14 livros que todo investidor de sucesso precisa ler

Há algumas décadas, “investidor de sucesso” era sinônimo de depositar dinheiro na poupança ou comprar imóveis. Com o tempo, surgiram e se popularizaram muitas outras opções de investimentos —...
14 livros que todo investidor de sucesso precisa ler

Há algumas décadas, “investidor de sucesso” era sinônimo de depositar dinheiro na poupança ou comprar imóveis. Com o tempo, surgiram e se popularizaram muitas outras opções de investimentos — que dão até um dinheirinho a mais do que as anteriores.

Mesmo assim, a dúvida ainda é comum: qual é o segredo para ser um investidor de sucesso? Bem, o primeiro passo é entender quais são as opções de investimento disponíveis, e quais melhor se adaptam à sua renda e aos seus objetivos financeiros.

Para te ajudar, vejamos brevemente quais são as opções de investimento mais comuns hoje em dia:

Há o Tesouro Direto, em que se investe em títulos do tesouro público emitidos pelo governo; e os LCIs e LCAs, em que se investe em títulos de crédito, utilizados para financiamentos agrícolas e imobiliários, emitidos pelos bancos.

Também, há ainda o CBD, um empréstimo que o investidor faz ao banco; o PGBL, que nada mais é do que a previdência privada; e os Fundos de Renda Fixa, que são como as ações.

 

Um Investidor de Sucesso lê muito!

Agora, para definir qual das opções de investimento é a ideal para você, é preciso conhecer do assunto. Você precisa saber qual se adequa melhor ao seu bolso, ou seja, qual demanda uma capacidade de investimento real e oferece um retorno financeiro de acordo com as suas expectativas.

Logo, fazer uma leitura de vez em quando é bom para ficar craque no assunto. Pensando nisso, elencamos nesse post uma lista com 14 livros que todo investidor de sucesso precisa ler. Confira e garanta seus bons investimentos!

 

Veja também: 5 LIVROS SOBRE FINANÇAS QUE VOCÊ DEVE LER AGORA!

 

1. “Sonho grande”, de Cristiane Correa

Se você sonha em ser um investidor de sucesso, esse livro foi feito para você. A obra de Cristiane Correa é baseada em alguns dos homens mais ricos do Brasil: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

O livro conta a história do trio que, há algumas décadas, começou uma parceria que culminaria em uma das sociedades mais famosas e lucrativas do planeta — que, hoje, detém grandes marcas como Budweiser, Burger King e Heinz.

A obra mostra diversos detalhes, como o apreço dos sócios pela meritocracia, o incentivo a projetos sociais e educacionais, a busca por diminuição de recursos sem deixar a excelência de lado, e o mais importante: como fizeram fortuna investindo em empresas.

Além disso, oferece a chance de conhecer a trajetória de três homens de muito sucesso. Afinal, entendendo como alguns “chegaram lá”, é possível ter ideias, pensamentos e até mesmo “insights” que te ajudem a trilhar o próprio caminho como investidor de sucesso!

 

2. “Os grandes investidores — As estratégias dos maiores mestres na arte de investir”, de Glen Arnold

Está querendo investir e obter sucesso? Então você precisa ler esse livro! Os maiores segredos de investimento: esse é o tema principal da obra de Glen Arnold.

Aqui, de maneira sucinta e reflexiva, o autor revela a filosofia de vida de grandes nomes do mercado financeiro, como Charles Munger, Warren Buffett, George Soros, Benjamin Graham, Anthony Bolton, John Templeton, Philip Fisher, Peter Lynch e John Neff.

Assim, a obra traz relatos de técnicas, as estratégias e os pensamentos desses investidores sobre dinheiro, além de comentar como eles conseguiram acumular suas fortunas astronômicas.

 

3. “Os axiomas de Zurique”, de Max Gunther

Com certeza, você já deve ter ouvido falar dos famosos bancos suíços. No entanto, o que muita gente ainda se pergunta é como eles conseguiram um desenvolvimento tão grande no setor financeiro, mesmo em um país sem muitos recursos naturais.

Seguindo esse raciocínio, o livro de Max Gunther revela os maiores segredos dos banqueiros suíços para investir dinheiro, divididos em 12 axiomas.

Aqui, o autor não traz fórmulas mágicas para ficar rico, mas mostra como os suíços adquiriram o seu conhecimento sobre o mercado financeiro e como isso tornou sua nação uma das mais prósperas.

