5 razões para investir em previdência privada

Você sabia que os planos de previdência privada ou complementar como também são conhecidos são uma excelente opção para todos, inclusive para aqueles que já estão registrados e contribuindo...
Pink piggy bank with glasses standing on books next to a blackboard with retirement savings message.  Sharp focus on the piggy bank with blackboard slightly blurred.
Pink piggy bank with glasses standing on books next to a blackboard with retirement savings message. Sharp focus on the piggy bank with blackboard slightly blurred.

Você sabia que os planos de previdência privada ou complementar como também são conhecidos são uma excelente opção para todos, inclusive para aqueles que já estão registrados e contribuindo para o INSS? Hoje eu vou te dar 5 razões para investir em previdência privada e você vai ver que esta opção deve fazer parte de sua programação financeira e pode te garantir tranquilidade quando você se aposentar — além, é claro, da manutenção do seu padrão de vida. Vamos lá?

Complemento de sua aposentadoria
Como você já sabe, o aumento da perspectiva de vida e as constantes mudanças no sistema de previdência brasileiro têm diminuído o poder de compra dos aposentados. Mas como você pode garantir uma aposentadoria tranquila adquirindo um plano de previdência complementar?

Independentemente da modalidade escolhida, todo o dinheiro acumulado nesta modalidade durante os anos trabalhados completará aos valores que você receberá do INSS e, assim, proporcionará mais conforto e estabilidade em sua vida. Imagine só ser o primo rico da família?

Diversificação de investimentos
A aposentadoria privada também permite uma diversificação nos seus investimentos. É muito comum que, ao pensar em aposentadoria, muitos prefiram imóveis ou outro tipo de aplicação, mas a aposentadoria complementar é uma das formas mais seguras e menos complicadas de se guardar dinheiro para o futuro.

Uma dica é começar com parcelas que não comprometam uma grande parcela de seu salário, mas que possam te dar aquela mãozinha na hora de adquirir o hábito de poupar e pensar no futuro.

Benefício Fiscal
Caso você opte pela declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e optar pelo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), este poderá abater até 12% de sua base tributável.

Nesse caso, é necessário programar os resgates já que no momento do resgate, todo o valor será tributado e a programação é fundamental para o pagamento de impostos ser o menor possível. Fica aqui a minha dica: é importante que você busque um profissional gabaritado para fornecer auxílio nessa hora!

Portabilidade
Outra grande vantagem de um plano de previdência privada é a portabilidade. Assim, caso você tenha um bom relacionamento com um banco e ele te ofereça melhores taxas, você poderá migrar os seus investimentos em previdência sem burocracia. Aqui, vale a pena pesquisar e perguntar sobre a taxa de administração e taxas de carregamento que seu banco oferece e compará-las com as de outras instituições.

Planejamento sucessório
Além de garantir o seu futuro, os investimentos feitos em previdência complementar poderão ser utilizados na sucessão familiar de forma fácil e sem pagamento de impostos, simplificando o procedimento de espólio.

A indicação do beneficiário em caso de morte do titular é livre e poderá ser feita de acordo com os percentuais definidos pelo contribuinte. Sendo que, em caso de necessidade de pagamento ou resgate por falecimento do titular, o processo é rápido e sem burocracia, ou seja, você escolhe quem quer beneficiar e garante que será um processo fácil e ágil.

As razões para investir em previdência privada são muitas — desde uma diversificação de investimentos, que pode ser interessante para proteger seu dinheiro aplicado, ou até mesmo permite que você pense no futuro de sua família caso algo aconteça com você. Não faltam motivos para investir, não acha?

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Deixe seu comentário que o primo rico aqui te responde!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Previdência Privada

Relacionados