercado está pessimista quanto a fatores macroeconômicos, ou em relação a uma empresa que você conhece, é hora de comprar. Quando todos ficarem otimistas e pagarem um bom valor por suas ações, é hora de vender.

Podemos dizer que o principal ensinamento de Warren Buffett é: “Invista em empresas e não em papéis ou ações! E se torne um dos investidores de sucesso.”

 

2. Luiz Barsi Filho: o investidor que pensava na aposentadoria

Considerado o Warren Buffett brasileiro, Luiz Barsi Filho começou a investir para garantir uma boa aposentadoria quando precisasse parar de trabalhar. A verdade é que ele se tornou um dos maiores investidores de sucesso da Bovespa, mas nunca parou de trabalhar.

Atualmente, Barsi é dono da Suno Research, empresa dedicada à pesquisa independente sobre investimentos, e escreve uma newsletter semanal sobre o tema.

Para Barsi, as características de um investidor bem-sucedido são:

  • Ter disciplina para gastar menos que seus rendimentos.
  • Fazer bons investimentos com os valores que sobram a cada mês.
  • Manter um estilo de vida simples, mas sem restrições severas.

Outro aspecto importante é não patrocinar marcas e empresas, comprando e exibindo produtos de luxo. O exemplo de Barsi é que ele comprou um carro da montadora chinesa Chery, mesmo podendo comprar um Porsche. Isso porque ele entendeu que as qualidades do carro chinês eram suficientes para as suas necessidades, enquanto o outro serviria apenas para reforçar seu status social e gerar um bom lucro para a empresa alemã.

A dica adicional de Barsi é comprar ações e produtos financeiros como se compra um produto físico de alto valor. Ou seja, avaliando cada aspecto para ter certeza do custo-benefício no curto, médio e no longo prazo.

A lição de Barsi para os investidores é definir aquilo que, de fato, é necessário, em vez de seguir os padrões de consumo ou de investimento impostos pelo mercado!

 

3. Barbara Corcoran: de garçonete a investidora em mais de 30 empresas

Barbara se formou para ser professora, mas exerceu a profissão por apenas 1 ano. Em seguida teve vários empregos, incluindo ser garçonete em um pequeno restaurante nos Estados Unidos e ganhar um dinheiro extra sendo corretora de imóveis de aluguel em New York.

Ela percebeu que a renda adicional poderia ser sua principal fonte de sucesso, mas para isso, precisava ser sua própria chefe e ter seu próprio negócio no mercado imobiliário de Nova Iorque. Sem dinheiro para começar, pediu mil dólares emprestados para seu namorado. Alguns anos depois, vendeu o The Corcoran Group por 66 milhões de dólares.

Atualmente, Barbara é um dos tubarões do programa Shark Tank (ou Tanque de Tubarões, em tradução livre), que tem por missão avaliar negócios, ideias e empresas, para decidir se vale ou não investir algumas centenas de milhares de dólares e ficar com um percentual das companhias.

Estima-se que Barbara já investiu em mais de 30 empresas que apresentaram suas ideias no programa. Seu principal ensinamento está em agarrar as oportunidades de negócios que se apresentam no nosso cotidiano.

 

4. Geraldine Weiss: a mulher que desafiou Wall Street

Na década de 60, Geraldine Weiss tinha o desejo de trabalhar em uma corretora de valores de Wall Street, mas o mercado não aceitava a participação de mulheres.

Só para termos uma ideia, Geraldine testou enviar uma carta de apresentação idêntica à de um amigo. O resultado foi que ele recebeu resposta para todas as suas cartas, enquanto ela não recebeu nenhum retorno.

Para viabilizar seu sonho, Geraldine começou a escrever o informativo Investment Quality Trends, e para conseguir leitores, assinava como G. Weiss — assim, sua identidade feminina ficava sob sigilo.

Na metade da década de 70, G. Weiss foi convidada para o Wall Street Week, onde apresentou uma teoria de investimento baseada em dividendos em vez dos ganhos com a valorização de ações no curto e no médio prazo.

As lições de Geraldine são: encontre meios para viabilizar seus sonhos e espere o retorno dos seus investimentos em dividendos, não só com a variação de papéis.

 

5. Luis Mattiuzzo: um dos investidores de sucesso mais jovens da Bovespa

Com apenas 11 anos, Luis Felipe Mattiuzzo recebe, mensalmente, mil reais do seu pai para investir na bolsa de valores brasileira. Todos os meses, pai e filho decidem juntos quais serão as ações compradas ou vendidas. Mas a decisão final e a transação via Home Broker são responsabilidade do menino.

Apesar de não ser ainda um investidor de sucesso, Luis pode ajudar os investidores com mais idade a perceber que não há segredos para operar na bolsa e fazer as transações via Home Broker. Afinal, até uma criança consegue!

Como você pode perceber, disciplina, persistência e adequação do seu padrão de vida aos objetivos que você deseja alcançar são fundamentais para entrar no hall dos investidores bem-sucedidos.

Se quiser conhecer mais histórias, estratégias e métodos utilizados pelos investidores de sucesso, assine

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Filmes e LivrosO Caminho

Relacionados