 

4. “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham

Esse livro de Benjamin Graham — que foi nada menos do que um dos mais influentes investidores americanos — teve sua primeira publicação no ano de 1949. Mas, devido ao seu sucesso, foi republicado diversas vezes, permanecendo relevante até hoje.

Apesar de já fazer mais de sessenta anos desde a sua primeira publicação, a obra ainda é bastante útil para aqueles que desejam investir em mercados que exigem mais especulação.

Graham elaborou uma disciplina muito lógica (e rigorosa) para se investir em títulos do governo e ações, que tinha seu foco na interpretação do real valor dos ativos financeiros — o que ele definiu como valor intrínseco.

O autor passa ainda ensinamentos sobre como tirar proveito de toda a movimentação dos mercados especulativos, sem que acabemos seguindo pela direção errada. Ensinamentos, aliás, que influenciaram muita gente.

Warren Buffett, grande e famoso investidor — também um dos homens mais ricos do mundo — é um dos seus discípulos mais famosos. Segundo ele, Graham foi um dos principais mestres para o seu sucesso financeiro.

Além disso, outro livro se originou a partir da obra de Benjamin: “O Jeito Warren Buffett de Investir”, de autoria de Robert Hagstrom. Aliás, essa mais uma obra que vale muito a pena conferir para entender melhor a disciplina de Benjamin!

 

5. “Alocação de ativos”, de Henrique Carvalho

Escrita pelo economista brasileiro Henrique Carvalho, essa obra é considerada a melhor publicação sobre o assunto já escrita em português.

Aqui, por meio de uma linguagem simples, o autor mostra dados bem interessantes sobre investimentos, sua alocação e tipos de fundos. O que faz com que até mesmo os iniciantes no assunto consigam compreender bem e tirar proveito de todas essas informações.

Para você ter uma noção do tamanho da importância do assunto tratado nesse livro: segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, o sucesso a longo prazo de uma carteira de investimentos se dá 10% no momento em que o investimento é feito, e incríveis 90% pela alocação feita pelo investidor!

Diante disso, o livro ensina o leitor a fazer o dinheiro trabalhar para ele, investindo com segurança e garantindo a rentabilidade. Uma ótima ajuda, não é mesmo?

 

6. “Ações comuns, lucros extraordinários”, de Phil Fisher

Esse livro é um clássico para todo investidor de sucesso do mercado financeiro. Então, se você quer aprender a garantir seu futuro por meio de ações, você precisa ler essa obra!

Nela, Phil Fisher consegue explicar, por meio de 15 pontos importantes, como um investidor pode ter uma melhor relação com o seu investimento, mostrando o que a pessoa precisa saber antes de adquirir ações na bolsa de valores.

Apesar de ter sido lançado em 1958, seus ensinamentos continuam mais atuais do que nunca, e ainda vale a pena seguir todas as suas dicas!

 

7. “Pai rico, pai pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

De Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, esse livro causou polêmica entre especialistas. Os autores defendem que as pessoas devem passar a vida trabalhando para adquirir ativos que possam gerar renda.

Assim, eles apontam falhas também nas escolas tradicionais, afirmando que elas não ensinam muito aos alunos sobre dinheiro.

Entre as críticas recebidas, especialistas apontam exemplos descritos no livro, que, segundo eles, nunca existiram, e afirmam que ambos os autores não teriam ficado ricos com as próprias dicas se o livro não fosse um sucesso de vendas.

No entanto, independentemente disso, a leitura pode ser interessante para clarear alguns conceitos, como os de passivos e ativos, por exemplo. Com certeza, vale a pena ler!

 

8. “Finanças comportamentais”, de Aquiles Mosca

Como os investidores de sucesso fazem para não errar? De fato, essa resposta é difícil: afinal nunca conseguimos calcular todas as possibilidades.

Sobre isso, nesse livro Aquiles Mosca explica por que os investidores erram na hora de aplicar o dinheiro. Segundo o autor, a própria limitação do ser humano o impede de prever todas as probabilidades.

Uma excelente leitura para quem quer entender os aspectos comportamentais relacionados aos investimentos. Então, se você quer compreender melhor os motivos por trás dos erros, vale a pena investir nesse livro!

 

9. “Onde estão os iates dos clientes?”, de Fred Schwed

Indicado pelo bilionário norte-americano Warren Buffet como um dos 10 melhores livros sobre finanças, “Onde estão os iates dos clientes?” faz um relato espirituoso sobre os investimentos. Com certeza, uma leitura descontraída e instrutiva.

