Impactos do INSS na Previdência Privada

Se prepare! Entre 2016 e 2022, várias mudanças ligadas à concessão de benefícios de aposentadoria para os trabalhadores brasileiros vão acontecer. As regras para aqueles que querem se aposentar...
Impactos do INSS na Previdência Privada

Se prepare! Entre 2016 e 2022, várias mudanças ligadas à concessão de benefícios de aposentadoria para os trabalhadores brasileiros vão acontecer. As regras para aqueles que querem se aposentar por tempo de contribuição passaram a ser baseadas em pontos.

Mas o que isso significa? Com estas alterações, é provável que trabalhadores recebam menos dinheiro ao se aposentar. Por esse motivo, a alternativa é investir em previdência privada para que o nível de vida se mantenha o mesmo ao se retirar do mercado de trabalho.

Assim, preparamos esse post para te ajudar a entender um pouco melhor como estas regras podem alterar seu planejamento de aposentadoria. Afinal, calcular sua previdência privada não é uma tarefa fácil.

Novas regras do INSS na prática

A partir de 2022, mulheres terão que atingir 90 pontos e os homens 100 para não serem afetados pelo fator previdenciário. Mas o que isso quer dizer? O total de pontos é o resultado da soma da idade com os anos de contribuição.

Por exemplo, um homem com 60 anos de idade, mas que trabalha desde os 20, terá contribuído por 40 anos. No caso dele, 60 mais 40 somam 100 e ele poderá se aposentar sem o impacto negativo do fator previdenciário. No caso de uma mulher com a mesma idade, o valor é outro. Para não sentir a pancada do fator, ela precisará ter contribuído por, no mínimo, 30 anos.

Importante: não confundam as coisas! Não são 90 e 100 anos e, sim, pontos. Muitos acham que só se aposentarão com 100 anos, mas a regra não é essa. Fiquem calmos!

Aposentadoria por idade no INSS

Se você escolher se aposentar por idade, saiba que, antes dos 65 anos para homens e antes dos 60 para mulheres, é impossível. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos e o valor é de 70% dos seus salários médios acrescidos de 1% por ano de contribuição.

Em uma conta simples, se você começou a trabalhar com 35 anos, aos 65, você terá 100% dos salários médios, mas nada além disso. Nesse caso, a regra dos pontos pode ser mais vantajosa, por causa do fator previdenciário que não incide nas aposentadorias por idade.

A regra continua sendo a mesma: independentemente da forma com que você pretende obter sua aposentadoria do INSS, se é por idade ou por tempo de contribuição, o ideal é que você faça sua previdência paralela e acumule valores para suportar o desfalque de renda que terá quando parar de trabalhar.

Impactos na previdência privada

A primeira coisa que você deve ter pensado foi: vou ter que trabalhar até morrer! Se você pensou isso, não é bem assim. Você terá, sim, que se programar desde muito cedo, isso é bem verdade, mas nada que seja impossível de fazer.

Previdência privada é uma forma para que você mantenha uma boa qualidade de vida depois que parar de trabalhar. Os depósitos feitos por você durante sua vida ajudam sua aposentadoria da previdência social para que você não se preocupe com dinheiro após se retirar do mercado de trabalho.

Se ainda não te convenci dos pontos positivos, se lembre: toda notícia ruim tem seu lado positivo. Trabalhar por mais tempo significa ser economicamente ativo por um maior período, o que pode simbolizar mais tempo para contribuir com a previdência privada. Foque no longo prazo e seus planos futuros não serão prejudicados por um orçamento apertado.

Calcular sua previdência privada não é uma tarefa fácil e ela depende da forma da sua aposentadoria oficial. Se você começou a trabalhar muito cedo, a melhor alternativa, talvez, seja utilizar o tempo de contribuição. Para quem começou mais tarde, no entanto, o esquema é se aposentar por idade para conseguir 100% dos salários médios.

Depois disso tudo, tenha uma coisa muito viva na sua cabeça: não dependa apenas da previdência social. Busque deixá-la mais gordinha com a previdência privada que você não irá se arrepender.

E agora, não sabe exatamente como fazer o cálculo dos pontos? Mande suas dúvidas aqui nos comentários que nós te ajudamos!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Previdência Privada

Relacionados