Como posso me aposentar com o teto máximo?

Há alguns dias, um parente próximo me procurou e fez a seguinte pergunta: primo rico, como posso me aposentar como teto máximo? Adorei a pergunta, e sei que muitos...
Portrait of happy senior woman with piggybank lying on sofa

Há alguns dias, um parente próximo me procurou e fez a seguinte pergunta: primo rico, como posso me aposentar como teto máximo? Adorei a pergunta, e sei que muitos de vocês têm essa mesma dúvida. No Brasil, a aposentadoria pode ser feita de maneira diferentes, por idade, tempo de contribuição, além do tal fator previdenciário. Como eu sei que isso costuma dar um nó na cabeça das pessoas, preparei esse texto para responder a essa dúvida comum sobre o teto máximo da aposentadoria. Lá vai a minha explicação:

Fique atento à sua média salarial

O ano de 2016 trará boas novidades em relação ao valor do teto máximo. Lembro que li esses dias umamatéria que fala sobre o aumento de R$ 4.663,75 para R$ 5.147,38. Mas, para ganhar esse valor, é necessário estar atento à sua média salarial. Caso o amigo aí não saiba, a média da aposentadoria é calculada com base nos salários recebidos nos últimos 20 anos, deixando de lado os 20% os menores

Antes de você perguntar qual a média salarial do contribuinte que busca o texto máximo, vou me adiantar e responder: estimativas mostram que é de RS 3.800,00.

Como posso me aposentar como teto máximo se, atualmente, não ganho a média salarial exigida?

Creio que muitos se apavoraram com a informação citada acima, podem estar reclamando agora que isso é para poucos e que você não ganha e nem tem estimativa de ganhar isso. O que eu digo em relação a isso?  Digo que você está equivocado! Afinal, lembre-se que o primo rico sempre traz soluções para os seus problemas, por maiores que sejam. Nesse caso, acho que seria diferente?

Se você não ganha esse valor atualmente e não tem perspectiva de aumentar seu salário, é simples: encontre novas formas de ganhar dinheiro. Hoje em dia, com a internet, é muito fácil encontrar atividades para atuar como freelancer. Fora que existem também formas presenciais de ganhar dinheiro como lecionar e trabalhar em algum evento, por exemplo.

Pegue o seu velho e bom travesseiro, deite-se e reflita sobre quais são as suas habilidades que podem-lhe render uma grana extra todos os meses. Após isso, comece já essas a atividades e, caso necessário procure um contador para te ajudar na declaração desses valores.

Trabalhe a sua educação financeira

Mencionei acima uma situação bem interessante, né? Qualquer forma de ganhar dinheiro é sempre excelente. Porém, nem tudo são flores e precisamos ter uma educação financeira para não sair gastando loucamente essa grana extra que entra todo mês. Por que digo isso? Simples, todos temos sonhos de consumo e a tentação de ver o dinheiro entrando é sempre grande. Mas lembre-se, do que adianta gastar em coisas inúteis agora e deixar seu futuro na corda bamba. Pois é, esse é um sacrifício totalmente válido e te livrará de uma grande dor de cabeça.

Por meio dessas três dicas simples, agora você não se fará mais a velha pergunta “como posso me aposentar com o teto máximo?” Mas não vale só ficar na teoria, heim? Aplique isso em sua vida, conscientize seus familiares para ajudar nesse processo e seja um velhinho muito feliz e com muita grana no bolso!

Gostou das nossas dicas? Visite sempre o nosso site e não se esqueça de assinar a nossa newsletter.

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
AposentadoriaPrevidência Social

Relacionados