6 documentários incríveis que todo investidor precisa assistir

documentário-investidor-assistir

 

Para aqueles que são amantes ou trabalham no mundo dos negócios, ao longo dos anos foi produzida uma série de documentários sobre o mercado. Muitos incluem grandes histórias do universo das finanças, com trajetórias que destacam tanto os fracassos quanto os sucessos de grandes empresários e corporações.

Essas produções são uma ótima forma de aprender mais sobre a economia e ainda oferecem um ótimo entretenimento. Pensando nisso, selecionamos 6 documentários para investidor. Confira!

1. Erons — Os mais espertos da sala (Alex Gibney)

De 2005 e dirigido por Alex Gibney, “Eron — Os mais espertos da sala” é um documentário que conta a história da ascensão e falência da empresa Eron, uma companhia texana que revendia energia e gás nos Estados Unidos.

A corporação era uma das maiores empresas do país, chegando a ocupar a 7ª posição nos EUA. O documentário relata a formação da empresa, por volta dos anos 80, até o seu colapso, responsável por deixar cerca de 20 mil funcionários desempregados.

No filme, podemos ver com mais detalhes o desastre que foi essa situação, na qual os chefes-executivos da companhia fugiram com mais de um bilhão de dólares, enquanto investidores e funcionários ficaram sem nada.

“Eron — Os mais espertos da sala” é um documentário que ressalta bem os perigos de agir por meios ilícitos e como a falta de regulamentação da indústria pode facilitar fraudes contábeis, que foi o que aconteceu com a empresa. A produção foi indicada ao Oscar em 2006.

2. Becoming Warren Buffett (Peter Kunhardt)

Lançado em janeiro de 2017, na HBO, o documentário “Becoming Warren Buffett” (Como ser Warren Buffett) acompanha a história de vida — tanto profissional quanto pessoal — de um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffett. Por meio de depoimentos do próprio magnata e de seus amigos e familiares, o filme faz um retrato bem íntimo de Buffett.

Curiosamente, o empresário não é só conhecido pela sua companhia, mas também é um dos maiores filantropos do mundo. Dois anos depois da morte de sua mulher, Warren decidiu doar 99% de sua fortuna para ajudar distintas causas. Uma fortuna que hoje vale mais de US$70 bilhões.

No documentário, é possível tirar várias lições sobre a maneira como Warren Buffett enxerga a vida. O bilionário ainda mantém velhos hábitos, como tomar café no McDonald’s, dirigir o seu próprio carro para ir trabalhar e morar em uma casa relativamente simples.

Além disso, fica bem claro, no filme, a capacidade de conexão que Buffett tem com as pessoas comuns e como o bilionário ama o que faz. Em um momento ele comenta que sempre adorou trabalhar com números e que procurar as melhores oportunidades de negócio é uma das suas paixões.

3. Quants: os alquimistas de Wall Street (Marije Meerman)

Documentário de 2010 que conta a história dos gênios da matemática e programadores conhecidos como Quants. São pessoas responsáveis por operar os sistemas financeiros e que criaram alguns produtos do mercado que quase causaram o colapso de Wall Street.

A produção mostra como a crise de 2008 foi a responsável por revelar os problemas do mercado global. Inclusive, esse é o fato do mundo financeiro cada vez mais se basear em fórmulas matemáticas, na esperança de calcular o comportamento econômico humano.

Uma das principais lições que essa produção mostra é como é arriscado só enxergar a economia como uma máquina e negar o fator humano, além de trazer uma reflexão sobre até que ponto todas essas fórmulas matemáticas para prever seus movimentos estão corretas e representam a realidade.

4. 25 Million Pounds (Adam Curtis)

Produzido pela rede BBC e dirigido por Adam Curtis, o documentário conta a história do trader Nick Leeson, que começou como um funcionário do Morgan Stanley e se tornou um investidor desonesto, conseguindo derrubar um dos mais antigos e tradicionais bancos da Inglaterra, o Barings Bank.

Lesson conseguiu fazer fortuna enquanto se financiava das falhas do sistema bancário, utilizando a conta erro 8888 para esconder os problemas de suas operações.

O grande ponto desse documentário está em suas entrevistas com Lesson. O filme tenta explicar o comportamento desse tipo de especulador desonesto e como as suas atividades geram consequências terríveis.

5. Collapse (Chris Smith)

O filme conta a história do ex-policial de Los Angeles, Michael Ruppert, que se transformou em um repórter independente e conseguiu prever a crise financeira de 2008, 2 anos antes. Nessa época, a maioria dos analistas de Wall Street e Washington não acreditavam que seria possível um colapso no mercado.

O documentário contém algumas entrevistas com Ruppert. Nelas, o ex-policial relata a sua carreira e ainda faz previsões sobre crises futuras. O grande destaque dessa produção está no fato de que os materiais que Michael utiliza para fazer suas interpretações são relatórios de notícias e dados disponíveis na internet.

Uma grande prova de como é importante analisar as circunstâncias com os seus próprios olhos e não só confiar em dados e interpretações prontas.

6. The Flaw (David Sington)

Neste documentário, lançado em 2011, é apresentada uma ampla investigação da história econômica dos EUA, para entender o que gerou a crise de 2008. Mais do que só mostrar, o filme é um ótimo material com a análise dos erros do mercado nos últimos 20 anos e expõe, também, os perigos do capitalismo desenfreado.

A inspiração para realizar esse documentário foi a declaração do ex-presidente da Reserva Federal norte-americana, Alan Greenspan. Em um dado momento da crise, Greenspan admitiu que houve falha no Congresso quando acreditou que o mercado poderia se autocorrigir.

O filme contém centenas de entrevistas de economistas, banqueiros e traders que falam sua opinião sobre a crise e a atual conjuntura econômica dos EUA. Uma das maiores lições que ele traz é a importância de analisar os acontecimentos do mercado de uma forma crítica e ir além da superfície.

Por buscar, nos fatos passados, comportamentos recorrentes em várias crises, esse documentário consegue ir além, explicando a crise de 2008.

Por hoje é isso! Esperamos que essa lista de documentários para investidor tenha trazido boas dicas para você saber mais sobre o mundo dos negócios. Quer continuar aprendendo? Acesse o nosso texto sobre as características essenciais de um investidor de sucesso e expanda ainda mais seus conhecimentos do assunto.

Boa leitura e até a próxima!