Seu título faz referência a uma anedota, que conta a chegada de um visitante a Nova Iorque. Vendo diversos barcos, lanchas e iates de banqueiros, ele se questiona onde estariam os clientes.

Obviamente, a ironia está no fato de que os clientes não tinham condições financeiras de comprar barcos. Enquanto isso, os donos de conselhos de administração de investimentos ganhavam muito dinheiro apenas dando dicas de investimentos.

 

10. “Comprar ou vender”, de Eduardo Matsura

Com um estilo mais técnico, essa obra ajuda a entender como funcionam as oportunidades de investimento. Basicamente, o livro ensina a compreender os gráficos e os movimentos de preços das ações.

A partir disso, o investidor de sucesso começa a ter embasamento técnico para tentar prever as movimentações de mercado. Assim, com base em indicadores como média móvel, índice de força relativa, divergências e osciladores, é possível tentar prever os movimentos futuros de ações.

À primeira vista, uma leitura mais técnica pode parecer complicada. No entanto, para entender as movimentações do mercado financeiro, o conhecimento adquirido apenas “na prática” ou pela intuição cognitiva pode ser limitado.

Assim, tendo um mínimo de noção sobre o funcionamento das ações e dos indicadores relacionados, você conseguirá se tornar um investidor de sucesso!

 

11. “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker

T. Harv Eker é um milionário que tentou e fracassou muitas vezes antes de se tornar um investidor de sucesso. Para isso, ele estudou durante algum tempo como se comportavam as mentes dos milionários que admirava.

Então, desenvolvido em 17 diferentes tópicos, “Os segredos da mente milionária” faz uma explanação de como as pessoas de mentalidade rica se comportam. Segundo o autor, diferentemente das pessoas de mentalidade pobre e de classe média, os ricos têm pensamentos positivos em relação ao dinheiro.

E esse é um passo extremamente importante: a relação com o dinheiro não deve ser de dependência ou necessidade. Pelo contrário: quem encara os investimentos com a mente tranquila e livre de preocupações tem mais chance de vê-los dar frutos.

 

12. “Investimentos inteligentes”, de Gustavo Cerbasi

Do administrador e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, “Investimentos inteligentes” é considerado um dos melhores livros nacionais sobre o tema.

Com uma linguagem clara e objetiva, o autor consegue ser didático e explorar os diversos tipos de investimentos, ajudando quem é leigo a se inteirar sobre o assunto.

Além disso, a obra consegue ter uma utilidade prática para todo investidor que se depara com a vasta gama de investimentos disponíveis no mercado financeiro, sem se tornar uma espécie de enciclopédia monótona sobre o assunto. Com certeza, vale a pena a leitura!

 

13. “O Choque de Culturas”, de John Bogle

John Bogle é o fundador do Vanguard Group, que administra mais de 3 milhões de dólares em ações. Nesse livro, ele aborda temas como a imprevisibilidade do mercado e a necessidade de o investidor de sucesso usar o tempo a seu favor.

Bogle ainda ensina que os investimentos a longo prazo estão ganhando a preferência dos investidores em relação aos de curto prazo. E ainda dá uma dica valiosa: nunca deixe que o impulso de comprar ou vender uma ação interfira nas suas decisões!

Só por isso, a leitura certamente vale a pena — e, de novo, é a chance de ler conselhos de alguém que está em constante interação com o mercado de ações.

 

14. “Filosofias de investimento”, de Aswath Damodaran

Por fim, combinando uma análise filosófica com estratégias práticas de investimento, “Filosofias de investimento”, é um livro muito útil para quem está moldando suas estratégias para se tornar um investidor de sucesso.

Sem ser monótona, a obra passeia por várias estratégias. E a quantidade de dados e informações apresentadas por Aswath é enorme, então, lembre-se de ter um bloquinho, um celular ou caderno por perto.

Pode ser interessante fazer anotações e praticar os conceitos abordados. Sem dúvida, encarar a complexidade dos mercados de ações será uma tarefa muito mais fácil depois da leitura desse livro!

Enfim, se transformar em um investidor de sucesso é possível. E não se trata de sorte, como muitos pensam e divulgam equivocadamente. Um pouco de conhecimento de mercado já vai ajudar você a chegar longe!

 

E aí, gostou do post? Então, que tal começar agora mesmo a ler um desses títulos para ser um investidor de sucesso? E aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de muitas outras dicas e novidades!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Filmes e Livros

Relacionados