INSS: entenda o que é

Sempre vejo a moçada preocupada com aposentadoria, Previdência Social, INSS e esse monte de coisas que a gente tem que pensar para o futuro. Sei que é bem mais...
INSS entenda o que é

Sempre vejo a moçada preocupada com aposentadoria, Previdência Social, INSS e esse monte de coisas que a gente tem que pensar para o futuro. Sei que é bem mais legal pensar na cerveja de domingo ou no jogo do nosso time de futebol favorito, mas o fato é que não tem jeito: um dia todos nós vamos chegar lá.

E o pior disso tudo é que mesmo entre os que trabalham firme e pagam os impostos direitinho, muitos sequer sabem o que são e para que servem. Vários dos dispositivos que o governo possui para resguardar nossos dias de descanso.  E é por isso que escrevi o post de hoje: nele vou explicar tudo sobre o INSS e a importância dele para nós. Confira:

O que raios é esse INSS?

Todo mundo já ouviu falar dessa sigla, não é verdade? Mas poucos sabem o que ela é de verdade. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dispositivo criado pelo governo em 1990 com a função de receber o valor referente ao regime de Previdência Social para o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios.

Na verdade, o INSS funciona como uma “caixa” da previdência social que serve para receber as contribuições obrigatórias do trabalhador brasileiro que possui carteira de trabalho registrada e também as contribuições voluntárias de quem não tem, como donas de casa, empregadas domésticas, autônomos, segurados especiais ou facultativos, entre outros.

Uma parte do montante do INSS é pago pelas empresas (normalmente a contribuição é deduzida direto dos salários do trabalhador) e o total arrecadado funciona como um seguro que vai garantir condições de subsistência ao contribuinte que ficar impossibilitado de exercer suas funções ou simplesmente quiser se aposentar por tempo de trabalho ou idade.

E quem tem direito?

O INSS não é uma mamata: nem todo mundo que tem direito aos seus benefícios. Ele é destinado à pessoa que contribui, isso se ele precisar para de trabalhar por algum motivo ou então quando após atingir determinada idade ou tempo de contribuição. Também não dá para ficar muito feliz: o valor dos vencimentos costuma ser bem menor do que o que as pessoas recebiam em seus tempos de ativa. Pense comigo: nós não costumamos ver muitos aposentados passeando num carrão ou andando de jet-ski, certo?

Para quem quer se aposentar por tempo de contribuição, é necessário pagar o INSS por 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Vale lembrar que na conta do salário dos aposentados nessa modalidade ainda entra o fator previdenciário: um dispositivo que o governo criou para evitar que as pessoas se retirem muito jovens do mercado de trabalho.

Para quem deseja solicitar a aposentadoria por idade, os parâmetros são outros. Existe uma divisão entre áreas urbanas e rurais. Os primeiros precisam ter 65 anos de idade e 15 de contribuição para homens e 60 anos de idade e 15 de contribuição para mulheres. Já os segundos necessitam de 60 anos de idade para homens e 55 para mulheres, também com o mínimo de 15 anos contribuindo para o INSS.

Há ainda a aposentadoria por invalidez, onde a pessoa passa a ser incapaz de exercer sua profissão por acidente ou doença. Para solicitá-la existe um trâmite burocrático um pouco maior, onde o indivíduo precisa se submeter à avaliação de um perito, que inicialmente encaminha o pedido de auxilio doença e depois passa por outras análises antes de deferir o benefício definitivo.

Portanto a contribuição para o INSS acaba resultando em grandes benefícios que suprem as necessidades do trabalhador — fique tranquilo, esse dinheiro não está sendo jogado fora. Se chegar o momento no qual você não quer — ou não pode — mais trabalhar, é ele que vai garantir o feijão com arroz na mesa.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos do blog diretamente em seu email!

 

Link imagem: http://goo.gl/WNlLIh

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
AposentadoriaPrevidência Social

Relacionados