3 dicas para quem deseja se aposentar cedo

Como se aposentar mais cedo: quantas vezes já me fizeram essa pergunta. Mas sempre respondo-a com gosto, afinal, nem todos conhecem alguns dos segredos que vou contar no texto...
A happy senior couple sitting on the front of a sail boat on a calm blue sea

Como se aposentar mais cedo: quantas vezes já me fizeram essa pergunta. Mas sempre respondo-a com gosto, afinal, nem todos conhecem alguns dos segredos que vou contar no texto de hoje.

Ser o primo rico gera a curiosidade das pessoas, mas e se eu te disser que todo mundo pode fazer o mesmo e se aposentar cedo e com tranquilidade? Dá uma olhada nas dicas que separei para vocês:

Pare de gastar onde não deve, valorize suas finanças

O papo aqui é sério. Pare um pouco e pense quantas vezes você gastou em coisas desnecessárias ao longo da sua vida. Daria uma bela quantia, não é mesmo?  Tudo bem que não dá para recuperar o tempo e o dinheiro perdidos, mas se você parar agora, ao menos não perderá mais dinheiro.

Você já deve ter ouvido antes essa história de educação financeira e, exatamente por isso, não vou entrar em termos técnicos. Peço apenas que você reflita e aja de forma mais prudente em relação ao seu dinheiro. Mesmo que seja óbvio, quanto mais economia fizer, maior será o montante para investir e conseguir aquela aposentadoria bacana e sem demorar uma eternidade.

Você não vai ser bobo de perder essa chance de ser o primo rico da família, né? Então dá uma olhada aqui e veja mais dicas sobre como conseguir isso.

Deixe a preguiça de lado e pesquise sobre investimentos

Quero te mostrar que conseguir se aposentar cedo não é uma façanha, mas também não significa que você pode deixar seus pés na cama enquanto espera tudo cair do céu. É preciso deixar aquela preguicinha de lado e pesquisar sobre investimentos. Como quero que você seja bem-sucedido, listei duas das formas mais interessantes de se investir:

O tal do Tesouro Direto

Você provavelmente já ouviu falar dele, mas será que você sabe exatamente do que se trata? O governo precisa de dinheiro para bancar os gastos que tem, por isso você pode ajudá-lo por meio da compra de títulos públicos e lucrar com os juros, tendo assim uma excelente oportunidade de juntar dinheiro. Interessante? Sim, muito. Englobando diversas categorias, é um dos investimentos mais populares e seguros que existem. Se você tem medo de investir, fique tranquilo: além da rentabilidade mínima, é um investimento com baixo risco.

A famosa Previdência Privada

Sim, que ela é famosa todo mundo sabe, mas alguém aí levanta o dedo para explicar como ela funciona? Esse é um investimento que visa acumular o seu dinheiro e gerar uma boa renda mensal no futuro (no caso, a sua tão sonhada aposentadoria antes do tempo!). Ela é dividida em dois planos: Previdência Aberta (oferecido por instituições financeiras) e Previdência Fechada (para os profissionais ligados à iniciativa privada).

Faça as contas

Para finalizar, vou te dar duas dicas de ouro. A primeira é que para você saber quanto precisa de dinheiro para se aposentar mais cedo: basta calcular quantos anos quer viver após aposentadoria. O tempo para poupar dinheiro será exatamente esse.

A segunda é que você pode ser aposentar mais cedo com pelo menos 70% da sua renda média de quando trabalhava, pois seus filhos já estarão criados, aqueles cursos caros que eles escolheram na faculdade já estarão pagos e por aí vai.

E você? Ficou empolgado para se aposentar mais cedo? Deixe seus comentários!

Deixe aqui o seu comentário

comentários

Categories
Aposentadoria

Relacionados